Como lavar, secar e armazenar pincéis de maquiagem

Escolher seu kit de pincéis é um evento, e para fazer jus ao investimento, saber como lavar seu pincel de maquiagem é fundamental para ter o melhor aproveitamento e prolongar sua vida útil sem perder em performance. Na postagem de hoje iremos trocar dicas sobre como fazer uma lavagem rápida, prática e efetiva dos seus equipamentos de make.

Por que e em quanto tempo lavar os pincéis de maquiagem?

A regularidade das lavagens depende bastante do quanto você utiliza os pincéis e do tipo de material, tanto das cerdas quanto da textura das maquiagens.

Pincéis de maquiagem dentro do estojo

O ideal é sempre remover qualquer excesso com um pequena batida ou com papel, especialmente com makes em pó, mas isso não nos desobriga de fazer uma lavagem regular, pode ser entre cada duas semanas caso o uso seja mais intenso ou mensal.

Mesmo que a superfície do pincel pareça limpa, mais profundamente entre as cerdas sempre ficam alguns resíduos da maquiagem, e isso isso acaba favorecendo a proliferação de fungos e bactérias, que vão diminuir a vida útil, especialmente em cerdas naturais, além de enrijecer as cerdas, deixando-as menos flexíveis e mais quebradiças, além de o acúmulo de diferentes cores de make ter chances de atrapalhar no tom das aplicações de maquiagem posteriores.

Passo a passo para lavar pincéis de maquiagem: 

Você pode usar diferentes técnicas para higienizar seus pincéis, existem opções específicas para pincéis de make, como as soluções líquidas e também acessórios emborrachados com diferentes superfícies para remover do mais superficial ao mais cremoso, mas o fato é que nada substitui uma ocasional limpeza seguida de esterilização.

Mulher segurando pincéis de maquiagem em uma bancada com espelho

O que usar para lavar os pincéis de maquiagem?

  • Você pode optar pelo mais prático, como detergente, aquele de cozinha mesmo, ou então shampoos infantis, que têm o pH controlado e não levam álcool, esse é ideal especialmente para aqueles pincéis com cerdas naturais, de forma que vale a pena usar até um condicionador para finalizar sua lavagem e manter as cerdas hidratadas e mais duráveis.

Pincéis de maquiagem juntos dentro de um potinho

De acordo com o nível de uso, é importante deixar os pincéis de molho por em torno de meia hora, especialmente aqueles que levam makes mais líquidas e cremosas, e para isso você pode usar tanto o detergente quanto o shampoo ou uma solução demaquilante bifásica.

O importante é que apenas as cerdas fiquem submersas na solução, quando o cabo é molhado, pode acabar perdendo a cola antecipadamente, além de correr o risco de apodrecer antecipadamente a madeira dos cabos quando ficam molhados regularmente.

  • Os tapetes limpa-pincel também são ótimas opções; você pode fixá-los na pia enquanto lava, eles geralmente têm três tipos de texturas diferentes, para oferecer várias profundidades de limpezas, para os diferentes tamanhos de cerdas, geralmente são três: uma para pincéis maiores, de pó, outra mais texturizada, para pincéis maiores que usam makes mais cremosas e outro mais texturizado, para pincéis de ponta pequena.

Lavando os pincéis de maquiagem

A lavagem é bem prática:

  • Separe seus pincéis ao lado de pia ou algum lugar com água corrente.
  • Com o pincel umedecido, separe na palma da mão a solução para limpeza (detergente ou shampoo) e vá esfregando de forma circular e bastante suave a extensão do pincel na palma da mão, dando algumas ocasionais batidinhas verticais para espalhar a espuma.
  • Caso utilize o tapete lava-pincel, esfregue o pincel na parte com a textura mais apropriada para o tamanho do pincel, tipo de make e intensidade de limpeza.
  • Você também pode usar um sabão em barra neutro como superfície para lavar os pincéis, seguindo os mesmos passos da lavagem no tapete de pincéis
  • Se necessário, repita o processo mais de uma vez e, ao terminar, de algumas esfregadas e batidas à seco no pincel para remover o excesso e depois utilize um papel toalha para garantir que ele esteja mais seco.
  • Você pode utilizar uma quantia bem pequena de condicionador após lavar os pincéis de cerdas naturais, só para manter sua hidratação por um pouco mais de tempo.

Esterilizando os pincéis

Você pode esterilizar os pincéis tanto levemente úmidos quanto já secos; separe em um pote um pouco de álcool 70 ou isopropílico e vá molhando as cerdas levemente, ou utilize um borrifador com álcool e umedeça as cerdas enquanto vai puxando elas para baixo, para que fiquem ordenadas após a lavagem.

Borrife álcool nos cabos, pois eles também precisam ser esterilizados.

Secando os pincéis

O ideal é deixar seus pincéis secando ao natural, de preferência sob o sol ou em lugares secos e bem ventilados.

Como lavar esponjinha de maquiagem

Vale a pena pôr as esponjinhas de molho, submerja-as na solução de limpeza e vá apertando para que ela absorva a solução, você pode deixá-las de molho por alguns minutos, depois aperte até remover todo o excesso, vá lavando a superfície, apertando para absorver a água e depois remover.

Esponjinhas de maquiagem dentro de um potinho

No começo elas vão ficar inchadas, mesmo retirando o excesso, conforme elas secam e são utilizadas, desincham um pouco, mas é importante dizer que as esponjinhas devem ser trocadas numa média mensal, além de esterilizadas regularmente, por terem um contato bastante direto com a pele.

Depois de lavadas e secas, outra dica importante é manter seus pincéis bem armazenados, de preferência deitados, livres da incidência direta do sol, de odores e umidade, nós temos um post especial sobre organização de seus pincéis, vale muito a pena aprender!

Curtiu nossas publicações? A Acrílicos Centauri tem um blog repleto de posts sobre decoração e organização de diversos ambientes de casa e espaços profissionais. Em nossa loja você encontra os mais diversos artigos funcionais e decorativos para escolher e customizar o seu próprio. 

Até o próximo post!

Leave a Reply