Organização de escritório: inspire-se com dicas práticas e simples!

O escritório costuma ser um dos lugares em que passamos a maior parte do nosso tempo diário. Sendo assim, manter esse ambiente organizado é muito importante para garantir a produtividade do trabalho.

Normalmente, além de atrapalhar na rotina de trabalho do usuário, um ambiente laboral todo desorganizado também pode afetar a harmonização dos espaços. Isso intensifica a sensação de desconforto, afetando a qualidade de vida das pessoas.

A forma como os clientes encaram a empresa também pode ser afetada pela ordem ou desordem do ambiente. Já chegou a uma reunião de negócios e se deparou com uma verdadeira bagunça? Com certeza a credibilidade da empresa é afetada.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de organização de escritório que podem te ajudam a manter uma rotina que garanta que tudo fique organizado por mais tempo. Adotar algumas medidas comportamentais básicas e as ferramentas certas, é o segredo para um espaço mais funcional.

Como driblar a bagunça no escritório?

mesa de escritório bagunçada com pessoas trabalhando

A época em que a bagunça no escritório era uma coisa inevitável já ficou no passado. A organização invadiu esse ambiente e, atualmente, temos acesso a diferentes técnicas que podem ajudar a alterar nossos hábitos rotineiros drasticamente.

Os organizadores de acrílico, por exemplo, são exemplos de uma verdadeira revolução no que diz respeito à organização dos offices. Isso porque, antes, quando pensamos nisso logo imaginávamos grandes armários metálicos, pouco funcionais, que atrapalhavam a decoração, por serem visualmente inapropriados.

Mas, agora que (finalmente) as coisas mudaram, é muito mais fácil organizar o escritório sem perder o charme do ambiente. No caso de organizadores de acrílico, o processo fica ainda mais fácil: decorar e organizar, tudo ao mesmo tempo e de forma super fácil!

Dicas para colocar as coisas em ordem no escritório:

Olha só as dicas que separamos para você. Anote tudo e não deixe de colocar em prática!

1. É hora de se livrar do acúmulo de objetos

marca texto e caderneta

Um dos grandes problemas para manter um escritório organizado é nossa tendência natural de acumular objetos. Meses cheias de objetos pessoais e de trabalho são sempre um problema.

Sabe aquele porta treco que comporta canetas velhas, marca textos, clipes e todo tipo de conteúdo acumulado? Pois bem, ele precisa sair. Se desapegar de objetos inutilizados é essencial para evitar o acúmulo desnecessário.

Experimente avaliar tudo que você não usa e mandar para o lixo ou, no caso de objetos pessoais, levá-los para casa. Assim, você terá acesso mais fácil e rápido a tudo que você realmente utiliza no dia a dia.

2. Padrão de comportamento: um lugar para cada coisa

caixa de acrílico divisórias para escritório

Ter uma rotina de organização implica em manter certos padrões de comportamento. Entre eles, temos uma regra muito simples, porém, muito eficiente: ter um lugar específico para guardar cada coisa.

Nosso maior problema no dia a dia é deixar coisas fora do lugar. Mas, como evitar esse comportamento se não temos um lugar determinado para todos os objetos? Nesses casos, qualquer lugar é lugar, ou seja, a eventual desorganização é certa.

Por isso, estabeleça padrões. As caixas organizadoras de acrílico são excelentes alternativas. Afinal, com elas você consegue ter espaços divididos, o que permite que cada objeto tenha um lugar determinado.

3. Organização e limpeza são fatores inseparáveis!

mesa de escritório com pc fone de ouvido com bloquinho de papel

Não podemos pensar em organização sem levar em consideração a limpeza do ambiente, não é mesmo? Afinal de contas, ambos os fatores estão fortemente conectados. Porém, em muitos casos, o espaço fica organizado, porém,  sujo ou vice-versa.

Por isso, é importante que o escritório tenha uma rotina de limpeza periódica, preferencialmente, marcada no calendário. Essa limpeza é essencial para manter tudo em ordem por mais tempo.

Abrir mão de objetos inutilizados, colocar as coisas no lugar certo… Tudo isso entra nesse ponto. Por isso, invista em limpezas rápidas, semanalmente, com dia e horário marcado. Nesse sentido, as caixas organizadoras de acrílico também saem na frente!

Isso porque, elas são muito fáceis de limpar! Basta aplicar água e sabão neutro com a ajuda de um pano limpo e úmido.  Não tem erro!

4. Atividades pendentes? Tenha um destino para elas!

ilustração de pessoas jogando papel pro auto

Um dos grandes inimigos da organização no escritório são as atividades que estão na lista de pendências. Elas precisam ficar à vista, pois não podem cair no esquecimento. Por isso, costumamos deixar em cima da mesa, o que nos leva a desorganizar todo o resto.

Por isso, utilize uma caixa organizadora exclusiva para as pendências. Se você tem problemas com isso, devido ao acúmulo visual, saiba que o acrílico tem a solução! Afinal, por ser uma caixa transparente, você tem contato visual constante, no entanto, sem atrapalhar o restante do ambiente.

Viu como organizar o escritório pode ser uma tarefa mais simples do que parece?  Basta ter um pouquinho de paciência e usar as ferramentas corretas para que ela funcione! Por aqui, organização é palavra de ordem. Que tal investir nesse ponto?

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