Plantas para dentro de casa: veja como escolher e cuidar

Se você é apaixonado por decoração com plantas e adora dar vida aos ambientes da sua casa, este post é para você! Aqui nós vamos te mostrar as melhores plantas para sua sala, cozinha, quarto e banheiro, transformando totalmente o espaço. Além disso, você confere dicas práticas para cuidar e manter as plantas da melhor forma possível e deixá-las sempre deslumbrantes!

Boa leitura!

Plantas para sala

Para a sua sala, é interessante apostar em plantas que tenham um estilo de folhagem ou flores mais esculturais, que faça a planta ficar em evidência no ambiente. Confira:

interior de sala de estar botânica interior completa

Samambaia americana

A samambaia é uma espécie que se adapta muito bem em ambientes internos, trazendo consigo aspectos como beleza, frescor e qualidade no ar.

Essa planta gosta de climas mais quentes e úmidos. Frio intenso? Nem pensar! Quanto à iluminação, é recomendado não expor diretamente ao sol por muito tempo. Você pode colocá-la na sala de estar, na sala de jantar, nos quartos e escritórios.

Leia também: Como fazer decoração de escrivaninha? Veja 7 dicas!

Se pensa em colocá-la em um vaso ou uma floreira, os dois são ótimas opções para fortalecer a sua samambaia, além do uso de material orgânico para o solo. Dessa forma, você garante um aspecto mais vivo e brilhante. Borrifar água nas folhas também é uma excelente opção, além de regá-la de 2 a 3 vezes por semana quando o solo estiver seco.

Figueira-lira

Essa é uma árvore nativa do oeste da África e tem tomado conta de muitos lares. Suas folhagens são grandes e chamam muita atenção de quem passa pela sala. Essa é uma planta para sala que pode ser cultivada em um vaso dentro e fora de casa.

A figueira-lira é uma planta que precisa de atenção especial se você quiser que ela cresça saudável — podendo chegar a 12 metros de altura. Ela gosta de solo úmido e não encharcado, sendo necessário verificar se a terra está seca antes de fazer a rega.

É ideal que o vaso fique próximo à janela, mas não precisa também de sol direto. Caso pense em colocá-la em ambiente externo, não a coloque imediatamente no seu quintal: comece com sala, passe para a meia-sombra e só depois ela estará pronta para o sol pleno. Isso pode ser feito em poucos dias, de 3 a 5.

Costela-de-adão

Por último, para as plantas para sala, temos a costela-de-adão, uma das opções mais amadas no momento para decorar o ambiente da sua casa. Tudo isso se deve por ser uma espécie de fácil manutenção e que se adapta muito bem a diferentes ambientes, como quartos, escritórios e até mesmo jardins de inverno!

Jardim de inverno: como montar o ideal? Passo a passo!

Essa espécie gosta muito de meia-sombra ou sombra, sendo necessário fazer a rega de 1 a 2 vezes por semana sempre com solo seco — não se esqueça de borrifar suas folhas. Durante o inverno, a rega pode ser diminuída.

Planta para cozinha

Se você ama plantas pequenas, flores coloridas e espécies aromáticas, saiba que elas são perfeitas para tê-las na cozinha. Abaixo você confere algumas opções de plantas para sua cozinha:

interior cozinha com plantas

Jiboia

A jiboia é muito conhecida por suas folhas pendentes e seu rápido crescimento. Gosta de climas mais quentes e úmidos, sendo muito fácil de cuidar.

Por ser cultivada na cozinha, é ideal que ela seja colocada em lugares altos, tendo uma iluminação de meia-sombra ou até mesmo de sol pleno. Regue a jiboia pelo menos 2 vezes na semana e, durante o verão, aumente a frequência.

Alecrim

Quem não ama o cheiro de alecrim? Ele é fácil de cultivar e você vai adorar tê-lo em sua cozinha, já que é muito usado para temperar pães, carnes, peixes e mais.

Essa planta ama sol pleno e pode ser regada de 1 a 2 vezes por semana, mas cuidado para não exagerar. Atenção no momento de adubação, pois o alecrim chega a ser um pouco exigente, já que o solo de origem é pobre e seco.

Flor-da-fortuna

Essa espécie de planta é super usada nas decorações de casas e jardins. Ela é facilmente encontrada em floriculturas e até mesmo em supermercados. A flor-da-fortuna é super simples de cuidar e é resistente. Uma ótima opção para quem quer começar no mundo da jardinagem!

