Como montar seu home office: as 7 dicas principais

Grande parte das pessoas aprovam a ideia de trabalhar em casa, quando a necessidade bate à porta. De fato, talvez você pense que estar em casa significa ficar a vontade para pensar e se organizar da forma que achar melhor. Isso é verdade, desde que você saiba como montar um home office.

Como podemos perceber, a liberdade que estar em casa nos proporciona pode sim ser bastante benéfica para a produção no trabalho. Contudo, é esta mesma liberdade que pode acabar se tornando a vilã da história.

A razão para isso é que no home office a linha entre liberdade e relaxamento é bastante tênue. Para evitar a temida queda brusca na produtividade basta planejar com cuidado o seu home office.

Liberdade para produzir

liberdade para produzir

Nossa casa é o lugar onde mais nos sentimos à vontade, já que é um espaço onde tudo é adaptado ao nosso jeito de cuidar da tarefas diárias. Essa liberdade implica o poder sobre a organização de tudo ao nosso redor.

Aí está o grande segredo do home office, ou seja, usar o nosso poder sobre o ambiente ao nosso redor para organizar o espaço da maneira mais inteligente possível. A inteligência neste caso se traduz na capacidade de incentivar a concentração e o trabalho contínuo.

Naturalmente nós já organizamos a casa, e fazer isso implica um processo bastante subjetivo, já que cada pessoa mantém sua concentração de uma maneira própria. Porém, algumas orientações servem como dicas universais para todo mundo que precisa pensar o seu home office.

Pensando nisso, a nossa equipe preparou uma lista com dicas importantes e muito valiosas para te ajudar a garantir o espaço perfeito para trabalhar em  casa. Para  começar, vamos citar algumas observações básicas para enfrentar essa situação de maneira inteligente.

1. Tire Medidas

homem tirando medidas

Sabemos que muitas pessoas usam o home office como a desculpa que faltava para comprar um ou dois móveis para casa. Seja por necessidade ou por gosto, os novos móveis, além de obedecer aos critérios dos quais falaremos, precisam ter o espaço correto.

Por isso, mesmo que você não esteja fazendo grandes reformas, é muito apropriado tirar as medidas do espaço para garantir que tudo vai ficar bem posicionado e harmonizado. Conhecendo essas medidas, você pode até pensar melhor sobre qual móvel escolher.

2. Mantenha a funcionalidade

pessoa fazendo contas

Outra coisa que costuma acontecer no home office é que, como as pessoas passam mais tempo dentro de casa, acabamos prestando mais atenção na bagunça e nos objetos dos quais gostaríamos de nos livrar.

Neste  caso, para garantir que o trabalho tenha sua prioridade respeitada, sem que a gente se perca em faxinas ou reformas, vale a pena empregar organizadores práticos e de fácil acesso.

 Fazendo isso, conseguimos manter a casa com  uma aparência mais organizada e limpa, além de garantir que as coisas das quais mais precisamos estejam sempre à mão.  Tudo isso sem criar outras tarefas para encaixar no cronograma.

7 dicas para construir um home office de qualidade

mulher expressão pensativa

Fique de olho para providenciar um home office de qualidade, sem gastar grandes somas, nem diminuir a produtividade no trabalho.

1.  Privilegie sua saúde

pessoa vestida de agente de saúde

Nunca devemos esquecer de cuidar da saúde, independente do plano a ser executado. No caso do home office é importante pensar no “superaquecimento”, ou seja, depois de várias horas trabalhando o stress tende a atingir picos perigosos, o que traz a necessidade de uma pausa.

Não se trata apenas de ficar com a mente cansada, mas as própria produtividade é afetada pelos longos períodos de trabalho. Assim, ter um espaço planejado para que você possa fazer uma pausa é essencial.

Esse espaço não precisa ser muito elaborado: um sofá ou cama, em um cômodo com iluminação mais baixa com um travesseiro pode ser o ideal. Basta ser organizado e confortável. Se precisar, temos a coisa certa para te ajudar na parte da organização do quarto.

2. Iluminação do sol

mulher abrindo cortinas

Falando em iluminação, vale lembrar que a luz é um fator muito importante na regulação das funções do nosso corpo, inclusive ajudando a sabermos em qual hora do dia estamos. A diferença na iluminação natural contribui para termos mais controle sobre o andamento do dia.

Para completar, a luz do sol é uma aliada na produção de vitaminas importantes, o que é essencial durante períodos em que tendemos a ficar mais dentro de casa.

