As peças de acrílico são muito bonitas, práticas e oferecem uma ótima funcionalidade para o dia a dia, já que se trata de um material leve, de qualidade, translucido e que oferece mais benefícios que o vidro, afinal, é mais resistente e não estilhaça caso aconteça um acidente.
Além disso, as propriedades do acrílico são excepcionais, o que o torna muito versátil e oferece diversas aplicações, como: barreiras acústicas, parapeitos de sacadas, box de banheiro, capa de faróis de veículos e as lindas peças domésticas de decoração e organização.
Pensando nisso, a Acrílico Centauri decidiu trazer para você dicas de como limpar acrílico, mantendo a integridade das suas peças. Acompanhe e confira!
Afinal, como limpar as peças de acrílico?
O acrílico tem como principal característica a aparência cristalino e transparente, com uma passagem de luz de até 92%, porcentagem superior até mesmo ao vidro e outros plásticos translúcidos, já que oferece maior resistência a impactos, mesmo sendo muito mais leve que outros tipos de materiais.
Contudo, as peças de acrílico também sujam e são suscetíveis a riscos e, quando estão assim, não apresentam mais a mesma beleza que gostamos de ver quando apreciamos uma bela peça de acrílico. Por isso, conhecer técnicas para limpar, polir e tirar riscos dos materiais de acrílico é fundamental para conservar as suas peças de acrílico adequadamente.
Como limpar acrílico sujo?
Caso a sua peça esteja apenas suja, pode ser muito fácil de limpá-la usando os métodos mais comuns. Se for uma peça que seja possível molhar, basta que você use uma esponja, água e detergente comum para lavar a sua peça normalmente, contudo, lembre-se de sempre usar a parte macia (geralmente, o lado amarelo das esponjas comuns), afinal, o acrílico é um material que risca facilmente.
No entanto, se não for possível molhar a peça por completo, você pode fazer uma limpeza a seco, usando um pano úmido com produtos de limpeza e um pano seco para secar e remover totalmente o produto da sua peça, evitando, assim, que ela fique manchada. Você pode optar por um usar um produto limpa vidro ou fazer um mistura com água e detergente neutro.
Então, escolha um paninho bem macio para passar o produto na sua peça de acrílico e evitar o surgimento de riscos.
E atenção: nunca use álcool, amônia, cetonas, álcool, tíner, hidrocarbonetos clorados e aromáticos para limpar as suas peças de acrílico, já que esses produtos podem destruir as estruturas moleculares do acrílico e causar falhas internas, deixando a sua peça opaca, fosca e, em alguns casos, até mesmo com trincados.
Como limpar acrílico embaçado?
Quando as peças de acrílico não estão mais tão novas, pode acontecer delas ficarem embaçadas. Caso a sua peça esteja assim, é possível que apenas uma lavagem ou uma limpeza com pano úmido não sejam suficientes para deixá-la brilhando novamente.
Então, existem algumas técnicas que podem fazer com que sua peça fique nova de novo. Uma delas é optar por uma mistura que conta com os seguintes ingredientes e medidas:
- 100 ml de vinagre;
- 100 ml de água morna;
- 1 colher de sopa bem cheia de bicarbonato de sódio.
Misture muito bem esses elementos e, com o auxilio de uma esponja (do lado mais macio), passe sobre toda a sua superfície da peça e deixe a mistura agir por cerca de 10 minutos.
Depois desse tempo, é só usar o lado macio da esponja apenas úmida com água e retirar a mistura de produtos da sua peça por completo. Então, é só finalizar secando com um pano seco e, pronto, o seu item de acrílico estará brilhando novamente.
Como tirar riscos de acrílico?
Caso a sua peça de acrílico esteja com riscos, você precisará recorrer a outros métodos, afinal, os riscos não sairão apenas com a limpeza.
O mais indicado é que você efetue o polimento da sua peça de acrílico manualmente o local com panos limpos e macios. É recomendado o uso de cera automotiva ou um produto tipo lustra móveis. Então, com o auxílio de um pano faça movimentos circulares até os riscos sejam suavizados ou removidos por completo.
Esse tipo de polimento também é muito eficaz na remoção de sujeiras mais difíceis, como manchas ocasionadas por graxa ou outras substâncias oleosas.
Como restaurar riscos mais profundos no acrílico?
Em casos de arranhões profundos, é recomendado lixar a superfície com uma lixa fina (nº 180), pressionando-a levemente sob a área molhada em movimentos circulares. Após esse processo, será precisar usar uma politriz com discos de tecido e massa para polimento para finalizar o polimento do acrílico, devolvendo o brilho para a peça.
É válido ir lavando a superfície entre as etapas da operação a fim de verificar se os riscos estão diminuindo e se será necessário repetir a operação ou não.
É muito importante cuidar das suas peças de acrílico, já que elas podem oferecer uma durabilidade de até 10 anos, resistindo à ação do tempo, sendo naturalmente resistentes aos raios solares, desde que sejam conservadas da maneira correta.
Gosta de dicas como essas? Então, fique sempre por dentro das atualizações do blog da Acrilico Centauri!
Com uma trajetória de 16 anos no mercado, a Acrílicos Centauri destaca-se como uma marca especializada na criação de soluções em acrílico. Resultado de dedicação e talento, nossos produtos não só aprimoram a estética, como transformam lares em ambientes mais acolhedores e funcionais. Aqui no blog, compartilhamos nossa paixão e conhecimento em design, a fim de conectar os leitores com seus lares e simplificar a rotina. Confira insights, dicas e tendências de decoração e organização que vão elevar sua casa a novos patamares de conforto e estilo.