Acrílico: o que é e quais as características? Entenda!

O metacrilato de metila, ou como popularmente ficou conhecido: acrílico, é um polímero transparente muito resistente, leve e de alto valor em processos decorativos e até mesmo médicos, afinal, alguns de seus filamentos são utilizados em processamento de antibióticos, na construção de lentes de contato e até em hidrogéis.

Já com o desenvolvimento do mercado de Arte & Décor, o acrílico passou a ganhar grande destaque devido a suas propriedades singulares que acabam por fazer do material um componente versátil, posto que pode ser usado em várias aplicações.

Domos, organizadores de maquiagem, cúpulas, lustres e aquários são alguns artigos que podem ser feitos de acrílicos, ganhando personalidade, estilo e, sobretudo, resistência.

No post de hoje, separamos algumas curiosidades sobre o material para que você entenda as características e os grandes benefícios do acrílico nos artigos de decoração e iluminação. Vem com a gente!

O material ganhou popularidade na 2ª Guerra Mundial

Após longas pesquisas, o acrílico foi desenvolvido em 1928, mas passou a ser comercializado somente em 1933 como uma grande revolução no mercado.

Parte de mapa mundial fotografado de perto

O comércio do acrílico ganhou maior expressividade com a empresa Rohm and Haas, após a entrada dos Estados Unidos na 2ª Guerra Mundial, quando o governo americano começou a comprar o material revolucionário para modelar as copas de seus aviões e jatos.

Assim, a Rohm and Haas se tornou uma das maiores produtoras de acrílico do mundo, conseguindo uma renda de 8,9 bilhões de dólares anual. Foi aí que o acrílico se popularizou globalmente equanto material de alta durabilidade e, sobretudo, maleabilidade.

Tende a ser mais resistente do que vidros

O acrílico é considerado um termoplástico transparente de alta resistência. Sendo um polímero, o acrílico tem menor rigidez e maior elasticidade e flexibilidade, e a sua tração tende a diminuir conforme o acréscimo de temperatura.

Vidro quebrado

A depender da aplicação do acrílico, o material tem que ser feito em chapas grossas, podendo chegar ao dobro de espessura dos perfis de vidro, para que, assim, tornem-se mais enrijecidos.

Mas, diferente dos vidros que acabam estilhaçando em pedaços de alta propensão de corte em caso de quebra, o acrílico resiste melhor a impactos. Quando sofre um impacto, sinaliza a quebra a partir de rachaduras antes de se estilhaçar em grandes pedaços. A alta resistência do material ainda faz dele muito maleável e passível de entalhe.

Disponível em uma diversidade de cores

Além de ser encontrado em várias espessuras, o acrílico também pode ser encontrado em diferentes matizes de cores. No mercado, temos mais de 4 mil possibilidades de cores, além da famosa chapa translúcida.

Papéis um em cima do outro em diversas cores

Nesse sentido, o acrílico oferece grandes possibilidades de decoração, visto ser encontrado em várias texturas e até em múltiplos níveis de transparência.

Fácil de moldar

Por ser termoplástico e, portanto, sensível ao calor, o acrílico é extremamente maleável e de fácil modelagem. Nesse sentido, expressa uma grande sensibilidade a cortes, perfurações e colagens.

Por isso, é muito fácil ver hoje no mercado o acrílico em diversos artigos, inclusive, em lustres, afinal, os diferentes modelos e designs de cúpulas são facilmente alcançados com a manipulação do acrílico e a personalização também se faz de fácil execução.

Ótimo transmissor de luz

Outra característica importante do acrílico diz respeito à sua alta translucidez. Sabe-se que, ao compará-lo com o vidro, o acrílico é mais efetivo na transmissão de luz, visto ser capaz de transmitir cerca de 92% de luz.

Aliás, apresenta alta resistência aos raios UV, sendo ótimo para a uso em projetos luminotécnicos que visam utilizar a luz natural como luz primária, como os domus, túneis de luz e clarabóias.

Pode ser reciclado

O acrílico é sustentável, podendo ser reciclado. Essa característica faz dele um material extremamente requerido em projetos de construção civil, visto o seu baixo impacto ambiental.

Por ser 100% reciclável, pode ser utilizado em uma infinidade de artigos, podendo, inclusive, ser aproveitado para a confecção de novas chapas. Sabe-se que a Sheet Cril recicla cerca de 80 toneladas de acrílico por mês, reutilizadas na produção de 50 toneladas de chapas acrílicas.

Possui ótimo custo benefício

Como vimos, os perfis de acrílico são bem maleáveis e, com eles, diversos produtos podem ser feitos. Além da ótima plasticidade, é fácil de reciclar quando comparado aos termofixos. Tão certo, que para a sua reciclagem é preciso apenas aquecê-lo e remodelá-lo seja para fazer um outro artigo ou novas placas acrílicas.

O fácil manuseio e o alto poder de reciclagem fazem do acrílico um material de ótimo custo-benefício, o que faz muitos consumidores pensarem duas vezes quando precisam escolhê-lo entre o vidro e os demais polímeros.

Prontinho! Agora você já está por dentro das maiores curiosidades sobre o acrílico? Já sabia de alguma delas? Conta pra gente aí nos comentários!

E se quer ficar por dentro de dicas sobre o uso do acrílico em decorações e projetos arquitetônicos, não deixe de acompanhar as publicações semanais aqui no blog.

Deixe um comentário