Acrílico é reciclável? Entenda com a Acrílicos Centauri!

Gostaria de saber se o acrílico é um material reciclável? A Acrílicos Centauri te responde: sim, é reciclável! E melhor ainda, o acrílico é um material 100% reciclável – isso significa que, quando descartado corretamente, ele será transformado por completo em novos materiais que terão inúmeras aplicações.

Isso porque o polímero. material que forma o acrílico, possui diversas propriedades positivas para ser um reciclável perfeito, pois consta com rigidez, transparência, fácil manutenção e, também, alta durabilidade.

Essas características, quando complementadas pelo índice de reaproveitamento, fazem com que o acrílico seja um material bastante valioso no mercado de reciclagem.

E como é feita a reciclagem do acrílico?

lixo reciclável separado com cesto para lixo plástico destacado

O primeiro passo é descartar o material. Apesar de ser um material mais raro, o descarte pode ser feito normalmente nos locais determinados ou também nas lixeiras de coleta, pois o acrílico é um tipo de plástico. Então, é possível descartá-lo nas lixeiras vermelhas – específicas para esse tipo de material.

Então, a coleta será feita pelos profissionais e levada às áreas de reciclagem. Por lá, o material será separado, limpo e moído. Após esses processos, ele será passado pela técnica de craqueamento, que é basicamente a transformação do material: ele será aquecido em 410º para que suas moléculas sejam quebradas e transformadas em monômeros de metacrilato de metila.

Ao ocorrer a quebra das moléculas, o material é novamente limpo, mas agora visando a eliminação de possíveis contaminantes. A lavagem é realizada com água, pois os contaminantes são solúveis ao entrarem em contato com o H2O. Posteriormente uma nova lavagem será feita, mas agora com uma solução alcalina, pois será necessário anular os ácidos que foram formados como subproduto do craqueamento.

A decantação será o próximo passo da reciclagem. É durante esse processo que ocorre a separação da fase aquosa da orgânica. A primeira fase será conduzida para tratamento, já a segunda será direcionada novamente para a purificação. As novas lavagens são separadas em duas formas: remoção de contaminantes leves e a de contaminantes pesados.

Na remoção leve, ocorrerá uma nova etapa de remoção de possíveis contaminantes que não foram totalmente removidos pela decantação. O material é submetido à primeira coluna de destilação, assim as impurezas que possuem o ponto de ebulição menor do que o metacrilato serão eliminadas. Já na remoção pesada, o material é encaminhado à segunda coluna de destilação, é nesse momento que ocorre uma nova purificação da substância.

E após passar pelas fases de remoção, o metacrilato de metila poderá ser reutilizado como acrílico!

O que o acrílico reciclado pode se tornar?

caixa decorativa feita com acrílico reciclado

Após passar por todas as etapas da reciclagem, o acrílico pode se tornar algumas peças super úteis para o dia a dia, como carrinhos organizadores de maquiagem, caixinha para guardar esmaltes ou joias e tudo mais. Pode formar, também, gaveteiros, toalheiros, abajures, lixeiras e até bandejas – aproveitamos para convidá-los a ler o nosso post de como organizar uma bandeja de barzinho!

Uma curiosidade do acrílico é a sua precificação. Isso porque, normalmente, no mercado de recicláveis, os produtos reutilizados que são considerados ecológicos são mais caros do que a sua versão original. Já para os acrílicos isso não acontece, estima-se que o acrílico reciclado possui um valor 20% menor do que a sua versão primária.

O preço é um fator importantíssimo para aumentar ainda mais a funcionalidade do acrílico. Essas características possibilitam que o material seja utilizado de diversas maneiras – e a Acrílicos Centauri adora mais essa vantagem do acrílico! Fique ligado no nosso blog para saber mais informações sobre os acrílicos! Caso tenha qualquer dúvida, deixe um comentário, será um prazer respondê-los.

Deixe um comentário