Como organizar temperos de 3 formas simples e funcionais!

No dia a dia de uma cozinha super utilizada, os temperos são essenciais. Eles dão mais satisfação ao paladar, ressaltam sabores e aromas e completam pratos de maneiras únicas. E para oferecer todas essas vantagens à preparação de alimentos, é preciso que eles estejam bem organizados de forma que seja fácil de alcançá-los e guardá-los.

Então, como organizar temperos de forma simples? É por isso que a Acrílicos Centauri está aqui hoje, vamos te ensinar as maneiras mais simples que agregarão muito em tempo e organização em sua rotina de cozinhar. Aproveite para ficar aqui e transformar essa parte de sua cozinha, vamos lá!

3 formas de como organizar temperos com a Acrílicos Centauri!

A cozinha é um importante cômodo da casa, é nela que fazemos as refeições familiares, preparamos nossos alimentos, organizamos as louças e muito mais. Mas quando falamos especificamente desse cômodo, ter o armário da cozinha organizado com panelas, potes e louças em seus devidos lugares ajuda muito na preparação dos pratos. Mas e os temperos? Esses ingredientes especiais fazem muito diferença na culinária e também precisam estar ao alcance das mãos.

Portanto, vamos te ensinar maneiras diferentes de como organizar os temperos, seja por ordem, em locais, pelos nomes e muito mais. Confira:

1. Aprenda como organizar temperos por tipos

Uma das ideias para guardar temperos mais conhecida é por tipos. Isso facilita, na hora de cozinhar, encontrar aquela opção que você precisa usar para oferecer mais sabor aos alimentos. Nesse momento, você pode apostar em organizações com etiquetas. Elas são super fáceis de encontrar ou fazer, basta escrever o que é cada tempero e colar nos seus potinhos de temperos, como: orégano, sal, pimenta do reino, lemon pepper e o que mais você gostar de usar. Só não deixe de fazer etiquetas fáceis de ler!

Mesa de madeira vista por cima com recipientes com temperos.

2. Como organizar tempero por ordem

Organizar temperos por ordem consiste em duas maneiras: ordem de uso ou ordem alfabética. Ambas são super fáceis e podem ajudar na otimização de tempo, basta escolher a melhor conforme suas necessidades.

Fundo de concreto visto de cima com vários temperos em potes pequenos.

Ordem por uso

A ordem por uso nada mais é do que arrumar os condimentos do que você mais usa para o que menos usa, então, por exemplo, o orégano não falta na sua comida, mas o lemon pepper é difícil de aparecer? Coloque o primeiro sempre mais próximo e o lemon mais distante.

Ordem alfabética

Na ordem alfabética, o nome já diz tudo, não é? Assim sendo, condimentos com A, depois com B e assim por diante, até você ter uma filinha alfabética organizada e charmosa.

3. Organizando temperos por locais

Definir o local que seus condimentos ficarão é super importante, afinal são eles que vão ditar se o ato de cozinhar vai ficar mais simples ou mais complicado. O certo é ter tudo próximo à mão, certo? Por isso, eles devem estar o mais próximo possível da bancada, da pia ou da mesa que você usa para preparação de pratos. Nessa maneira de organizar os temperos, temos três tipos:

Alguns potes de vidro com temperos.

Prateleira para condimentos na cozinha

Colocar os condimentos em uma prateleira é a forma mais prática de organizá-los. Essa, geralmente, deve estar ao alcance das mãos e ter uma largura boa para suportar os potinhos de temperos. Ela pode ser em madeira ou plástico, ambas são super funcionais e resistentes.

Suportes para colocar condimentos

Os suportes também são muito usados na cozinha para a organização dos temperos. Eles, geralmente, são de metal e podem ser encaixados em outros suportes, janelas, armários e afins. Eles também são super versáteis, alguns modelos têm mais de uma prateleira para guardar diversos temperos.

Porta-temperos para bancadas

Outra opção super prática e que não necessita de furos na parede ou parafusar suportes são os porta-temperos comuns que se coloca na bancada. Esses são como bandejas com divisórias ou vários compartimentos para colocar os condimentos.

As melhores opções são feitas em acrílico, já que são fáceis de limpar e transparentes, ou seja, mesmo se tampar um pouco a etiqueta, você consegue saber o que está pegando. Essas devem seguir a organização por ordem, pois será mais fácil alcançar o que você necessita se estiver logo no começo, sem ter que tirar e colocar potinhos toda hora para ver qual é.

Bem, independente de qual você escolha, saiba que ficará muito mais simples cozinhar. Além disso, uma cozinha organizada é garantia de otimização de tempo e de beleza, afinal, além de bem arrumado, esse local precisa ser bonito, certo? Para combinar com seu estilo e com a decoração de outros cômodos da casa.

E se você quiser saber como organizar sua casa no geral, confira um conteúdo completíssimo que temos aqui no blog, são dicas super funcionais e úteis para o dia a dia!

Para outras informações atuais de organização, continue acompanhando nosso blog, buscamos sempre oferecer o melhor para você e sua casa em termos de praticidade toda semana. Não deixe de ficar ligada. Até a próxima!

Deixe um comentário