Cantinho de estudo: 5 dicas de organização e decoração

Um cantinho de estudo é sem dúvida crucial, esteja você na graduação, mestrado ou doutorado. Manter um local limpo e organizado com o material que você precisa para traçar as suas metas de estudo pode influenciar diretamente em seus desempenhos nas provas.

Afinal, quando temos um cantinho de estudos e, assim, deixamos de ler e revisar a matéria em ambientes contraproducentes, como em cima da cama e mesa de jantar, estamos habituando o nosso cérebro a compreender que existe um momento e lugar oportuno para os nossos estudos, o que pode trazer ainda mais conforto durante o processo de aprendizagem.

Sendo assim, pensando em formas diferenciadas de otimização do seu cantinho de estudos, na publicação de hoje vamos te dar dicas maravilhosas e funcionais para organizar esse espaço. E mesmo que o seu espaço seja bem pequeno, não se preocupe, falta de espaço jamais nos será um problema.

1. Escolha estrategicamente o local

mesa da homeoffice ou classroom com cadeira

O primeiro grande passo na hora de montar o seu cantinho é escolher estrategicamente o local. Você não precisa de um grande espaço para criar o seu ambiente de estudos, mas, certamente, precisa que esse espaço esteja longe de possíveis distrações.

Logo, se for escolher a sala, tome cuidado para não se distrair com a TV, afinal, isso pode comprometer o seu rendimento. Agora, se for criar um ambiente para seu filho(a) lembre-se de escolher um lugar distante dos brinquedos, do contrários os pequenos podem perder o foco e a concentração.

Quando falamos de espaço para um canto de estudos é interessante considerarmos ainda que o mesmo esteja afastado de ambientes com grande concentração de ruído. Pense em como a sua atenção pode ser comprometida, se o seu ambiente de estudos ficar próximo da cozinha? Estudar ao som de panelas e louças pode ser desastroso, logo, pense em um ambiente leve, calmo e aconchegante, acima de tudo.

2. Aposte em uma boa iluminação

home office num estilo mais rustico em tons amarronzados

Um ambiente pouco iluminado ou com um baixo índice de luminância pode comprometer diretamente o seu aproveitamento e rendimento nos estudos, afinal, a sua visibilidade ficará debilitada e mais esforços visuais serão mobilizados para facilitar a leitura.

Por isso, aposte em iluminação, aproveitando durante o dia a luz natural, ao colocar a sua mesa perto da janela. Assim, você utiliza a incidência da luz solar para iluminar o seu material e ainda mantém o ambiente bem arejado e fresquinho, o que contribui para o seu conforto.

Agora, se você estuda no período noturno, a dica é adquirir uma luminária de mesa ou de chão, assim, você potencializa a luminância primária com uma luz secundária focada, o que aumenta ainda mais a sua visibilidade.

Aliás, como possibilidade de luminária, você ainda pode desfrutar da Arte & Décor das arandelas, uma vez que a sua compactabilidade e luminosidade tende a criar um ambiente mais aconchegante e elegante, além de não criar sombras na mesa.

3. Atente-se às características da mesa e cadeira

mesa a e cadeira de escritório em estilo clean moderno

O comprimento e largura de sua mesa também é fundamental na hora de criar o seu cantinho de estudo, afinal, é preciso de uma superfície que seja capaz de comportar todos os equipamentos que você usará.

Sendo assim, é ideal que a sua mesa tenha 40 cm de profundidade para que consiga apoiar com comodidade o seu computador e 60 cm de largura para que você possa dispor de seus organizadores, além de conseguir se movimentar no espaço.

Quanto a cadeira, nada de utilizar a mobília da cozinha, viu? A longo prazo, isso pode te trazer dores lombares, o que pode te atrapalhar na rotina de estudos. Sendo assim, busque sempre cadeiras estofadas e que possuam altura, encosto e assento regulável, ainda mais se você estiver pensando em dividir o seu cantinho com seus familiares.

Outro fator importante na escolha da cadeira é buscar por um modelo que contenha braços, se você utiliza um computador. Assim, você conseguirá manter uma postura correta que não seja passível de desconfortos na hora dos estudos.

Falando em cadeira de estudos, se está pensando em fazer no seu quarto um cantinho de estudos, a nossa dica é posicioná-la de costas para a cama. Assim, você não cai em tentação de dar aquela escapadinha de 30 min de soneca que acabam virando 2h.

4. Se jogue em objetos organizadores

suporte em acrílico para monitor e organizador em acrílico transparente

Está terminalmente proibido livros jogados pelo chão, pelo sofá, pela cama ou mesa de jantar, viu?! Um cantinho de estudo requer organização. Então, vamos lá!

Se o espaço é pequeno, o ideal é que você aproveite as paredes para suspender aqueles materiais que você usará esporadicamente: lápis de cor e canetinha colorida. Para tanto, você pode utilizar de algumas prateleiras de madeira de mdf ou pinus e organizadores em acrílico para escritório.

Deixe sobre a mesa somente o que for necessário para uso recorrente, assim você sempre mantém ao livre acesso aquilo que é essencialmente importante, como lápis de escrever, borracha, canetas e marca texto.

Aqui você também pode optar por organizadores e gaveteiros em acrílico para organizar e otimizar os espaços. Um gaveteiro em acrílico, por exemplo, é extremamente funcional para guardar canetas e blocos de papel para anotação, artigos de papelaria em geral, enquanto os organizadores são ótimos para dispor dos materiais mais essenciais, devido às suas divisórias internas.

E o melhor, você pode encontrar esses organizadores em acrílico tanto na cor transparente, o que te ajuda a pré-visualizar o material a ser escolhido, quanto em materiais coloridos, o que pode deixar ainda mais bonita a sua decoração.

Considere ainda o uso de um armário aéreo ou estante para organizar os seus livros, lembrando sempre de deixar aqueles que mais usa nas prateleiras de baixo, evitando a perda de tempo para a procura desses materiais. Armários e estantes também são ótimos para guardar pastas e até mesmo o estoque de materiais para caso você necessite de reposição.

5. Utilize um mural de recados

quadro de recados em acrílico branco para pincel atômico

É essencial que no seu cantinho de estudo tenha na parede um mural de recados compacto e que possa ser atualizado sempre que você precisar. Nele você pode anexar calendários, datas de prova e trabalhos e até mesmo metas de estudo e leitura.

Para tais fins, os murais magnéticos são bem funcionais e lindos artigos decorativos, devido à diversidade de temáticas. A ideia do mural pode não só te ajudar na organização devido ao teor imagético do objeto, mas também pode aumentar a sua motivação, na medida em que possibilita que você o atualize sempre que atingir um objetivo.

Aliás, falando em motivação, que tal colocar algumas frases motivacionais no mural para alimentar ainda mais a sua disposição ao estudar. Assim, sempre que precisar de uma forcinha, é só olhar para cima e voilá, mais uma dose de inspiração para continuar em seus propósitos.

Prontinho! Aqui estão as nossas dicas para você decorar e otimizar o seu cantinho de estudo a fim de organizá-lo deixando-o ainda mais produtivo. Gostou de nossas dicas? Então, o que está esperando? Toda boa organização é precedida de ação.

Navegue pelo nosso blog e confira as nossas demais dicas sobre Arte & Décor e explore as multifuncionalidade dos acrílico.

Até mais!

Leave a Reply