Como organizar o quarto: Formas simples e definitivas!

Você já teve aquela sensação de que seu quarto está sempre um pouco bagunçado? Mesmo organizando com alguma frequência sempre existe retrabalho? Pois bem, hoje preparamos um post com algumas dicas de como organizar o quarto sem passar por isso. 

O sintoma principal de um quarto que precisa ser reorganizado é o acúmulo constante de objetos que já deveriam ter sidos descartados. Principalmente em cômodos pequenos, em que o espaço de armazenamento vive pedindo uma limpeza. 

Caso esse seja uma necessidade real por aí, continue a leitura desse post e veja algumas dicas infalíveis para organizar o quarto e mantê-lo assim por muito mais tempo que o normal. Vamos lá? 

Utilize os espaços do quarto corretamente

closet organizado

O espaço do quarto costuma ser um dos motivos mais utilizados como desculpa na hora de deixar tudo bem desorganizado. A bolsa fica em cima da cama, e os livros se tornam um emaranhado solto em cima da penteadeira. 

Esses comportamentos, no entanto, não possuem uma justificativa plausível quando cada pedacinho do espaço do quarto está sendo bem utilizado. Prestar atenção no potencial do espaço é fundamental para que essa ferramenta funcione. 

Opções além do guarda-roupas 

quarto organizado com estantes e araras

Em ambientes menores precisamos nos desapegar do guarda-roupas e criar possibilidades variadas de armazenamento. As paredes, por exemplo, podem ganhar nichos organizadores, prateleiras retangulares, estantes suspensas e até a cabeceira pode dar lugar um espaço decorativo e organizador. 

A estante suspensa é uma opção incrível porque não atrapalha a mobilidade do quarto, como um móvel extra faria, e ainda deixa o ambiente descontraído, com um aspecto despojado e criativo. 

Os nichos seguem o mesmo pensamento, mas nesse caso é importante pensar no tamanho do objeto. Ao optar por nicho pequeno, fica difícil utilizá-lo como um suporte para um organizador de relógios, por exemplo. 

Já com uma estante suspensa, ou até mesmo uma prateleira retangular, é possível não apenas conseguir um lugar para manter os relógios organizados, mas também garantir que a decoração fique ainda mais bonita. 

As gavetas também são excelentes opções. Elas podem estar embaixo da cama, em uma mesa de cabeceira, ou até mesmo abaixo de nichos de piso. De modo geral, elas são ótimas para armazenar de tudo um pouquinho. 

Para guardar seu porta-jóias de acrílico por exemplo, uma gaveta flutuante substituindo a cabeceira da cama é uma opção que compensa bastante. Além de decorar, comportar quadros e demais objetos pessoais. 

Mantenha o básico sempre em ordem 

livros organizados na estante

Talvez o espaço do seu quarto seja excelente, mas a falta de tempo é o que mais rouba a sua motivação em organizar as coisas. Com rotinas corridas que podem envolver trabalho, estudos, e tantas outras responsabilidades realmente esse fator fica em segundo plano. 

No entanto, você já parou para pensar no quanto a falta de organização pode impactar seu tempo no dia a dia? Quantos minutos você perde por não encontrar determinado livro em meio a tantos outros que estão igualmente bagunçados? 

Sendo assim, nossa dica é que você mantenha o básico sempre em ordem. Não se trata apenas de arrumar uma vez e no dia seguinte deixar pra lá, mas sim, manter um dia a dia regrado com algumas ações básicas

Cama bagunçada é a porta de entrada para outras bagunças 

cama bagunçada

A cama é um dos itens básicos que devem ser mantidos sempre em ordem. Ela deve estar sempre arrumada, com as roupas de cama devidamente estendidas. Afinal, quando isso não acontece, normalmente, a tendência é piorar. 

Chegar em casa e encontrar a cama bagunçada é o convite perfeito para jogar tudo o que temos em mãos por ali. A regra vale para tudo mesmo, livros, roupas, bolsas, materiais de trabalho, notebooks e por aí vai. 

Sua prateleira não é um porta-trecos! 

prateleira com objetos fora do lugar

A prateleira é outro móvel que precisa de um cuidado especial. Em muitos casos, a ideia principal para sua existência é ser apoio para algumas gavetas e um espaço para guardarmos chaves, documentos, talvez alguns livros e, no caso das mulheres, maquiagem. 

Porém, é importantíssimo ter um organizadores em sua prateleira. Para organizar maquiagem, óculos e tudo mais. Caso contrário, quando você menos esperar sua prateleira terá se tornado um porta trecos. 

Trata-se do básico dos básicos. Depois disso, surgem opções criativas para organizadores de materiais de papelaria, chaves, documentos e muito mais. 

E aí, gostou das nossas dicas? Que tal começar a aplicá-las hoje mesmo? Com certeza levar uma vida mais organizada é fundamental para uma rotina mais produtiva. Não dá para deixar para depois! 

O início esse processo pode ser trabalhoso e cansativo. Porém, com o tempo você irá perceber que seguindo essas dicas básicas a organização será mantida com muito mais facilidade, chegando a ser definitiva!

Vem conhecer a loja da Centauri Acrílicos e veja todas as nossas opções em organizadores. Por aqui, você encontra tudo o que precisa para uma vida mais em ordem! 

Leave a Reply