Cantinho da leitura infantil: 7 dicas para ter um em casa

Fazer com que as crianças criem o hábito da leitura pode ser uma tarefa difícil. Mas existem formas de tornar a prática mais atrativa e divertida, sendo a principal criar um cantinho da leitura na sua própria casa. O espaço deve ser confortável, acolhedor e lúdico.

Para te ajudar a montar um ambiente perfeito, compartilhamos o passo a passo com dicas fáceis para colocar em ação. Por isso, se deseja incentivar os seus filhos, sobrinhos ou outras crianças a lerem mais, basta continuar a leitura!

1. Escolha o lugar do cantinho da leitura infantil

O primeiro passo para criar um cantinho da leitura em casa é escolher um lugar para montá-lo. Uma das principais vantagens é que ele pode ser criado em diferentes espaços, não importa o tamanho. Nossa única recomendação é que o ambiente seja calmo, sem muitos barulhos ou circulação de pessoas.

Por exemplo, você pode montar o cantinho da leitura infantil no quarto das crianças, embaixo das escadas, na sala, quarto de brinquedos, corredor que dá acesso aos quartos… São inúmeras as possibilidades!

imagem de um quarto com guarda roupa e um urso de pelúcia em cima

2. Decida onde as crianças vão sentar

Após escolher o lugar do cantinho da leitura, chegou o momento de decidir onde as crianças vão sentar. O objetivo é investir em alternativas confortáveis, afinal, o foco é deixar os pequenos à vontade durante a contação de histórias.

Dentre as opções disponíveis, temos: almofadas, poltronas, futons, tapetes com pelos, colchão e colchonete. Em todas as ideias, você pode incluir almofadas para dar mais acolhimento ao espaço. Por serem peças versáteis, elas poderão ser usadas em outros cômodos depois da leitura, como o próprio quarto das crianças.

imagem de quarto com prateleira para livros e almofadas no chão em cima de um tapete

3. Determine o espaço para colocar os livros

Saber onde os livros vão ficar também é uma parte importante no processo de criar um cantinho da leitura infantil. Como estamos falando em opções práticas e que não ocupam muito espaço, os organizadores de acrílico são a melhor escolha.

Esse tipo de produto está disponível em diferentes tamanhos e detalhes. Existem organizadores em acrílico com gavetas, divisórias e até mesmo rodinhas para facilitar a locomoção. Se preferir, ainda é possível encapar as peças com adesivos infantis, deixando tudo ainda mais personalizado.

Para quem deseja um cantinho infantil maior ou mais elaborado, as estantes, prateleiras vazadas ou até mesmo armários serão um excelente investimento.

imagem de um quarto com

4. Invista em iluminação

Como em outros ambientes, a iluminação é parte importante do espaço para ler. Como a intenção é montar um cantinho da leitura infantil relaxante, as luzes amarelas são perfeitas para proporcionar uma sensação de aconchego.

Para quem optou por criar o cantinho em um local sem luz, os abajures vão resolver o problema com maestria. Ah, a iluminação natural também é sempre uma boa ideia. Por isso, também pode ser uma alternativa escolher um lugar com maior incidência do sol.

imagem de um quarto com abajur grande e boa iluminação

Se assim como nós você também ama as peças em acrílico, vale à pena conferir dicas de iluminação em acrílico para conhecer e se inspirar.

5. Selecione os livros

A parte mais importante do cantinho da leitura são os livros e a escolha dos títulos merece uma atenção especial. No momento da compra, é importante considerar a idade das crianças e os gostos que elas possuem.

Para as crianças até 3 anos, os livros lúdicos e interativos são ideais. Por exemplo, os pais podem ler a história dos três porquinhos e criar um teatrinho durante a contação de história.

A partir dos 4 anos, os pequenos podem participar do processo de seleção. Dessa forma, a diversão será garantida e eles terão ainda mais interesse.

Na lista de livros infantis que amamos, estão:

  • O Pequeno Príncipe;
  • Joana o pé de feijão;
  • O menino maluquinho;
  • A menina e o camaleão;
  • Reinações de Narizinho;
  • Bisa Bia, Bisa Bel;
  • Marcelo, Marmelo, Martelo.

Dicas de como organizar livros no seu ambiente

6. Faça a decoração do cantinho da leitura infantil

Estamos falando de um cantinho da leitura infantil, ou seja, a aparência é importante e será responsável por tornar tudo mais atrativo. Na decoração, invista em adesivos colados na parede, bichos de pelúcia e outros objetos lúdicos.

Posicionada atrás de quem contará as histórias, você pode criar duas cortinas para remeter a um verdadeiro espetáculo. Aqui, a nossa principal dica é incluir personagens e outros itens que as crianças gostem.

imagem de um quarto com abajur grande e boa iluminação

Para quem fará o cantinho da leitura no quarto dos pequenos, o post ‘Decoração de quarto infantil: 5 ideias de inspiração‘ pode ser usado como inspiração.

7. Inclua objetos aconchegantes

Finalizaremos o cantinho da leitura incluindo objetos aconchegantes em todo o espaço. Mas como fazer isso? Basta acrescentar mantas fofinhas, almofadas e um suporte com plantinhas.

Você também se interessar por: Ideias fáceis para organizar brinquedos

Aprenda formas de incentivar a leitura infantil

A dúvida de muitos pais é como tornar a leitura um hábito gostoso para as crianças, tirando de cena a ideia de ser algo obrigatório e chato. Para te ajudar, preparamos algumas dicas. Confira:

  • Demonstre para a criança que você também gosta de ler — exemplo é tudo!;
  • Invista em livros do interesse da criança (compartilhamos algumas opções neste conteúdo);
  • Insira o hábito gradualmente na rotina do(a) pequeno(a);
  • Mostre interesse e faça a criança contar sobre os livros que leu;
  • Crie um cantinho da leitura;
  • Leia para a criança.

Ao colocar essas dicas em prática, os pequenos poderão criar gosto pelos livros e amar ainda mais o cantinho da leitura. Ah, e se lembrar de algum livro que não citamos, você pode compartilhá-lo nos comentários.

Até o próximo post!

Deixe um comentário