Organize seu home office: dicas práticas e o que não pode faltar

A facilidade de conexão digital e as profissões relacionadas à tecnologia permitiram, há algum tempo, que muita gente pudesse trabalhar de casa. O chamado home office se tornou realidade para muitos brasileiros.

O termo em inglês significa “escritório em casa” e serve para designar o cômodo ou espaço reservado para o trabalho. No Brasil, além dessa definição, também dá nome ao formato de emprego que não exige a presença física do colaborador e é facilitado pela tecnologia.

Se trata de uma ótima opção em diversas situações, como, por exemplo, pais e mães com filhos pequenos, microempreendedores que não conseguem bancar a estrutura de um escritório e profissionais que trabalham à distância.

As vantagens dessa configuração são muitas, incluindo a quebra de fronteiras geográficas, a inclusão de mais pessoas no mercado de trabalho, a economia das empresas nos gastos com espaço físico, a praticidade, o conforto e a segurança para o trabalhador, entre outras.

No entanto, uma preocupação costuma ser comum: como organizar um home office para manter a produtividade e a concentração nas atividades? É muito importante saber arrumar o local para ensinar sua mente a manter o foco, evitando distrações e perda de tempo.

Pensando nisso, a Centauri Acrílicos preparou um conteúdo completo com dicas simples para organizar seu escritório pessoal e se manter produtivo trabalhando em casa. Acompanhe o post!

Dicas práticas para organizar seu home office

Separe os ambientes

tela de monitor delisgada

A primeira dica é, também, a mais importante e óbvia: é necessário manter uma clara divisão entre o espaço de trabalho e o resto da sua casa. Dessa forma seu cérebro conseguirá entender mais facilmente que você não está de férias e manter o foco.

O ideal é que haja um cômodo exclusivo para seu ofício, mas sabemos que nem sempre isso é possível. Se o seu home office fica na sala ou no quarto de casa, por exemplo, estabeleça limites físicos no local, como tapetes, plantas ou móveis que sinalizem a divisão.

Estabeleça uma rotina

painel de post its

Para não confundir as coisas, pense como se estivesse em um trabalho formal. Estabeleça horários para as refeições e o cafezinho, evite demorar ao ir ao banheiro, não se distraia com o celular ou com as tarefas domésticas a serem feitas.

Também é importante agir como se estivesse saindo de casa: tome um banho de manhã, escove os dentes, arrume a cama, troque o pijama por uma roupa mais formal. São ações simples que fazem muita diferença no dia a dia.

Mantenha o espaço organizado

blocos de nota na mesa

Pesquisadores do comportamento humano já comprovaram que espaços desorganizados deixam sua mente confusa. Um home office bem estruturado precisa passar uma imagem profissional; isso facilita sua rotina e te deixa mais animado para trabalhar. Veja algumas atitudes prática:

Mantenha à vista apenas o essencial: muitos objetos podem te distrair da tarefa atual. Procure manter na mesa apenas o que for utilizar no momento e armazene o resto.

Elimine tudo o que possa tirar sua atenção: mantenha a TV desligada, guarde aquele livro super legal em uma gaveta, limpe sua mesa. É possível, até, organizar seus pensamentos: anote em sua agenda ou em post its tudo o que vier à mente que pode ser feito depois.

Guarde objetos em categorias definidas: imagine ter que localizar papéis importantes ou ferramentas para uma tarefa urgente; se houver bagunça você perderá tempo e a concentração. É básico: quando cada coisa tem seu lugar, fica mais fácil encontrá-las.

Invista em itens multifuncionais: objetos que sirvam para diversas funções economizam seu espaço, dinheiro e tempo na hora de procurar ou guardar recursos. Você também pode ressignificar peças de casa para o uso profissional. Um porta pincéis de maquiagem pode, facilmente, ser transformado em porta lápis.

4 itens essenciais para manter a produtividade no home office

espaço para home office

Para decorar seu home office pensando em aumentar a produtividade, você precisa de alguns itens essenciais em qualquer ambiente organizado. Confira, a seguir, os objetos que te ajudam a ser mais focado em um trabalho remoto:

  • Bancada, mesa ou escrivaninha

mesa para escritório

Este é o item mais importante em um home office, pois é onde o trabalho se concentra. Para escolher a melhor opção entre bancada, mesa ou escrivaninha, considere o tamanho do seu cômodo e a utilização do móvel.

Se você usa um computador ou notebook, pode apostar em uma escrivaninha pequena. Se precisa dispor de diversos materiais para artesanato, uma bancada ou mesa mais larga funciona melhor.

  • Cadeira ou poltrona

cadeira para escritório

Outro objeto fundamental e que precisa ser escolhido com cuidado, principalmente se você passa o dia todo sentado. Seu corpo precisa de conforto e sustentação para manter a postura, espantar o sono e não desenvolver dores musculares. Lembre-se: é igualmente importante se alongar e fazer caminhadas curtas ao longo do dia.

  • Armário ou prateleiras

armário para escritório

Aqui, também, sua decoração depende do trabalho desenvolvido e dos objetos necessários. Pode ser que você precise de uma grande estante para armazenar livros e papéis. Algumas prateleiras dispostas acima da mesa podem ser mais funcionais para expor itens de papelaria.

Seja qual for sua decisão, não se esqueça de manter tudo arrumado e de limpar com frequência.

organizadores em acrílico de escritório

Para complementar a arrumação da mesa e do armário, as caixas organizadoras são fundamentais! Elas te ajudam a criar a categorização de objetos que citamos anteriormente, mantém sua bancada mais limpa e otimizada e permite fácil acesso às ferramentas que você utiliza.

As caixas ou gaveteiros de acrílico são recomendadas por serem resistentes, apresentarem ótimo custo-benefício e permitirem fácil visualização dos itens, principalmente se você escolher um modelo transparente. Já as opções coloridas apresentam a vantagem de personalizar o espaço com o seu estilo, fazendo parte da decoração.

Os carrinhos para escritório com gavetas funcionam muito bem para organizar pastas com papéis, itens de papelaria, materiais artísticos, pequenos objetos, livros e até comportam outras caixas organizadoras.

A partir disso, sua criatividade é liberada para acrescentar itens que te deixem mais confortável ou que proporcionem mais personalidade ao local, sempre com bom senso.

Se você acompanhou o post até aqui, conta pra gente: como é a organização do seu home office? Você consegue manter o foco? Coloque em prática nossas dicas e potencialize sua produtividade!

Deixe um comentário