Confiras nossas dicas sobre como utilizar a decoração com luminárias

O poder da iluminação de ambientes é impressionante, ela é capaz de destacar qualquer objeto ou até mesmo preencher um cômodo de forma impressionante. Apesar das inúmeras capacidades que a decoração com luminárias pode oferecer, é importante manter o equilíbrio e escolher as peças certas.

O desejo por mudança é contínuo, mas nem sempre sobra espaço no orçamento para redecorar todos os itens de um ambiente, por isso, a aposta para uma mudança certeira e compacta está nos pontos de iluminação. Pense bem, em um cômodo clean e minimalista, quem rouba o protagonismo? Ela mesmo, a luz!

Posição, cor, ornamentos, suporte, todas essa características podem auxiliar na transformação de um espaço através das luzes, e, pensando nessas ideias, a Centauri Acrílicos separou dicas de como decorar diferentes lugares com as luminárias. Vamos conferir?

Decoração com luminárias: conheça as opções

decoração de ambiente com luminárias

Começar a pensar sua decoração com luminárias a partir dos modelos disponíveis no mercado atual é bem importante. Com essas opções fresquinhas na memória, fica mais fácil investir nos objetos que mais combinam com o cômodo que você pretende transformar, e até mesma com a decoração que ele já tem.

Para quartos, salas e escritórios temos as luminárias de mesa, que não devem ser confundidas com abajures, pois, além de oferecerem uma luz mais ampla, elas costumam não ter a cúpula característica desses objetos. São ótimas para decorar cantinhos de leitura, por exemplo, e oferecem uma iluminação mais suave e completa.

Leia mais: Como organizar seu home office? 

Se você busca transformar um ambiente com a iluminação indireta e super aconchegante, as luminárias de piso, ou de chão, não podem ficar de fora do seu radar. O canto do sofá da sala pode se tornar um espaço relax e introspectivo com o apoio de uma luminária de chão e uma mantinha decorativa.

Quer decorar com a iluminação, mas tem pouco espaço? As luminárias embutidas foram pensadas exatamente para esse propósito. Ideais para os mais diversos cômodos, desde a cozinha, até o banheiro, elas não exigem espaço extra de apoio e ainda prometem facilidade para realizar sua instalação.

Quando pensamos em efeitos decorativos de iluminação é praticamente impossível não lembrar das luminárias pendentes. A opção de adicionar inúmeras lâmpadas e criar diferentes desenhos de luz é indicada para quem abre mão do estilo e da personalidade, seja na cozinha, na sala de jantar e até mesmo no quarto.

Iluminação equilibrada: atenção as cores!

iluminação equilibrada

A capacidade de transformação que a iluminação tem nos ambientes já está mais que comprovada, não é mesmo? E para garantir esse efeito poderoso em diferentes cômodos da casa, é necessário se atentar aos detalhes especiais que cada espaço exige, para que elas possam brilhar com todo seu potencial.

Antes de começarmos com nossas dicas para cada cômodo, é importante se atentar as cores de cada lâmpada, seja ela posicionada em um pendente ou até nos embutidos. Os tons amarelados oferecem um efeito mais intimista e aconchegante, porém mantenha o equilíbrio, para que os espaços não se tornem escuros demais.

Leia mais e “Aprenda como fazer uma decoração de salão de beleza!

Já as lâmpadas brancas dão amplitude ao espaço e devem ser adicionadas com atenção para que o desconforto visual do excesso de branco não tome conta. Por fim, o principal cuidado que se deve ter ao pensar em tons são as lâmpadas coloridas, que mudam completamente a iluminação e precisam ser usadas de forma equilibrada.

O poder das luzes por toda a casa

sala de estar iluminada

Agora que você já tem todas as dicas essenciais para introduzir a decoração com luminárias na sua casa, separamos 3 exemplo de como utilizá-las de forma harmoniosa em espaços com necessidades completamente diferentes.

Leia também: Organizadores para casa: confira 8 modelos! 

Uma iluminação uniforme para a cozinha

cozinha de mármore branco

Essa iluminação ampla e uniforme é a mais indicada para o espaço que promete ser o coração da casa. Para as bancadas e a mesa, as lâmpadas de alta fidelidade de cores são essenciais para que o preparo dos alimentos seja feito da forma mais segura possível.

Um truque indispensável para quem optar pelos pendentes nesse tipo de decoração, é escolher aqueles que tenham uma remoção rápida e prática da cúpula, assim fica mais fácil limpar as impurezas e eliminar qualquer vestígio de contaminação que atrapalha a degustação de pratos deliciosos.

Iluminando os sonhos do bebê com carinho

ensaio fotográfico bebê

Como já comentamos aqui, luzes amarelas e luminárias de mesa podem ser a melhor opção para adicionar um clima aconchegante para os quartos. E quando pensamos na decoração para bebês, esse é um sentimento indispensável.

Escolha um ponto de luz além de iluminação padrão para que as noites acordados sejam mais confortáveis. A luminária pode ficar em cima de uma cômoda, ou ao lado da poltrona de amamentação, o importante aqui é pensar em praticidade e harmonia, tanto para as mamães, quanto para os bebês.

Áreas externas cheias de personalidade

área externa iluminação natural

O jardim é um dos espaços mais complicados de decorar quando pensamos na necessidade de oferecer iluminação a um ambiente. As luminárias embutidas costumam dar mais segurança e resistência nesse tipo de local, por isso são sempre as mais indicadas. Em relação às cores, o ideal é optar por lâmpadas amareladas.

Agora é só se inspirar em nossas dicas e transformar a casa toda com as diversas possibilidades de decoração com luminárias. E não se esqueça de conferir as outras dicas e novidades disponíveis aqui no blog da Centauri Acrílicos!

Leave a Reply