Dicas de como organizar livros no seu ambiente

Quem não ama livros? O cheirinho dos livros novos, saídos da livraria, as artes, as inúmeras horas de emoção, diversão e aprendizado que temos com nossos autores favoritos, descobrindo novos mundos e épocas.

Quem ama colecioná-los certamente morre de ciúmes da sua biblioteca, e com certeza sente uma necessidade de cuidar muito bem de cada obra. Se você quer dar uma geral em seus volumes e precisa de ideias para organizar livros, trouxemos uma série de dicas ótima nesta publicação!

Como começar a organizar seus livros

Organizar livros não é uma tarefa fácil. Já percebeu como o bibliotecário da biblioteca da sua região parece sempre ocupado e procurando algo? Felizmente, sua biblioteca deve ser um tanto menor e menos diversificada, já é um bom começo!

Mulher sentada na frente de estantes de livros

Para arrumar de verdade, é necessário desarrumar antes! Pegue todos os livros que quer organizar e disponha-os em algum lugar onde você consiga ter uma visão geral do volume, em quantidade e espaço. Assim, você poderá entender de fato quais são as melhores estratégias de separação e classificação dos seus títulos.

Separe, doe ou jogue fora

É normal acabarmos acumulando livros sobre os quais não temos interesse – sejam livros ganhados, seja porque já foram utilizados muito tempo atrás e agora só fazem volume. Você sempre pode doar ou vender esses livros em um sebo. Essa dica vai te ajudar especialmente se você é daqueles que se sente desconfortável ao olhar para sua coleção e ver aquele livro meio deslocado, sobrando.

Homem carregando uma caixa de livros velhos para doação

Agora que você removeu o peso morto, que tal dar uma geral nos volumes que sobraram? Observe que muitos livros, por mais que estejam com a capa intacta, podem estar com as páginas amareladas e mofadas. Isso pode se proliferar e afetar outros livros novinhos que você queira guardar junto.

Uma dica é limpar com acetona – mas só um pouco – as capas e as lombadas. Se o livro estiver muito mofado, seria interessante substituí-lo ou deixar ele um tempo separado dos demais, com as páginas abertas para “respirar” um pouco.

Como organizar o espaço?

Livros são ótimas decorações para o ambiente, da sala ao escritório. E se você for manter muitos livros juntos, o ideal é que os coloque na vertical, ou mesmo deitados. O importante é que não fiquem inclinados, pois isso amassa as capas (especialmente as capas moles). Se for empilhar livros, evite empilhar mais de três ou quatro, de acordo com seus pesos.

Senhora organizando livros em uma estante

Determine um critério

Qual sua maior prioridade ao organizar livros? Estética ou de catalogação?

Livros enfileirados por cor em uma estante

Se a prioridade maior for catalográfica, você pode separar por:

Lidos e não lidos e de consulta

deixando separados os livros a ler e aqueles para usar ocasionalmente, você evitar bagunçar toda sua coleção, pois é muito comum tirarmos um livro do lugar e não devolvermos mais.

Por categoria

Você acha que não combina ver Carlos Drummond de Andrade ao lado de um Vade Mecum, e que talvez ele ficasse mais satisfeito junto de outros clássicos da literatura nacional? Experimente organizar os livros por categorias e subcategorias.

Por exemplo, a seção de literatura pode ter uma subseção para poesia, e a categoria de poesia pode ter outra subseção para poesia em língua portuguesa, ou do modernismo. Isso porque não falamos de livros de estudo e referência, com diversos volumes – estes sim exigem uma ordem mais criteriosa por motivos mais óbvios.

Por ordem cronológica

E que tal se, dentro dessas subcategorias, você separasse ainda por ordem cronológica, seja de quem veio antes ao mundo ou quem veio antes para a sua coleção, como forma de organizar as próprias memórias afetivas que os livros têm.

Por ordem alfabética

Pode ser que sua coleção seja mais volumosa e, para se guiar dentro dela, você precise adotar um critério mais prático. Que tal organizar tudo por ordem alfabética? Assim fica mais fácil tanto para encontrar um livro quanto para devolvê-lo ao lugar.

Para separar melhor as categorias (já que pode não haver um critério muito visual e prático) você pode usar uma placa de acrílico entre as obras, colar adesivos ou separar por cores diferentes do material do separador.

Agora, se a preferência é por uma ordem mais estética, para embelezar o espaço, você pode considerar outros critérios, como:

Por tamanho

Muitos livros vêm das mesmas coleções, e se você gosta de colecionar, certamente vai querer mantê-los próximos, pois a proporcionalidade é um dos primeiros princípios estéticos – não só para organizar livros, mas para tantas outras coisas na vida. Se a falta de proporcionalidade na organização de algo te incomoda, você não está só!

Por cor

Outra maneira de criar um ambiente estético agradável é organizando algo bem variegado, e a riqueza de cores pode até compensar a diferença de tamanho entre os livros.

Por tipo

O material da capa, o tipo de lombada, se possui caixa, capa extra em papel, capas duras, brochuras, espiralados, tudo isso também pode render um critério legal para organizar seus livros.

É possível inclusive misturar diferentes critérios: separar por temas mas por tamanho entre si, ou organizar por cores, subdividindo os livros entre sua ordem de época ou preferência, daqueles que vão ser mais acessados aos menos acessados. Funcionalidade e estética podem -senão devem- andar juntos.

Dicas para organizar livros no ambiente

Antigamente, muitas estantes de televisor costumavam trazer nichos para livros e discos, mas com a chegada das tvs de tela plana, que vão fixadas na parede, e com a diminuição média dos espaços, as estantes se tornam cada vez mais curtas.

Sala de estar com o ambiente organizado

Aparadores têm se tornado os favoritos para organizar livros; é possível instalá-los em qualquer lugar: seja suspensos na parede, seja sobre outros móveis. Muitos separadores de livros vêm customizados, com temas e materiais variados. Os de gesso podem ser pintados, e caso queira algo mais prático, durável e versátil, pode investir em placas de acrílico, que são resistentes e maleáveis, com estilo mais minimalista.

Reciclar é outra dica que sempre vai estar em alta: reutilize aquela caixa de frutas antiga, customize um armário, pinte e marchete do seu jeito e dê uma vida nova a coisas que teriam sido descartadas. Colocamos um pouco de nós em tudo o que fazemos, e você pode acabar pegando gosto por customizar artigos para a casa. Deixe a criatividade fluir!

E aí, gostou das dicas? Nada melhor do que terminar de organizar algo, se recostar e ver tudo em seu lugar, não é mesmo? A Centauri Acrílicos também ama esse sentimento, e leva a organização muito a sério, fornecendo diversos móveis e acessórios práticos em acrílico para todos os seus ambientes. Em nossa página você confere nossos produtos, e aqui no blog diversas outras postagens sobre decoração e organização.

Leave a Reply