Como montar uma cafeteria bonita e organizada? Confira!

A maior parte das cafeterias modernas utilizam espaços pequenos, mas se engana quem pensa que nesses ambientes não existe decoração de qualidade. Diferente de organizar um guarda-roupa, projetar uma cafeteria exige um esforço muito maior, mas mesmo em um espaço menor, com algumas dicas tudo fica mais fácil!

Quanto mais você limita um espaço, mais ideias e possibilidades de decoração surgem, por isso o guarda-roupa foi usado como exemplo, ele é pequeno, mas você pode organizá-lo de infinitas formas, assim como uma cafeteria. Trouxemos algumas dicas incríveis para você montar sua cafeteria de forma organizada a fim de ter altos lucros com o que você ama fazer.

Plano de negócios de uma cafeteria

O plano de negócios é fundamental para quem deseja que a empresa cresça, uma vez que define cada passo que será dado, explicando os objetivos e o que será feito para alcançá-los. Documentando esse guia é muito mais fácil controlar o andamento do que irá acontecer.

Por isso o plano de negócios é peça chave para quem pensa em abrir uma cafeteria, pois assim, se alguma coisa sair dos trilhos, você terá alguma resolução para te guiar. Até porque, no plano de negócios, deve existir diversas estratégias caso algo dê errado, assim terá mais opções do que fazer em situações diferentes.

Definindo seu plano de negócios, com os produtos que você terá , o que seu negócio é e quem ele quer atingir, lucro esperado, locais, principais ideias… enfim, com o planejamento definido, será mais simples tirar os planos do papel.

Localização do seu negócio

A localização precisa ser bem pensada, ela vai decidir quem vai frequentar seu espaço, por isso também é necessário construir clientes e laços que te ajudarão depois que você inaugurar. Esse planejamento vai orientar os clientes na identificação de sua cafeteria.

Você pode optar por fazer análises amadoras ou contratar uma consultoria especializada. Um exemplo de técnica simples que pode ser feita de maneira controlada é contar quantas pessoas passam a cada hora na frente do espaço, de forma estratégica, depois disso você pode realizar um levantamento médio de possíveis clientes.

Com essas informações, formulários de pesquisas da região e uma análise mais profunda do local você saberá cada vez mais administrar suas demandas e conhecerá seu público como ninguém.

Organizando o espaço

Essa dica serve para espaços grandes e pequenos. Quando for planejar os móveis e itens defina corretamente cada espaço e como vai comportar as pessoas no ambiente. Essa preocupação faz com que muitas pessoas optem por locais mais compactos, que não dependem de tantas ornamentações e isso faz com que o minimalismo se adentre trazendo designs sofisticados e confortáveis.

Uma cafeteria compacta é uma oportunidade para poder usar da entrega rápida e o famoso “to go”, em que o cliente busca o produto e vai embora. Esse método permite que você economize com garçons, podendo criar uma boa operação com qualidade, com menos funcionários e atendendo uma maior quantidade de pessoas.

Iniciando as vendas a partir disso, você também pode optar por um espaço maior, que pode comportar vários clientes, porém esse estilo vai demandar mais planejamento, uma vez que seu gasto será mais expressivo. Mas é uma proposta muito válida que não deve ser descartada se você conseguir investir.

Identidade visual de uma cafeteria

Essa parte é a alma de seu negócio, pois construirá não só o que sua empresa é, mas também o que ela quer transmitir, tudo isso através de elementos visuais, cores, logo, vídeos, fotografias, materiais de apoio e tipografia!

De início, saiba que essa grande paixão pelo café te ajudou a chegar até aqui, por isso ele não pode ficar de fora, seja na identidade visual ou nos produtos, tudo isso precisa estar alinhado. Depois de definir sua logo, as cores de sua marca e a tipologia, ou seja, a identidade visual, está na hora de colocá-la em prática em outros elementos também.

Use as cores de sua marca para realizar as pinturas e comprar materiais condizentes com ela, escolha os tons pastéis e mais neutros que remetem a café, isso estimula ainda mais no consumo. Todos esses cuidados tornarão o ambiente mais confortável e harmônico, deixando uma essência única que só tende a fazer seu negócio crescer, afinal, muitas pessoas “comem com os olhos”, ou seja, precisa de um estímulo visual para se encantar com um ambiente.

Móveis e decoração de uma cafeteria

Os móveis não precisam ser super caros, o básico necessário são as prateleiras, balcões, bancos e mesas, além dos equipamentos para o preparo dos seus produtos. Tendo esses elementos básicos, o que falta é a decoração, que precisa seguir a identidade visual.

Não só as cores e elementos visuais deixam a decoração única, mas artefatos como prateleiras ou organizadores de acrílico são ótimos para guardar cápsulas de café e também outros produtos fundamentais para sua evolução e da empresa. Quanto mais oportunidades e possibilidades diferentes você oferecer ao seu cliente, maiores as chances dele voltar ao seu espaço.

Não só isso, mas você precisará de uma equipe competente para te ajudar, já que esse fator também influencia no atendimento e como os clientes verão seu negócio quando o visitarem. Usando essas dicas e seguindo o plano de negócios você terá dificuldades menores para administrar sua empresa e aos poucos notará crescimento.

Não desista e valorize seus clientes, se possível crie lembrancinhas para que eles voltem e se sintam especiais e acolhidos com o novo espaço inaugurado! Esperamos você no próximo post! Até mais!

Deixe um comentário