Conheça 9 dicas de decoração para apartamento pequeno

Para muitas pessoas, viver em um apartamento pequeno é sinônimo de aconchego junto a um sonho desejado. Para outras, isso é uma realidade diária que garante desafios, isso porque, criar um espaço funcional em poucos metros pode ser uma tarefa difícil.

A boa notícia é que, a partir de boas escolhas, é possível aproveitar todos os ambientes disponíveis. No conteúdo de hoje, pensamos nos mínimos detalhes e compartilharemos dicas de decoração de apartamento pequeno para te ajudar a ter sucesso nessa tarefa.

Ao colocá-las em prática, você poderá usufruir dos benefícios de ter um lar otimizado em que tudo se encaixa. Tratam-se de ideias para a pintura das paredes, compra dos móveis, organizadores e muito mais. Aproveite!

1. Prefira cores claras para as paredes

As paredes pintadas com tons claros criam uma sensação de cômodos maiores. Não à toa, ela foi escolhida para ser a primeira dica de como decorar apartamento pequeno. Essa mesma regra também se aplica aos móveis, pisos e revestimentos.

Então não posso ter cores vibrantes na minha casa? Sim, você pode, mas é preciso equilíbrio. Para isso, basta incluir os tons fortes nos detalhes, como: tapetes, almofadas, cortinas e quadros.

Por falar em cor, preparamos um conteúdo incrível sobre a decoração de interiores e o significado das cores. Temos certeza que ele vai te ajudar no processo de escolha.

cores claras

2. Aposte em móveis planejados

Os móveis planejados são produzidos sob medida para cada ambiente do apartamento. Como resultado, é possível ter espaços personalizados, totalmente funcionais e sem o risco de ter problemas no momento da montagem.

Por serem confeccionados em materiais de qualidade, eles ainda garantem um charme especial para a residência e design moderno e atemporal. Além, é claro, da durabilidade, responsável por deixá-los sempre com a aparência de novos.

Moveis Planejados

3. Compre móveis multifuncionais

Para quem mora em apartamento alugado, os móveis planejados não são a melhor escolha, já que são produtos fixados planejados para o chão e parede daquele apartamento. Aqui, os móveis multifuncionais ainda entram em ação para proporcionar uma decoração de apartamento pequeno simples e barata.

Mas o que é um móvel multifuncional? É um item com mais de uma função. Por exemplo, uma mesa suspensa posicionada no centro da sala pode ser usada para dividir dois cômodos. Os baús estofados também entram na lista e permitem guardar itens ao mesmo tempo que são usados como banco.

Para completar as sugestões, os organizadores porta-cápsulas podem ficar na cozinha, hall de entrada ou escritório e receber a cafeteira na parte superior, liberando um espaço extra no armário.

Multifuncionais moveis

4. Invista em iluminação

A iluminação faz toda a diferença e pode fazer um apartamento parecer maior, ou seja, nunca é demais ter luminárias, plafons e outros tipos de luz espalhados pela casa.

Em relação à tonalidade, opte por lâmpadas brancas em áreas de trabalho, como escritório, banheiro, cozinha e área de serviço. Já as luzes amarelas devem compor ambientes de descanso, bem como quartos, salas e sacadas.

As sacadas feitas com vidro ou acrílico transparente também são um ótimo investimento e deixam o espaço com uma iluminação natural super aconchegante. Ah, e se deseja ter uma casa acolhedora, inclua plantas na decoração dos ambientes — saiba como escolher e cuidar.

iluminação

5. Aproveite as possibilidades dos espelhos

Elegantes e versáteis, os espelhos garantem o efeito de amplitude que desejamos. Para usar bem os espelhos, considere posicioná-los perto de janelas, dessa forma, eles vão refletir a luz natural do exterior.

Além disso, o item oferece um charme especial aos cômodos. Dentre as possibilidades, você pode incluir um espelho na parede atrás da sala de jantar, ao final do corredor, sala ou onde mais desejar.

Espelhos decoração

6. Inclua organizadores de acrílico nos cômodos

Os organizadores de acrílico deixam os ambientes organizados e livres de bagunça. O produto pode ser usado para guardar controle remoto, chaves, maquiagens, produtos de higiene pessoal e muito mais.

Ainda existem opções feitas para receber joias, roupas, produtos para o banheiro, plantas e outros itens que, geralmente, costumam ocupar muito espaço e você não sabe onde guardá-los.

Organizador Acrilico

7. Mantenha espaços livres

A sétima dica de decoração para apartamento pequeno é sobre as áreas de circulação da casa, já que elas não podem ser comprometidas. Sabemos que você quer aproveitar cada centímetro dos cômodos, mas poder andar pela casa de forma confortável deve ser uma prioridade.

Para isso, evite colocar mesas de centro no meio dos corredores ou móveis que invadam o caminho que você e outras pessoas costumam passar. Garantimos que esse tipo de escolha evitará futuras dores de cabeça.

Espaços livres

8. Use uma cortina alta

Para criar uma sensação forte de verticalidade e, consequentemente, um espaço maior, posicione o suporte da cortina o mais próximo possível do teto e invista em cortinas longas.

Ao ser combinada com o caimento, as cortinas maiores ainda dão uma aparência elegante ao ambiente. Ah, não esqueça de optar por tecidos claros, como branco, creme, bege e outros tons suaves.

Cortinas grandes

9. Mantenha apenas o necessário

Se está em busca de saber como decorar um apartamento pequeno, também é necessário compreender que os objetos que não são usados estão, na verdade, tomando espaço de itens importantes. Por isso, doe ou venda os móveis e outros produtos que não fazem mais sentido para a sua rotina.

Mais vale uma casa com poucos móveis e objetos, mas cheia de personalidade, do que uma casa recheada de produtos e sem originalidade.

Somente o necessario

O que não pode faltar em um apartamento pequeno?

Para quem deseja encontrar uma decoração de apartamento simples e barato, indicamos que invista nos seguintes itens:

  • Móveis suspensos, planejados e multifuncionais;
  • Bancos;
  • Varal suspenso;
  • Organizadores de acrílico para guardar diferentes objetos;
  • Decoração em cores claras;
  • Hall de entrada minimalista — confira dicas de como decorar um hall de entrada;
  • Luz natural;
  • Nichos ou prateleiras nos quartos, área de serviço e escritório. Eles podem ser usados para colocar livros, produtos de limpeza e mais.

Prontinho, agora você já sabe como decorar apartamento pequeno de forma funcional e prática. Esperamos que tenha gostado das ideias e que elas te ajudem a criar uma casa personalizada do jeito que sempre sonhou.

Caso ainda tenha dúvidas ou queira compartilhar alguma sugestão, basta compartilhar nos comentários que vamos te responder o quanto antes. Até o próximo post!

Deixe um comentário