6 dicas para mandar bem na decoração de apartamentos pequenos!

Para muitas pessoas, viver em um apartamento pequeno e aconchegante pode ser um sonho agradável. Para outras, esse sonho é uma realidade diária que traz o desafio de  criar um espaço que sirva ao propósito funcional, mas que também agrade nossos gostos.

Viver em um espaço reduzido tem suas vantagens e desvantagens, é preciso equilibrar essas duas categorias para que o resultado seja um apartamento maravilhoso, de acordo com aquilo que desejamos para o nosso lar.

Quem nunca pensou especificamente em como cuidar da decoração de casa, ou quem está lidando com um apartamento de pequenas proporções pela primeira vez pode ficar um pouco perdido na hora de decidir como aproveitar o espaço da melhor maneira.

Por isso, nós preparamos um compilado com algumas informações e dicas valiosas que você pode usar para ter certeza de que está fazendo a coisa certa com o espaço disponível.

Não precisamos nem lembrar do quão importante é viver em um ambiente que atenda nossas demandas estéticas: ficamos muito mais satisfeitos com cada detalhe dentro de casa, sentimos que realmente vivemos em um lar, eu espaço só nosso.

Ideias para o seu apartamento

mulher sentada no plástico em cima dos móveis

Chegou a hora de imaginar a sua casa cheia de um estilo que reflita fielmente os seus gostos mais autênticos. Este processo pode envolver, por exemplo, a troca ou abandono de alguns móveis que já não cabem mais dentro de casa.

Há quem ame o aconchego de um espaço reduzido, mas, mesmo se você for daqueles que acabou em um apartamento desse tipo mais por necessidade do que por vontade, existem alguns truques muito úteis que vão transformar sua casa em um verdadeiro palácio. (Leia também Guia para estética da decoração minimalista). 

A seguir, confira as dicas que preparamos para te ajudar nesse processo essencial que é a decoração de casa.

1. A pintura faz a diferença: atenção às cores!

mulher pintando parede de azul

As paredes brancas criam um efeito espaçoso, que passam a impressão de que uma sala pequena é sempre maior do que suas medidas reais. Além disso, elas fornecem o espaço perfeito para que você possa expor alguma arte. Seja de autoria própria, algo para pendurar ou mesmo diretamente elaborado na parede!

A arte é mesmo um elemento central para construir a identidade da mobília, e o mais interessante nesse quesito é a versatilidade. Dá para conferir aquele toque artístico super legal usando coisas pequenas como quadros, abajures e até toalhas.

2. Considere usar uma mesa multi-uso

mesa de madeira

Seja em um casarão ou em um apartamento, todo mundo gosta de aproveitar bem os espaços disponíveis dentro de casa. Para quem faz parte do time das pessoas que adoram aproveitar ao máximo seus espaços, empregar uma mesa multiuso é uma escolha mais que feliz.

Existem diversos modelos  de mesas multiuso, geralmente são usadas na cozinha e servem, ao mesmo tempo, para separar ambientes (como sala e cozinha), como suporte para jantar, preparar uma refeição e cozinhar.

Se a mesa for suspensa é melhor ainda, uma vez que cadeiras podem ser arrastadas para debaixo dela, ficando guardadas. Naturalmente, isto fornece uma sensação de amplitude, pois libera o espaço que as cadeiras estariam ocupando.

3. Lares pequenos também são elegantes!

escrivaninha

Morar em um espaço reduzido não significa, de jeito nenhum, perder toda a elegância e beleza que seu lar merece! Por isso, planejar ambientes com conceito clássico,  que leva móveis mais pesados, continua sendo uma escolha válida.

Esse conceito não falha na hora de criar uma aparência cheia de requinte e carisma. Dá para fazer um uso muito benéfico do conceito clássico no seu apartamento, principalmente se você tiver o cuidado de criar o equilíbrio das cores áureas clássicas com cores neutras.

Para maximizar o efeito de detalhamento e integração de espaços, aproveitando bem cada centímetro de casa, não deixe de empregar bons organizadores. Estas peças ajudam a manter tudo no seu lugar e deixam livre para pensar outros aspectos da decoração sem se preocupar com onde vai deixar objetos de uso pessoal, por exemplo.

4. Se aproveite da magia dos espelhos

comoda no quarto

Os espelhos refletem profundamente a luz, trazendo o efeito de amplitude que desejamos para o nosso espaço. Tanto a luz natural quanto a artificial, eles iluminam os cômodos a todo o momento.

Para usar bem os espelhos, considere posicioná-los perto de janelas, dessa forma eles vão refletir a luz natural do exterior. Sem dúvidas, estas peças vão deixar sua pequena moradia com uma cara de imensidão!

Já que estamos falando, de certa forma, da iluminação, vale lembrar que fontes artificiais de luz podem ser muito úteis para aumentar o espaço também. Por exemplo, posicionar lampadas de chão onde as arestas das paredes se encontram, assim como usar luminárias (abajur adulto) são ações que também aumentam a amplitude do espaço. (Leia mais: Aposte em decoração com luminárias).

5. Otimize o espaço

prateleira com objetos para cuidados de beleza

Por mais que a gente capriche na decoração e no planejamento do ambiente, tem coisas que simplesmente não dá para mudar. Não tem como encaixar coisas onde não há espaço para elas. Querendo ou não, temos um espaço limitado para ser usado.

Por isso, vale a pena lembrar dos organizadores. Falamos deles agora há pouco: existem modelos próprios para cada cômodo de casa. Assim, você não fica desamparado na hora de decidir onde colocar a sua maquiagem, por exemplo.

Se você é dos que gosta de ter uma boa escrivaninha no quarto para estudar, também há o modelo certo para guardar com cuidado seus instrumentos de leitura.

6. Use uma cortina alta

varão para cortina

Para criar uma sensação forte de verticalidade, que combata a falta de horizontalidade, basta posicionar o suporte da cortina o mais próximo possível do teto e usar cortinas longas.

 A altura combinada com o caimento das longas cortinas vai dar um efeito muito elegante para o ambiente. Se o tecido das cortinas for claro ou branco, além do efeito já mencionado, ele irá também iluminar melhor a sala. (Leia mais: Decoração para banheiro simples)

E aí, o que achou das nossas dicas para montar a melhor decoração? Não esqueça de deixar um comentário, dizendo como ficou o seu apartamento! Use a seção de comentários para comunicar dúvidas, críticas e sugestões de conteúdo!

Leave a Reply