Como limpar acrílico? Aprenda a conservar sua peça!

Peças em acrílico são uma tendência em diversas áreas do mercado. Seja em ambientes comerciais, em empresas, escritórios ou estabelecimentos de moda e beleza, é cada vez mais comum encontrar objetos desses materiais.

Porém, para que o acrílico não fique amarelado e também para evitar manchas, arranhões e pequenas rachaduras que costumam aparecer ao longo do tempo, é preciso tomar algumas precauções.

Até porque, o acrílico é um material que possui um brilho característico. Manter essa característica pode ser um desafio para quem não entende muito sobre esse assunto. Pensando nisso, a Centauri Acrílicos separou algumas dicas simples para te ajudar a conservar suas peças!

Limpar peças em acrílico: dicas práticas!

ilustração de esponja e balde de espuma para limpar

Limpar uma peça acrílica é um processo muito simples. Normalmente, um espanador de pó é suficiente para retirar toda a poeira que cobre o material. Também é possível utilizar um pano umedecido ou até lavar a peça com sabão neutro.

Vale a pena lembrar que é preciso evitar o uso de produtos abrasivos, como o álcool ou tíner. Esses produtos danificam o produto. Além disso, utilizar esponjas de aço ou muito ásperas, podem riscar o acrílico.

Como restaurar acrílicos riscados superficialmente?

placa de acrílico suja

Caso algum tipo de acidente tenha deixado sua peça acrílico com riscos superficiais, limpá-lo pode ser uma tarefa mais simples do que você imagina. Água e sabão podem restaurar o brilho da sua peça, basta aplicar o material de forma manual.

Faça isso com suavidade, em movimentos circulares. Lembre-se que esfregar com força ou por diversas vezes repetidamente não irá causar o efeito desejado, muito pelo contrário. Tende a piorar a situação.

Sujeiras como graxas, substâncias oleosas ou manchas passam pelo mesmo processo. Também existem alguns tipos de polidores no mercado que podem ajudar a restaurar o aspecto novinho em folha do seu acrílico.

Riscos mais profundos: como limpar?

placa de acrílico trincada

Em casos de problemas de riscos profundos, é bem provável que a limpeza não possa ser realizada de forma caseira. Nesse caso, para restaurar a peça, provavelmente você irá precisar contratar uma empresa especializada.

Mas, vale a pena a tentativa! Para isso, lixe o local danificado com uma lixa de número 180, uma lixa fina. Lembre-se de fazer esse processo com suavidade. Em seguida, é a hora de polir a área. Mais um momento que irá exigir certa experiência e prática.

Faça isso utilizando discos de pano acoplados a uma politriz. Para finalizar, o acabamento da peça precisa ser realizado com discos de tecido, acoplados à politriz. Vale a pena ressaltar que em todas essas fases uma massa para polimento deve ser acoplada ao disco para facilitar a restituição de brilho da peça.

Em muitas situações, vale a pena comprar uma peça nova. Devido à dificuldade e os valores da manutenção. Confira as opções da Centauri Acrílicos!

Soluções simples para limpeza de acrílico

acessórios para limpeza

Para realizar suas limpezas diárias lembre-se de sempre utilizar água fria ou morna, nunca água fervente ou muito quente. Além de danificar o brilho da sua peça, utilizar água quente também pode deixá-la amarelada.

Além disso, a higienização deve ser sempre realizada com detergente neutro. Nunca com outros tipos de produtos de limpeza, como alvejantes, desinfetantes ou água oxigenada.

Flanelas são sempre uma boa opção de limpeza de peças em acrílicos. Principalmente em versões bem macias e as anti estáticas. Elas são desenvolvidas justamente com essa função e podem ser encontradas em lojas especializadas.
De qualquer modo, da mesma forma como esponjas de aço não são uma boa opção, os panos muito seco ou que carregam poeira não devem ser utilizados.

O acrílico é reconhecido por sua resistência e durabilidade. Ele é realmente repleto de vantagens. Pode ser exposto à água, a ácidos diluídos, hidrocarbonetos alifáticos e ésteres simples.

Porém, para que você preserve a integridade de seu produto por mais tempo, ele não deve ser exposto a solventes orgânicos, aromáticos, cetonas e hidrocarbonetos clorados.

Além disso, também é importante não expor o material a vapores de solventes. Isso porque o acrílico é sensível a diversos agentes químicos. Por exemplo: removedores e álcool de cozinha.

Conheça a qualidade da Centauri!

Aqui na Centauri você encontra o que há de melhor em peças em acrílico. Conseguimos oferecer a você produtos de alto padrão, com facilidades que apenas usuários do material podem comprovar.

Além disso, temos alternativas para todas as áreas. Dos porta maquiagens à peças ideais para papelaria e escritórios, não há como negar a beleza que apenas esses objetos podem acrescentar ao ambiente.

Que tal conhecer nossa loja? Temos uma categoria voltada para te apresentar os melhores preços do mercado! Se trata da categoria Outlet! Se você busca por um produto estiloso, duradouro e que além de tudo ainda tenha um preço especial, está no lugar certo!

E aí, gostou do nosso post? Que tal acompanhar nosso blog? Estamos sempre trazendo conteúdos repletos de novidades e informações sobre produtos em acrílicos. Nos vemos no próximo texto.

Leave a Reply