Kit de maquiagem profissional: como montar o seu

Se você é uma iniciante no mundo da make ou uma expert, saber como montar um kit de maquiagem profissional pode fazer total diferença no processo e no resultado final de sua make, seja para você mesma ou para uma cliente.

Produtos para organização, higienização e preparação de pele, acessórios e cosméticos essenciais a uma maquiagem não podem deixar de entrar nesse kit, viu?! Por isso, no post de hoje, preparamos dicas funcionais para montar um kit básico de maquiagem profissional, mostrando a você que o essencial já é mais do que o suficiente para começar. Vamos lá?!

Invista em organizadores

O primeiro passo para quem quer montar o kit de maquiagem profissional é investir em organizadores de maquiagem. Isso porque os organizadores, além de otimizar a disposição dos produtos, agregam em durabilidade dos cosméticos.

Quando guardamos os cosméticos e pincéis em um mesmo espaço, acabamos por diminuir o tempo de vida útil dos produtos, podendo inclusive danificá-los. Além disso, fora de nosso campo de visão, é comum que acumulemos mais produtos do que o normal.

Aí já viu, né?! Produtos com embalagens vencidas, máscaras de cílios secas, lápis de olho sem ponta e, por vezes, bases estouradas. Ter um organizador ao seu dispor para ordenar as maquiagens, seja pela prioridade de uso ou por puro favoritismo, é um bom começo.

Quer aprender a como guardar as makes? Confira nossas dicas!

Quais produtos você utiliza para preparar a sua pele? Você começa a sua make pelos olhos ou pela boca? Prefere hidratar a pele com hidratante ao invés de primer? Essas perguntas podem ser norteadoras quando você for organizar os produtinhos.

Aliás, investir em organizadores em acrílico é uma boa opção para melhor gerenciamento de seus produtos e, claro, dos passos de sua maquiagem. Isso se deve à praticidade que a setorização desses organizadores possui, o que ajuda,inclusive, para guardar os seus pincéis e as esponjas.

A forma ideal de dispor os pincéis em seu kit de maquiagem é usando os compartimentos dos organizadores, pois eles permitem separar os acessórios, mantendo a qualidade das cerdas e fazendo cada item visível para os processos de aplicação. Como, para cada etapa de uma make, um ou mais pincéis são utilizados, deixá-los organizadinhos à sua vista torna o processo mais fácil e produtivo.

Pincele-se

Falando neles, itens indispensáveis para aquelas que querem montar um kit básico de maquiagem profissional são os pincéis. Esses acessórios são vastos e, hoje, você já encontra muitas variedades: pincel kabuki, duo fiber, duo plus, pincel para sombra, base, delineador, boca e até para esfumados.

Dispor de um kit de pincéis é fundamental para uma make profissional. Mas, tão importante quanto, é essencial sempre limpar os pincéis após o uso para remover os restos de produto, aumentando a qualidade das produções e a vida útil dos equipamentos.

Lembre-se dos acessórios imprescindíveis

Uma maquiagem profissional não se faz apenas com pincéis. Hoje existem acessórios no mercado que podem contribuir e muito no resultado final de uma make. Vejamos alguns deles:

Estojo de pincéis de maquiagem

  • Paleta e espátula: esses acessórios são fundamentais para criar blends de produtos, seja de sombras, corretivos ou bases;
  • Protetores de roupas: esse item é fundamental para manter a integridade da roupa de sua cliente, principalmente se for atendê-la a domicílio. Afinal, não é impossível que algum produto escorra ou os pós caiam durante processo;
  • Apontador: imprescindível para deixar os lápis sempre apontados, prontos para uso;
  • Leque: ideal para o auxílio de secagem da maquiagem. Aliás, evite ficar soprando o rosto da cliente, isto pode trazer certo desconforto;
  • Esponjinhas: são ótimas para espalhar os produtos de forma assertiva e eficaz.

Planeje um kit de skincare

Um kit para higienizar a pele é muito importante, afinal, é preciso prepará-la para receber todos os cosméticos que virão. Então, se você tiver condições e tempo de separar alguns produtos de skincare, como um sabonete, esfoliante e uma máscara de hidratação tornará o seu kit de maquiagem muito mais arrojado.

Mas, caso não o tenha, uma água micelar para a limpeza dos poros e retirada dos resquícios de poluição é mais do que suficiente para fazer a higienização da pele. Use algodão para aplicação ou conte com lenços umedecidos, que também são muito práticos.

Conte com produtos que ajude na preparação da pele

Antes de fazer qualquer maquiagem, é preciso preparar a pele para receber os produtos que você irá utilizar. Para isso, você pode utilizar um primer ou produtos hidratantes como: séruns, óleos e géis. Contar com esses cosméticos é essencial para quem quer montar um kit de maquiagem profissional, pois asseguram a saúde da pele diante de tantos produtos químicos.

Não esqueça do fundamental: maquiagem

Além dos organizadores, acessórios e produtos de higienização e preparação de pele, o que não pode faltar em seu kit de são os produtos fundamentais a qualquer make, as maquiagens, desde as mais formais até as mais intimistas. Vejamos alguns deles:

Produtos de maquiagem jogados em uma mesa de madeira

  • Base: item essencial para fazer a cobertura da pele. É usada para corrigir as imperfeições e as linhas de expressões, deixando o rosto como se fosse uma tela pronta para ser pintada – para profissionais, o ideal é contar com produtos para diferentes tons de pele;
  • Corretivo: para se livrar das olheiras e linhas de expressões, os corretivos são essenciais. Opte por uma paleta de corretivos, assim você terá vários tons disponíveis para variados tipos de pele;
  • Sombras: em cores neutras, como matizes peroladas e tons terrosos, as sombras dão o “tchan” na maquiagem. Ao trazer mais vivacidade por meio do jogo de cores, as sombras realçam e destacam o olhar;
  • Batons: além de passar a imagem de uma mulher empoderada e segura de si, os batons são itens indispensáveis em um kit de maquiagem profissional. O ideal seria contar com várias cores para ter maior possibilidade de estéticas, no entanto, se for impossível, aposte em tons nudes e, claro, não se esqueça do clássico batom vermelho;
  • Delineador: o interessante desse item é que ele se garante por si só. Logo, pode ser usado para finalizar uma make com sombra ou ser o componente único para valorização do olhar;
  • Sombra de sobrancelha: para corrigir as imperfeições das sobrancelhas, nada melhor do que uma paleta de sobrancelha. Aposte em matizes de preto e marrom para dar maior naturalidade ao contorno, ou até mesmo aquele conhecido tom universal.

Prontinho! Agora você está mais do que preparada para montar o kit de maquiagem profissional ideal. Mas, queremos ouvir de você: como estão organizados os seus produtinhos atualmente? Você já perdeu algum cosmético por má organização?

Não se esqueça que, em nosso blog, você encontra postagens semanais com dicas úteis e práticas que podem mudar a sua experiência de vida.

Nos vemos em breve!

Deixe um comentário