Decoração estilo industrial: características, cores e mais!
Para quem gosta de um ambiente moderno e descomplicado, a decoração estilo industrial é uma opção de destaque que tem sido a escolha de muitas famílias ao redor do mundo. Além dos ambientes residenciais, esse tipo de decoração também ganhou espaço no setor comercial, e hoje marca presença em muitas salas de empresas que desejam transmitir modernidade.
Ainda que possa parecer complicada, a decoração estilo industrial é simples e pode ser executada na sua casa de diversas formas diferentes — tanto para quem deseja fazer isso de forma rápida, como também para quem vai passar por uma reforma.
Conheça mais sobre esse tipo de decoração e suas características.
Características chave da decoração estilo industrial
Entre os tipos de decoração, o estilo industrial é lembrado por suas características marcantes, que fazem com que o estilo seja rapidamente identificado só de olhar. A combinação de materiais, como metal e madeira, são exemplos.
Caso você não esteja disposto a passar por uma reforma, saiba que é possível incorporar elementos da decoração estilo industrial com facilidade. Para te inspirar, reunimos aqui algumas da principais características do estilo:
1. Materiais brutos
Os materiais são extremamente importantes quando falamos da decoração estilo industrial. Isso porque eles costumam ser mais brutos, e por este motivo marcam presença. É comum usar tijolos, cimento, metal e couro nos revestimentos de móveis.
Esses materiais costumam dar um ar de construção “inacabada”, proporcionando justamente a sensação de um ambiente de indústria. Assim como os galpões que deram origem ao estilo decorativo.
2. Tijolos e tubulações expostos
Outra característica importante da decoração estilo industrial, são os materiais que ficam expostos, como os tijolos, metais e tubulações. Uma forma de aplicar isso é usando tubulações metálicas para abrigar a fiação puxada após a conclusão de uma obra.
Também é comum usar spots de luz e lâmpadas com o filamento exposto. Todos esses detalhes fazem com que o ambiente ganhe uma aparência que combina o moderno com o vintage, e que pode ser usada em diversos ambientes de uma casa.
3. Mistura de texturas e acabamentos
As texturas e, principalmente, a mistura delas, também são elementos característicos quando falamos em decoração estilo industrial. Existem algumas formas muito interessantes de fazer essas combinações, as quais são um verdadeiro sucesso.
É possível, por exemplo, misturar paredes de cimento queimado com sofás de couro e estantes de metal. Inclusive, esses são três materiais que tem sempre presença garantida na decoração industrial apartamento. Use sem moderação!
E se você gosta de compreender mais sobre as cores na decoração e seus significados, confira nosso post e escolha conforme aquilo que deseja atrair para a sua casa!
4. Otimização e integração dos espaços
Os ambientes integrados também estão sempre presentes na decoração estilo industrial. Ambientes amplos, conjugados e de conceito aberto são excelentes, por proporcionarem um toque moderno e funcional aos espaços.
Vale apostar em salas e cozinhas conjugadas, escritórios anexados ao quarto ou, até mesmo, suítes abertas. Mas, ainda que sejam abertos, é possível trabalhar com divisórias como vidros, parede de cobogó ou estantes.
5. Pendentes e lâmpadas com filamento exposto
Investir em uma iluminação moderna é fundamental não apenas para que seu ambiente esteja bem iluminado, mas principalmente para que ele seja convidativo e aconchegante. Outra função super importante da iluminação é destacar e complementar a decoração.
Uma forma de aplicar a iluminação industrial na sua decoração é apostar em luminárias pendentes e as famosas lâmpadas de filamento. Hoje existe uma variedade de modelos e formatos que podem ser incorporados no seu projeto.
6. Iluminação de trilhos
Outra forma de iluminação muito característica deste estilo, é a iluminação de trilhos. Com spots direcionados para o local que você deseja valorizar, esse tipo de iluminação é um charme e agrega muita personalidade ao estilo industrial.
