A escolha da decoração de um lar é super importante e precisa ser feita com atenção. Ao investir na alternativa correta, é possível ter ambientes aconchegantes, personalizados e atemporais. Mas, para definir qual é a melhor opção, é necessário conhecer todos os estilos.
Por isso, se está construindo um novo espaço ou vai reformar um antigo, chegou ao lugar certo. Neste conteúdo, você conhecerá os principais tipos de decoração e as características que cada um deles possui. São versões ideais para pessoas românticas, modernas, despojadas e dos mais variados estilos.
Continue a leitura e confira!
1. Decoração minimalista
Ideal para quem prefere espaços neutros, a decoração minimalista é formada por poucos objetos, com cores claras e linhas retas. Por se tratar de algo simples, no qual o menos é realmente mais, o minimalismo é facilmente combinado com outros estilos.
Os itens que o compõem são pequenos e possuem cores leves, como preto, bege, branco, marrom e cinza. Os móveis costumam ser multifuncionais, então bancos com baús e banquetas são sempre bem-vindos.
2. Decoração rústica
Conhecido pelos móveis em madeira e pela presença de detalhes antigos, o estilo rústico é perfeito para compor fazendas e espaços ao ar livre. Essa alternativa une aconchego, elegância e, ao mesmo tempo, um visual despojado. Ideal para quem deseja um toque de modernidade!
Geralmente, esse tipo de decoração é formada por móveis com madeira, couro, pedra e outros materiais naturais. Versátil, ele também pode ser usado em apartamentos, casas, escritórios e outros espaços. No momento de colocá-lo em prática, invista nos tons de marrom.
3. Estilo de decoração vintage
Você gosta de decorações oitentistas ou mais antigas? O visual vintage é a melhor escolha. Nele, estão presentes antiguidades e objetos que misturam diferentes décadas passadas. Por exemplo, a sua sala pode ser composta por almofadas coloridas em conjunto com um sofá dos anos 20.
O resultado são espaços cheios de personalidade e donos de um conforto único. Para tornar os cômodos ainda mais inesquecíveis, você pode reunir móveis de pessoas especiais que já fizeram parte da sua família.
4. Estilo decorativo industrial
A decoração industrial se popularizou em Nova York e hoje está presente em diversos lugares do mundo, incluindo o Brasil. Nesse estilo, tubulações expostas e elementos de madeira podem ser unidos com ferros e outros metais para uma aparência moderna e cheia de texturas.
Além desses materiais, os espaços industriais podem ter paredes e pisos de cimento queimado, ferros aparentes e até mesmo paredes com tijolos. As principais cores usadas são o cinza, chumbo e preto.
5. Decoração sofisticada
O estilo sofisticado de decoração é um dos mais escolhidos. A partir dele, é possível criar espaços elegantes e bem iluminados, perfeitos para construções atuais. Essa alternativa segue o mesmo caminho do minimalismo, ou seja, tem o objetivo de montar espaços visualmente limpos.
Nela, estão presentes detalhes em vidro, bandejas organizadoras em acrílico, mármores, lustres com cristais e detalhes em dourado. Os móveis em branco também são uma excelente escolha e deixarão o ambiente ainda mais luxuoso.
6. Decoração romântica
Repleto de tons delicados e detalhes, o estilo romântico é uma verdadeira tendência. Esse tipo de decoração oferece leveza e clareza aos ambientes, sendo ideal para as pessoas que desejam criar cômodos serenos, inclusive, essa é uma das decorações mais usadas em quartos.
Se você sente vontade de apostar no romantismo, invista nas cores pastéis, luzes suaves, arranjos com flores e estampas florais.
7. Estilo de decoração clássico
O estilo clássico está na lista de melhores tipos de decorações antigas. Considerado elegante, ele é formado por itens exuberantes, como móveis grandes em madeira de qualidade, lustres compridos, estofados, itens em dourado e muito mármore.
Em relação às cores, estão presentes o branco, rosa-claro, bege e outros tons sóbrios. Os detalhes em seda e metalizados também podem fazer parte do visual clássico.
8. Estilo decorativo oriental
A decoração oriental está cada vez mais em alta, destacando-se pela beleza natural. O intuito é criar espaços equilibrados, elegantes e minimalistas, que não deixem de ser encantadores.
Dentre as características presentes, estão as estampas coloridas, móveis baixos e a decoração com plantas em todos os ambientes. Para deixar os cômodos mais aconchegantes, aposte em mantas, almofadas e tapetes.
9. Decoração contemporânea
No momento de decorar, o contemporâneo é sinônimo de simplicidade, por isso, preze por objetos e móveis com design clean. Apesar de possuir cores, é necessário optar pelos tons claros, já que as versões vibrantes são permitidas apenas em detalhes.
As linhas devem ser retas. Os elementos decorativos aparecem de forma tímida, sendo necessário escolher bem as alternativas que vão compor o espaço. Ao escolher vasos e quadros, prefira opções pequenas e sem detalhes ou texturas.
10. Decoração moderna
Ao optar pela decoração moderna, as decisões devem ser baseadas em praticidade e funcionalidade, não à toa, trata-se de um estilo clean. O grande truque está no design dos móveis e objetos, já que tudo foge do convencional e as linhas retas perdem a vez.
Outro ponto é a junção de materiais, como mesas com bases amadeiradas e pés em metal, por exemplo. As cores mais usadas são o branco, nude, cinza, off-white e outros tons elegantes. Após decidir a paleta, conheça o significado das cores que escolheu.
