Aprenda a fazer seu próprio terrário em casa

Existem terrários dos mais diversos. Alguns possuem muitos metros quadrados, desenvolvidos para plantas ou animais especiais, recriando suas condições ideais. Outros são singelas decorações cheias de propósito. Se você conhece algum, se apaixonou pela ideia e está buscando dicas de como fazer um terrário próprio, nesta postagem trazemos técnicas especiais para começar, confira!

Como fazer um terrário: o básico

O terrário é uma redoma preenchida com terra, cascalho ou pedras, geralmente apropriado para a criação de algo, como um terrário para jabuti, fazenda de formigas ou terrário de suculentas, entre outros tipos de plantas. Mais que isso: todo terrário costuma ter um aspecto decorativo, isso quando alguns não são exclusivamente para decoração.

Os terrários são ótimas peças decor, trazendo um pedacinho da natureza para dentro da sua casa de forma minimalista. É perfeito para quem não dispõe de espaços amplos, como no caso dos apartamentos.

O primeiro passo para fazer seu terrário é escolher a função. É a partir dela que você vai selecionar os outros componentes para integrar sua composição.

Tente pensar lá na frente – até onde você quer customizar e aumentar seu terrário? Você pode começar aos poucos, com redomas pequenas, ou começar com um espaço maior, para garantir a expansão.

Como construir um terrário de suculentas?

As suculentas são plantinhas muito amadas! Quem já não recebeu uma de presente e ficou sem saber como guardar e cuidar?

Bem, as suculentas são bastante resistentes, além de lindas. E muitas vezes as embalagens de papelão que as acompanham não ajudam a mostrar toda essa beleza.

Plantas para terrário precisam ser resistentes e adaptadas à coabitação. A suculenta pode dar o tom do seu terrário, mas pode ser acompanhada por outras plantas que gostam de conviver com ela, como musgos, violetas, confetes e trapoerabas.

Terrário de suculentas visto de cima em uma mesa lisa

É importante escolher bem seu recipiente. No caso das plantas, é fundamental que haja algum lugar para a água escapar.

Apesar de o vidro ser o material mais comum, talvez não seja tão fácil encontrar aquela peça customizada que você tanto precisa. Você pode mandar produzir uma ou encomendar um domo ou outros formatos de peças de acrílico, que não têm o risco de quebra.

Tenha atenção no momento do plantio, para que as raízes tenham espaço entre si. Prepare a terra com os minerais adequados para o tipo de plantas que escolheu. Se for plantar musgos, o cascalho e as pedrinhas para que elas cresçam vai fazer toda a diferença no resultado final! Divirta-se!

Como construir um terrário para Jabuti?

Se você quer preparar um espaço especial para seu jabuti passar um tempo – especialmente para não ficar perdido pela casa – prepare um aquário de vidro ou acrílico com um espaço bem generoso e suba as bordas o suficiente para que ele não fuja.

Jabuti caminhando em cima de base de madeira

Não pode faltar uma área para água e alimento e, como jabutis amam um espacinho fresco e com sombra, divirta-se customizando um lugarzinho especial para ele; uma pedra com fenda, um tronco ou um abrigo em acrílico podem fazer toda a diferença.

Não deixe de plantar algo que agrade o jabuti. Use uma terra bem fofinha, para não deformar suas patas, e deixe uma luz média sobre a área em que posicionou as plantas. Você vai ver seu pet muito mais ativo nesse ambiente novo!

Como criar uma fazenda de formigas?

As fazendas de formigas são mais complexas e pode ser que exijam um preparo maior.

É você quem vai definir a maneira como elas vão construir seu formigueiro e, para poder ver em corte o seu trabalho, é importante criar dois ambientes: um externo, onde você vai colocar os alimentos, a graminha e as decorações, e outro interno, para que o formigueiro se desenvolva.

Você pode preparar uma estrutura em acrílico com pequenas bordas removíveis, que se pareçam com os caixilhos que os apicultores fazem nas suas colméias. Se quiser moldar o formato do formigueiro, você pode colar espumas em EVA com o formato dos túneis que vão preparar.

É importante usar acrílico para poder modificar o formigário, mover as placas e também fazer a limpeza, ocasionalmente.

Criando terrários como artigo de decoração

Muitas pessoas optam pelo terrário apenas como uma forma de decoração, utilizando pedrinhas ornamentais no lugar da terra, aplicando miniaturas colecionáveis ou preparando suas próprias peças decorativas.

Terrário com areia branca e um bonsai dentro, servindo de decoração em uma sala

O Feng Shui valoriza muito a disposição, as formas e os materiais dos artigos da casa, e o terrário, por sua versatilidade, pode ser uma peça chave para essa prática: você pode customizar terrários com formato triangular, para captação e neutralização energética e, dentro dele, colocar pedras como a turmalina ou o ônix, com terra bem fresca.

Você certamente vai se divertir muito com seu terrário, observando as formas com que a vida se desenvolve, decorando e harmonizando seu ambiente. Aqui no blog Acrílicos Centauri você encontra diversas dicas especiais de decoração e, em nossa loja online, os melhores artigos em acrílico para sua casa. Se quiser preparar algo especial, solicite um projeto com a nossa equipe especializada.

Leave a Reply