Aprenda a fazer seu próprio terrário em casa

Elas se adaptam em diferentes vasos e tamanhos, podendo chegar até cerca de 30 centímetros. Existem variações nas cores branco, rosa, amarelo e vermelho. Para a iluminação, prefira deixar essa plantinha em meia-sombra ou sol pleno, regando 2 vezes na semana.

Planta para quarto

O quarto é o ambiente da casa que precisa de uma decoração tranquila e aconchegante. Por isso, o ideal é escolher plantas que trazem essa sensação e outros benefícios, como a purificação do ar e renovação da energia. Confira abaixo as plantas escolhidas para decorar o seu quarto:

design de interiores de quarto cama e plantas

Pilea

A pilea tem folhas arredondadas que lembram moedas, tendo um visual atrativo e encantador. Serve muito bem em vasos coloridos ou até mesmo em vasos transparentes! O ideal é cultivar essa planta próximo às janelas e locais bem arejados.

Essa planta adora a meia-sombra e uma rega de 2 vezes na semana. Para adubar, considere fazer com frequência durante a primavera e verão!

Espada-de-são-jorge

Essa planta é considerada um símbolo de proteção que afasta toda a energia negativa do ambiente e purifica o ar. Uma planta que possui folhas resistentes, mas que requer muita atenção e cuidado. Se adapta bem em diferentes condições climáticas e também ao estilo boho e rústico. Para isso, basta colocar o vaso em um cesto.

A espada-de-são-jorge gosta de uma iluminação em meia-sombra e sol pleno, além de regagem com frequência, sempre que o solo estiver seco. Lembre-se de evitar o encharcamento.

Lírio-da-paz

Se você quer um quarto aconchegante, o lírio-da-paz é a escolha certa. Existem também opções de lírio-da-paz verde, que combinadas com as de folhas brancas, criam uma elegância à sua decoração.

Decoração com plantas: saiba como usar no ambiente

O lírio-da-paz é uma planta que ajuda a limpar as impurezas do ar e possui um crescimento favorável em ambientes internos. Para a iluminação, elas amam pouca luz e meia-sombra. Lembre-se de regar essa planta entre 1 a 2 vezes por semana, diminuindo a frequência no inverno.

Planta para banheiro

Para as plantas de banheiro, é preciso ter muito mais atenção do que nos outros ambientes, principalmente quando falamos em umidade e iluminação. Veja algumas opções que deixam o ambiente mais bonito:

aesign de interiores banheiro confortável e luxuoso

Bambu-da-sorte

Essa planta é a mesma da família das dracenas. Tem um estilo tropical e é perfeita para locais que recebem pouca iluminação, podendo ser cultivada diretamente na água.

O bambu-da-sorte pode também receber meia-sombra e ser regado para que seu solo fique úmido. Você pode fazer a rega a cada 3 dias. Sua planta está sendo cultivada na água? Faça a troca a cada 2 dias. A cada 3 meses, troque a adubação.

Pacová

Uma planta nativa brasileira que chama muita atenção pelas suas lindas folhas largas em tom verde-escuro brilhante. É uma espécie que fica super atrativa em vasos!

Por amar ambientes quentes e úmidos, o banheiro é uma ótima escolha, mas também vai muito bem para outros locais internos. Elas preferem a sombra e um pouco da meia-sombra. Você deve regar a planta de 1 a 2 vezes na semana.

Antúrio

O antúrio é uma planta excelente se você quer garantir um adorno atrativo para o seu banheiro, principalmente em vasos. Se quiser explorar outro ambiente da casa, usá-la como flor de corte também vai muito bem.

Escolha um local com sombra no banheiro e elas ficarão bem, fazendo a rega de 2 a 3 vezes por semana. Outra alternativa é colocar adubo orgânico a cada 15 dias.

5 dicas de como montar decoração de sala para se inspirar

Fazer o cultivo das plantas em casa é um excelente passatempo e agrega muito para sua decoração da sua casa. Você pode perceber no post de hoje que existem plantas capazes de purificar o ar e de trazer sensações maravilhosas para o ambiente do seu lar. Lembrando que cada planta possui um cuidado específico, por isso conheça bem as condições necessárias para que sua plantinha possa crescer saudável.

Continue a leitura em nosso blog e conheça outros conteúdos que vão ajudar a deixar a sua casa ainda mais no seu estilo!

Deixe um comentário