11. Decoração inglesa
Digno de compor os aposentos da realeza, a decoração inglesa é luxuosa e aconchegante. Ela é composta por tons de marrom, branco, cinza, bege e vermelho. Os móveis em couro oferecem um charme a mais aos espaços.
As flores também são bem-vindas e garantem um encanto extra para casas, lojas e mais locais. Outros itens que podem fazer parte desse estilo são os quadros de cavalos, espelhos com molduras ornamentadas, lareiras e cortinas estampadas.
12. Estilo decorativo boho
O boho é outra decoração que possui diversos elementos naturais, como palhas e plantas. Para quem optar pelo visual boho, as cores vivas predominam. A versão boho chic é repleta de cores neutras, como o branco, por exemplo.
As duas vertentes possuem estampas, peças artesanais e detalhes coloridos, como uma parede em azul, almofadas com capa laranja e vasos em amarelo. Os tons terrosos deixam o estilo ainda mais bonito.
13. Estilo decorativo retrô
Autêntica e atemporal, a decoração retrô possui os principais elementos que fizeram parte dos anos 50 aos 80. Trata-se de espaços com móveis com pés altos e palito, estampas geométricas, objetos com memórias afetivas e luminárias de chão.
As plantas e cores vibrantes também são uma excelente escolha, por isso inclua-as sem medo. Para completar, invista em quadros abstratos, como opções com discos de música, animais e capas de álbuns antigos.
14. Decoração farmhouse
O estilo farmhouse se assemelha ao rústico, porém, possui elementos modernos combinados aos antigos.
Por exemplo, além dos móveis em madeira, detalhes em ferro e plantas, o visual farmhouse permite que eletrodomésticos em inox, detalhes em dourado e objetos tecnológicos façam parte dos espaços.
As cores mais usadas são as neutras, mas também é possível incluir paletas vibrantes com tons de azul, verde, amarelo e vermelho. A iluminação deve ser natural, sendo ideal investir em janelas maiores e clarabóias.
15. Decoração tropical
Colorida e despojada, a decoração tropical é perfeita para locais com altas temperaturas, como o Brasil. Nela, temos a presença de cores vivas e muitas flores e plantas. Dentre as opções de cores, estão: laranja, rosa, vermelho, verde-limão, amarelo e muitas estampas alegres.
Para deixar os ambientes aconchegantes, inclua móveis baixos, detalhes em madeira e objetos feitos por você, como estantes com pallets, por exemplo.
16. Estilo de decoração folk
Dando sequência aos espaços coloridos, temos o estilo folk. Criado a partir de uma mistura de culturas, ele ficou famoso pela junção de elementos, estampas e cores, ou seja, é totalmente o inverso do minimalismo. Ao aderir a esta decoração, você pode mesclar almofadas de listras multicoloridas com quadros florais e outros detalhes.
Vale ressaltar que o objetivo não é criar ambientes bregas, mas sim espaços estilosos, autênticos e cheios de personalidade.
17. Estilo decorativo escandinavo
Na decoração escandinava, temos lugares bem iluminados. Inclusive, o estilo é a melhor opção para quem deseja criar e organizar um cantinho de estudo. Ainda na lista de características, estão os móveis e decorações em madeira, iluminações pendentes, redes de descanso e itens em crochê.
As salas de estar e casas de campo estão na lista de locais mais escolhidos para ter a decoração.
18. Decoração barroca
Para completar a nossa lista com os principais tipos de decoração, temos o estilo barroco. Elegante e rico em detalhes, o visual barroco é repleto de itens dourados, estofados claros e molduras ornamentadas. Os espelhos também são destaque e podem ser usados sem receio.
O intuito é ousar e abusar dos itens com formas convexas e outras características que fogem do óbvio. Os lustres, as mobílias em madeiras e as obras de arte também estão presentes no visual barroco.
01
Como escolher o melhor estilo de decoração?
Antes de escolher a decoração que mais combina com você, é importante entender que um ambiente pode ter mais de um estilo. A dica é sempre fazer com que uma das alternativas componham a maior parte da construção. Por exemplo, uma sala pode ser 60% romântica e 40% tropical.
Além disso, invista nos detalhes, já que eles facilitam a presença do visual do estilo decorativo escolhido por você. Dentre as opções mais usadas, estão: tapetes, vasos com plantas ou flores, espelhos, almofadas, mantas, cortinas e quadros.
Para completar, comece aos poucos. Se você deseja mudar o visual de um ambiente, faça pequenas mudanças e dê um tempo para entender se as alterações estão ficando boas. Ao ter certeza que gostou dos objetos escolhidos, basta confiar na sua intuição e incluir novos itens.
Agora que conheceu todos os estilos de decoração, temos certeza que fará excelentes escolhas. Caso queira acrescentar alguma informação ou compartilhar dúvidas, use a seção de comentários na parte inferior da página.
Por aqui, estamos criando outros conteúdos para você, inclusive, uma série de posts sobre as decorações compartilhadas nesse blog. Mas enquanto eles não ficam prontos, que tal aprender como decorar um apartamento pequeno? São dicas práticas e fáceis de fazer. Boa leitura e até mais!
Com uma trajetória de 16 anos no mercado, a Acrílicos Centauri destaca-se como uma marca especializada na criação de soluções em acrílico. Resultado de dedicação e talento, nossos produtos não só aprimoram a estética, como transformam lares em ambientes mais acolhedores e funcionais. Aqui no blog, compartilhamos nossa paixão e conhecimento em design, a fim de conectar os leitores com seus lares e simplificar a rotina. Confira insights, dicas e tendências de decoração e organização que vão elevar sua casa a novos patamares de conforto e estilo.