Manter o quarto do casal em ordem é muito importante para facilitar a praticidade do dia a dia. A casa bagunçada, assim como o guarda-roupa, deixa as coisas difíceis de serem encontradas e não são convidativos.

Por isso, é muito importante saber como organizar o closet de forma prática faz com que as roupas, sapatos e acessórios fiquem bem posicionados, ajudando a compor um espaço mais harmônico.

Para você organizar o seu closet fazer do melhor jeito, preparamos 6 passo super fáceis. Confira abaixo!

1. Retire as peças que não usa mais

Tirar as peças do armário e selecionar as que não usa é um ponto importante para facilitar a organização. Dessa forma, separe as roupas que você não utiliza mais e, se tiverem em bom estado, faça doações para outras pessoas poderem utilizá-las, mantendo a sustentabilidade dos trajes.

Essa é uma maneira interessante de diminuir algumas peças do guarda-roupa, garantindo um espaço maior. Outra dica é realizar esse processo de organização em cada troca de estação, pois os itens mais utilizados também mudam com o período. Uma ótima maneira de sempre manter o closet organizado.

casal organizando e guardando roupas no closer

Você também pode se interessar por: organizadores para casa: descubra 8 tipos que vão facilitar sua vida!

2. Divida os espaços do casal

Outro ponto que garante a organização do closet é a divisão dos espaços, de forma que atenda as necessidades do casal. O ideal seria uma divisão igual, mas isso nem sempre é possível, já que vai depender da quantidade de peças de cada um.

Nesse momento, você pode aproveitar para fazer uma limpeza no closet e garantir que as roupas estejam limpas. Afinal, é bem possível que peças guardadas há muito tempo estejam com mau cheiro. Se esse for o caso, retire-as e lave-as.

vista do interior de um closet com roupas separadas por indivíduo do casal

3. Separe por categorias

Depois de definir o espaço de cada um no closet, é importante separar os itens por categorias e cores. Separe as camisas, calças, camisetas, shorts, vestidos e as outras peças. Isso vai permitir que você conclua quais as peças demandam um espaço maior de acordo com a quantidade de itens. Além disso, otimiza o tempo para localizar as peças no dia a dia.

O segundo passo é separar as peças por cores, para facilitar na hora de buscar peças específicas. Se tiver espaço suficiente no closet, pendurar as roupas no cabideiro deixa a organização mais prática, já que facilita a visualização e evita que amassem. Caso não seja possível, otimize as gavetas de acordo com as categorias.

mão de mulher organizando e dobrando roupas

4. Distribua as gavetas

As peças íntimas e as roupas de academia costumam ficar desorganizadas dentro do armário, mas isso pode ser resolvido utilizando colmeias. O primeiro passo é separar uma gaveta específica para esses trajes e utilizar o tipo certo de organizador para eles. Saber como organizar o guarda-roupa com caixas organizadoras aproveita o espaço e mantém a organização do closet.

Além disso, os organizadores de lingeries, assim como de ginástica, oferecem uma maior funcionalidade da gaveta. Isso porque permitem observar todas as peças, criando uma estética mais harmônica.

Dobrar as roupas nas gavetas de forma padronizada também é importante na hora de facilitar o dia a dia do casal. Faz com que as peças sejam melhor visualizadas e fiquem organizadas.

As camisetas, blusas de lã e pijamas também devem ser estar nas gavetas para não correrem o risco de serem danificadas. Os trajes mais utilizados devem permanecer na altura dos olhos e das mãos.

mulher organizando roupas intimas em caixas organizadoras

5. Organize o cabideiro

As calças, vestidos, casacos e camisas devem ser penduradas no espaço das mulheres. Já os homens devem priorizar as calças, camisas e blazers. O ideal é manter uma peça por cabide para melhor acomodação e evitar que amassem. Além disso, é interessante priorizar o uso de cabides iguais para melhorar o espaço e permitir que caibam mais roupas.

Abaixo dos cabides, as mulheres podem guardar as bijuterias e outros acessórios, enquanto os homens podem otimizar esse espaço colocando óculos de sol, bonés e relógios.

Aprender como organizar as bijuterias é uma ótima opção para a praticidade da rotina. Nesse espaço, os organizadores de acessórios também ajudam a manter a conservação.

mulher organizando roupas no cabide

6. Reserve um espaço para bolsas e sapatos

Para as bolsas, priorize o espaço das prateleiras e coloque uma ao lado da outra. Se preferir guardá-las em sacos, opte pelos que tem visor de plástico, assim você pode encontrar facilmente a que deseja. As bolsas de festas podem ser dispostas em caixas na parte de cima do armário, já que não são utilizadas com frequência.

Para os sapatos, dependendo do espaço no closet do casal, guarde os pares lado a lado ou um em frente ao outro. Isso facilita a visualização e mantém o espaço organizado.

O ideal é apostar nas prateleiras para guardar os calçados, sejam na parte de cima ou de baixo do armário. Os pouco utilizados também podem ser colocados em caixas ou cestos na parte de cima do móvel.

espaço de um closet com bolsas e sapatos

Gostou das nossas dicas? Esperamos que você tenha aprendido como organizar um closet de casal da melhor maneira e que facilite o dia a dia! Se quiser aproveitar mais conteúdos da Acrílicos Centauri sobre organização, confira nossas dicas para organizar um banheiro pequeno.

Até o próximo post!

Deixe um comentário