Dicas de iluminação em acrílico para conhecer e se inspirar

Atualmente, o mercado do acrílico tem revolucionado os mundos da decoração e da iluminação. Isto porque esse material possibilita a criação de projetos arquitetônicos e luminotécnicos muito diferente do que costumamos ver por aí.

Assim, aproveitando-se da modernidade e versatilidade do acrílico, os projetos de iluminação adquirem cada vez mais consistência nos jogos de cores e criatividade. São lustres, arandelas, pendentes e cúpulas que, uma vez feitas em acrílico, conferem ao espaço maior elegância, requinte e – como não – garantia de durabilidade.

Para dar maior destaque à natureza peculiar do acrílico, no post de hoje trazemos para você variados tipos de iluminação com o acrílico. Fique por dentro das possibilidades desse material fascinante!

Por que apostar em uma iluminação com acrílico?

Com suas especificidades raras, o acrílico atende com eficiência aqueles que necessitam de luminárias resistentes, modernas e atrativas.

As particularidades do acrílico fazem com que o material se destaque nas vastas possibilidades de aplicação. Não à toa, podemos encontrar o acrílico para além dos projetos protocolares de decoração, na medida em que este material é recorrentemente usado em indústrias aéreas e automotivas e em materiais de construção.

Isso porque o acrílico possui características que regulam o seu alto desempenho em vários projetos arquitetônicos e decorativos. A começar pela sua capacidade natural de resistência contra os raios solares e condições adversas de clima, que assegura a nossa proteção contra os raios UVA e UVB, sendo, portanto, uma ótima opção para projetos de iluminação natural em que a exposição solar é contínua.

Podemos ainda destacar que a transparência do acrílico é superior ao vidro, posto que o material alcança uma transmissão luminosa de 92%. Assim, o acrílico perfila como um dos materiais mais propensos a otimização de projetos arquitetônicos zenitais, nos quais a luz solar tende a ser aproveitada ao máximo.

Por fim, não podemos deixar de falar da alta resistência do acrílico contra impactos. Sabe-se que o acrílico é um material de grande flexibilidade e não muito propenso à quebra. Na verdade, antes de quebrar de fato, o acrílico tende a rachar, avisando a necessidade de sua substituição. Assim, diferente do vidro que estilhaça em variados pedaços cortantes, o acrílico quebra em pedaços não cortantes, prevenindo possíveis acidentes.

Por essas e outras razões acreditamos que optar por artigos de iluminação em acrílico é uma ótima proposta para assegurar o controle de luz, bem como maior otimização da decoração de ambientes.

6 dicas de iluminação com acrílico para ambientes

Como pudemos perceber, o acrílico é o material mais que perfeito para ser utilizado em artigos de iluminação. No entanto, saber qual tipo de artigo escolher é fundamental para se ter uma iluminação assertiva e bonita!

Por isso, te convidamos a conferir 6 dicas incríveis de iluminação com acrílico a seguir:

Luminárias de mesa

Com o enfoque em luzes direcionadas e pontuais, as luminárias de mesa em acrílico são excelentes para se ter na mesa de estudos ou ainda do escritório, visto que promovem uma luz secundária ao ambiente.

O interessante deste tipo de luminárias é que elas são bem compactas e fáceis de transportar, além, é claro, de serem encontradas em uma variada gama de modelos e temáticas – até mesmo porque o acrílico comporta a impressão de desenhos sem sofrer qualquer tipo de dano.

Então, se quer deixar o ambiente mais despojado e confortável, invista em luminárias de mesa em acrílico, que é sucesso na certa.

Lustres em acrílico

Sabemos que a iluminação artificial é de extrema importância para o projeto de iluminação de uma casa, afinal, quando o sol se põe, a iluminação dos ambientes precisa ser assegurada de alguma forma, não é mesmo?

