Dicas de organização e decoração para colecionadores

A maioria das pessoas já teve alguma coleção durante a vida, e certamente todas adorariam colecionar algum tipo de artigo. Colecionar é um hobby divertido e, para aqueles com grande dedicação, pode ser até lucrativo. Colecionadores são sempre cuidadosos e dedicados com seus itens, não importa quais sejam, e hoje você confere algumas dicas especiais para fazer mais de sua coleção em termos de cuidado e decoração!

Os princípios básicos do colecionador

Ser um bom colecionador é diferente de ser um acumulador ou comprador compulsivo; pelo contrário: o bom colecionador é justamente aquele que tem planos de longo e médio prazo, sabe avaliar e aproveitar as melhores oportunidades quando as vê.

Pessoa com uma pinça segurando um selo da antiga União Soviética

O bom colecionador, acima de tudo, é organizado. Seja em relação ao espaço ou aos seus projetos de aquisição. Ele sabe se divertir e não sofre de ansiedade ou age impulsivamente. Tem orgulho de sua coleção e tem uma boa história para cada item.

Para se tornar um colecionador, o primeiro passo é entender como funciona aquele tipo de coleção, quão acessível é aquele nicho e que tipo de item ele busca colecionar, afinal, a maioria dos tipos de itens colecionáveis têm diversos ramos diferentes, e seria praticamente impossível ter tudo.

Organizando cada tipo de coleção

Uma das regras básicas para colecionar e trocar itens colecionáveis é a qualidade do item. Cartas e HQs não podem ter amarelados ou amassados, moedas oxidadas têm um valor menor. Manter a integridade dos itens de sua coleção é um dos maiores desafios, afinal, você quer preservar o valor de cada artigo.

Amontoado de moedas de diversos países uma em cima da outra

Papéis e papelão, que estão entre os principais itens de coleção, são especialmente sensíveis, ainda mais em climas mais úmidos como o do Brasil. Olha só as dicas que selecionamos para a organização e decoração dessas coleções:

  • Para preservar livros e HQs, o primeiro passo é mantê-los longe da luz do sol e bem plastificados, isso evita que a poeira se acumule, que é uma das principais vilãs no longo prazo.
  • Vale a pena passar ocasionalmente uma flanela com um pouquinho de querosene, vinagre ou essência de alfazema (bem pouco mesmo) nas capas dos livros e revistas. Se algum item da coleção apresentar mofo, deixe aberto tomando um ar, mas longe da luz do sol.
  • É importante ter um cuidado especial com HQs que tenham grampo e cuidar para que não oxidem, pois isso pode facilmente diminuir o valor de suas revistas.
  • Para cartas de coleção, um dos principais riscos é o de amassados e perda da tintura original: mantenha-as sempre em um invólucro plástico, o famoso shield, de preferência com fundo reforçado, e depois os guarde em uma folha de fichário especial.
  • Se a carta tiver muito valor agregado, seria interessante preparar uma pequena capa de acrílico para evitar amassados, como fazem as principais avaliadoras desse tipo de artigos. Assim você consegue preservar suas cartas na qualidade mint.

Colecionadores de moedas certamente estão entre os mais criteriosos. Afinal, são itens raros e, na maior parte das vezes, muito bem cuidados. Mas as moedas podem ser itens especialmente sensíveis no longo prazo; diversos agentes podem oxidar a superfície das moedas, especialmente das mais antigas, diminuindo seu valor. Confira nossas dicas para conservar sua coleção de moedas!

  • Prepare um expositor, contando com a linha do tempo de sua coleção. Opte por materiais que não acumulem mofo e outros tipos de agentes que podem danificar ou sujar o metal.
  • Evite o contato direto com as moedas e utilize escovas macias na hora da manutenção pós-lavagem.
  • Na hora de transportar ou expôr as moedas, tenha um case ou maleta em um material resistente a choques, que proteja suas moedas dos componentes do ambiente.

Quem coleciona vinis, CDs e DVDs, assim como action figures e gashapons, sabe que os cuidados com esses tipos de materiais sintéticos são muitos! Olha só as dicas que separamos:

  • Antes de mais nada: o Sol. O efeito do sol sobre os plásticos é terrível. Um entortado pode destruir a leitura da sua mídia e tirar todo seu valor, ou causar bolhas na pintura de seus bonecos.
  • Para cuidar das suas mídias, outra dica vital é jamais empilhá-las! Especialmente os vinis. No caso deles, vale separar as coleções de bandas ou gêneros em caixas bem acondicionados, com materiais que não tenham muitas ranhuras que acumulem poeira. Assim como no caso do papel, no longo prazo a poeira é a principal inimiga dos colecionadores, pois acidifica as superfícies tanto das mídias quanto do papel dos encartes.
  • A beleza e complexidade dos action figures os coloca entre os itens mais ambicionados e belos. Mais do que a luz do Sol, o excesso de calor também é fatal, especialmente para a pintura.
  • Você pode criar pequenas redomas ou cubos em acrílico para poder expor seus artigos como decoração pela casa sem ter medo de quedas e choques, nem da oxidação ou excesso de calor. Seu hobby pode muito bem se tornar uma decoração temática incrível para a casa, com um aspecto mais minimalista e geek!

Dê um up na organização e exposição de sua coleção com artigos em acrílico para criar redomas, caixas de proteção, nichos e expositores fáceis de limpar e livres de mofo. Aqui na Acrílicos Centauri você customiza seus próprios artigos para cuidar da coleção com as melhores condições e muito mais durabilidade para seus itens. Confira nossa página!

Leave a Reply