Além disso, esta é considerada uma iluminação coringa por poder ser utilizada na decoração industrial de cômodos como salas, quartos, escritórios e até na cozinha.
Leia também: Decoração minimalista, entenda o que é e como decorar
7. Tecidos resistentes e naturais
O estilo industrial também pode ser incorporado no ambiente através dos tecidos utilizados em estofados, almofadas e tapetes. Quando falamos em um ambiente industrial, falamos em durabilidade e resistência — por isso, essas características precisam estar presentes nos materiais escolhidos.
O couro é um exemplo de tecido que é muito tradicional e pode ser usado para revestir, poltronas e almofadas, trazendo um toque de requinte e elegância. Além dele, também podem estar presentes o brim e o jeans.
8. Janelas e portas amplas
Como fábricas e galpões possuem portas e janelas bem grandes, essa é uma característica arquitetônica trazida para a decoração industrial de casas e comércios. Essa também é uma maneira de trazer mais luminosidade natural e ventilação para os ambientes, que também são características deste estilo de decoração.
9. Itens vintage
Apesar do estilo industrial ser moderno, ele também tem toques vintage. Por isso, não tenha medo de apostar em móveis como máquinas de costura e máquinas de escrever antigas, que proporcionam esse efeito na decoração. Abajures, tapetes, quadros e espelhos também são uma maneira de trazer um toque único para sua casa.
Cores mais associadas ao estilo industrial
Quando falamos nas cores da decoração industrial, os tons neutros e metálicos, são os primeiros a serem lembrados.
A principal cartela de cor deste estilo é o preto, branco e o cinza, mas é possível incorporar outros tons mais vivos para deixar o ambiente mais interessante.
É importante lembrar que os tons neutros devem prevalecer, mas as cores vivas podem complementar a decoração, principalmente quando usadas como pontos de cor, que proporcionam mais iluminação para o cômodo.
Abaixo, confira algumas opções de cores para trabalhar na decoração industrial:
- Preto + cinza;
- Cinza + amarelo;
- Branco + preto;
- Preto + branco;
- Branco + cinza;
- Cinza + azul;
- Preto + rosa;
- Branco + tons terrosos.
Na hora de escolher as cores do ambiente, é importante considerar o tamanho dele e o quanto de luminosidade possui. Escolher tons muito escuros pode acabar dando a sensação de um ambiente menor, que não é o que queremos e nem é uma característica do estilo.
Móveis e acessórios que complementam o estilo de decoração industrial
Além de apostar nas características e nas cores da decoração industrial, os móveis e objetos decorativos também devem ser bem escolhidos para completar o ambiente e trazer com tudo essas características.
Alguns móveis com materiais e acabamentos específicos podem ser inseridos nos cômodos com esse estilo. Veja exemplos:
- Móveis que misturam metal e madeira;
- Estantes de aço;
- Armários metálicos;
- Sofás de couro;
- Abajures;
- Pendentes;
- Tapetes de fibras naturais;
- Estátuas de metal;
- Vasos de cimento queimado ou de barro;
- Mesas de vidro.
Versátil, democrática, acessível financeiramente e fácil de ser adaptada a casas ou apartamentos dos mais diversos tamanhos, não é à toa que a decoração industrial virou uma tendência atemporal, que está em alta há anos e não planeja sair tão cedo.
Com essas dicas você consegue transformar a sua decoração, adaptando o que você já tem. Continue navegando pelo blog para mais dicas de organização e decoração.
Até a próxima!

Com uma trajetória de 16 anos no mercado, a Acrílicos Centauri destaca-se como uma marca especializada na criação de soluções em acrílico. Resultado de dedicação e talento, nossos produtos não só aprimoram a estética, como transformam lares em ambientes mais acolhedores e funcionais. Aqui no blog, compartilhamos nossa paixão e conhecimento em design, a fim de conectar os leitores com seus lares e simplificar a rotina. Confira insights, dicas e tendências de decoração e organização que vão elevar sua casa a novos patamares de conforto e estilo.