Dentre os diversos tipos de iluminação artificial encontramos os lustres em grande destaque, devido à sofisticação e elegância que agregam ao ambiente. Hoje, entre os variados designs de lustres, encontramos os lustres em acrílico.

Devido à crescente da proposta estética minimalista emergem os lustres em acrílico, sustentando a aposta dessa nova tendência em tons mais neutros – o que o acrílico garante com louvor, afinal, a translucidez é uma característica inerente a esse material.

Sendo assim, os lustres de acrílico são promessas valiosas de Arte & Décor. Em ambientes como a sala de jantar, estes lustres podem esbanjar luxo, mas também trazer mais aconchego para o recinto.

Clarabóia

A clarabóia é uma possibilidade luminotécnica de iluminação natural que se localiza no teto, com a finalidade de controlar a luz solar do ambiente. Podemos encontrar a clarabóia em diversos materiais, e um deles é o acrílico. Devido a sua alta transparência, permite melhor otimização da luz natural.

Entretanto, a depender das condições climáticas da região, o tipo de elemento do acabamento da clarabóia pode variar, passando de transparente para leitoso.

Como a clarabóia é instalada em ambientes que possuem pouca ou nenhuma janela, a função elementar da claraboia de acrílico é promover melhores condições de iluminação, no entanto, se houver espaço, há ainda possibilidade de uma otimização de ventilação cruzada no ambiente, deixando-o mais arejado e aconchegante.

Túnel de luz

Os túneis de luz também são grandes propostas de iluminação para melhor otimização da luz natural, uma vez que recebem a luz solar, geralmente, por um dómus – claraboia redonda – e a direcionam para o espaço interno do ambiente através de um túnel de alta capacidade de reflexão, daí o nome túnel de luz.

Este elemento entra para as nossa lista de dicas de hoje pois seu domus pode ser feito em acrílico, dinamizando a receptividade de luz e corroborando para a proteção UV, uma vez que os domus em acrílico possuem proteção natural contra os raios solares.

Assim, além de um controle de luz, você ainda propicia ao ambiente segurança contra a ação solar, principalmente, em espaços que você tende a frequentar no período matutino e vespertino.

Pendentes

Os pendentes nada mais são do que luminárias que ficam suspensas no teto por uma haste ou cabo. Sendo propostas de iluminação focada, os pendentes são ideais para destacar pontos através da luz. Assim, os encontramos em cima da mesa de jantar, em algumas bancadas da cozinha e até mesmo sobre mesas de estudos.

Quando feitos de acrílico, os pendentes são ótimos para criar estéticas mais clean. Tão certo que os pendentes esféricos em acrílico, por exemplo, são propostas modernas de decoração e grandes opções para ambientes com uma roupagem mais neutra.

Painéis com LED

Agora deixando um pouco de lado os projetos luminotécnicos residenciais e se aventurando nos projetos comerciais, encontramos uma proposta de iluminação com acrílico inacreditável – os painéis de LED.

Painéis de LED em acrílico são atrativos e eficazes, trazendo grande luminosidade. Quando utilizados na fachada de uma loja, agregam uma maior visibilidade, destacando os informativos.

Aqui, já conseguimos vislumbrar uma outra característica inerente ao acrílico: a sua alta maleabilidade permite que gravações sejam feitas sem que o material estoure ou estilhace com facilidade.

Os painéis de LED são grandes propostas tecnológicas que vieram para ficar. Funcionando com displays iluminados com multicores, esses painéis são ótimos para a divulgação de mídias impressas. E o melhor: contando com o design atrativo, o painel de LED em acrílico assegura a permanência da imagem de sua marca 24hs por dia, em 7 dias da semana.

Prontinho! Agora você já está por dentro de grandes dicas de iluminação em acrílico e pode finalmente decorar ambientes deixando-os estilosos, mas sem perder em conforto.

E como você já está cansado de saber, para mais dicas de Arte & Decor com acrílico, acompanhe sempre as publicações semanais aqui do blog. Nos vemos na próxima!

Leave a Reply