3. Mantenha a simplicidade

mesa de trabalho

Como dissemos, o que mais atrapalha as pessoas no home office é a dispersão da atenção.  Dentre os diversos motivos para essa dispersão está o tipo de móvel usado para compor sua estação de trabalho.

A tendência de um ambiente com móveis muito chamativos, com curvas e designs de revistas, por exemplo, é acabar dividindo a atenção que precisamos para realizar as tarefas do trabalho.

Por esta razão, é mais produtivo procurar por móveis que garantam um ambiente versátil, ainda que o estilo e charme e sejam um pouco afetados para este fim.

4. Arquive bem seus documentos

mesa de trabalho

Já sabemos que o trabalho, por si só, tende a nos deixar  com a cabeça cheia e mais sensíveis por causa stress. Nessas horas o que menos queremos é ter que ficar procurando por um documento importante em meio à bagunça.

O melhor mesmo é ter certeza de que tudo o que precisamos para desenvolver nosso trabalho esteja bem á mão. Para isso, usar um carrinho de escritório pode ser a solução final para manter o ambiente funcional.

Além disso, os organizadores para escritório mantém não apenas os documentos, mas também todos os acessórios que usamos no serviço ao nosso alcance. Usar nichos e estantes também é uma jogada inteligente para evitar esquentar a cabeça com problemas de arrumação.

5. Aposte na ergonomia

homem com dor nas costas

Estando em casa, a tentação de se esticar no sofá ou mesa de jantar para trabalhar pode ser irresistível, mas vale a pena pensar bem antes de ficar à vontade demais. Apesar de parecerem super confortáveis e inofensivos, essas posições podem causar sérios problemas.

É por isso que devemos prestar atenção à ergonomia, isto é, precisamos ficar atentos para a maneira como o nosso corpo se relaciona com os móveis ao nosso redor. Ficar sempre mudando de posição em uma cadeira, por exemplo, é um indicativo de que o móvel não está de acordo com a ergonomia.

Improvisar no home office, usando os móveis corriqueiros do dia a dia é perfeitamente possível, mas o improviso não pode passar por cima da produtividade. Assim, não insista em usar mesas e cadeiras que não tenham a cadeira adequada.

Se preciso, adquira novas peças que sejam capazes de fornecer o suporte que o nosso corpo exige para trabalhar do jeito certo, sem sofrer lesões ou machucados desnecessários!

6. Cuidado com a temperatura

homem enrolado no cobertor

Às vezes, na velocidade do serviço, queremos dedicar todo o tempo e esforço para dar conta das tarefa no trabalho. Ficamos tão focados que é possível ignorar até mesmo coisas que normalmente nos deixariam bastante incomodados.

Uma dessas coisas é a temperatura do ambiente. Em situações normais, não hesitamos em reparar quando está muito quente ou muito frio, mas aquele foco no trabalho pode nos deixar alheios a esse fato.

Contudo, independente do que pensamos, nosso corpo vai responder ao ambiente. Logo, é importante manter as condições ideais de temperatura usando desde ar condicionado, umidificadores e defletores.

7. Garanta uma boa conexão com a internet

mulher conectada na internet

Pode parecer algo óbvio, mas é comum deixarmos passar justamente os detalhes mais básicos, o que pode acabar gerando um problema complexo que exige mais uma porção do seu tempo para ser resolvido.

No caso da internet, o ponto central é que sua atividade online vai aumentar exponencialmente com o home office, o que se traduz na necessidade de ter um serviço que garanta velocidade na rede e confiança.

Em primeiro lugar, seu provedor de internet precisa dar a certeza de você conseguirá abrir diversas abas, aplicativos e programas ao mesmo tempo de maneira eficiente, sem congelamentos de tela nem crashes

Além disso, a sua conexão precisa ser segura, protegendo seus dados de vazamentos e ataques hacker. Certifique-se de que um bom programa antivírus esteja instalado no seu computador e que sua conexão dificulte o acesso de estranhos.

Fazendo uso das nossas dicas você certamente montará o espaço ideal para trabalhar dentro de casa, desfrutando da comodidade e familiaridade do ambiente íntimo, mas sem comprometer a produtividade

Lembre-se de deixar um comentário, dizendo como ficou o seu home office, coloque também dúvidas e sugestões de conteúdo para o nosso post! Adoraríamos te ouvir.

Leave a Reply