Decoração de loja pequena: tudo que você precisa saber!

Você sabia que, para montar a decoração de uma loja pequena, é preciso pensar em muitos aspectos? Pois é, não é apenas ir até lojas diferentes e comprar o que bem entender, mas é essencial ter toda uma organização, definir exatamente o que é necessário, onde vai cada coisa, o que poderia facilitar a rotina de quem ali vai trabalhar e muito mais.

Se está pensando em abrir um novo negócio, mesmo que pequeno, precisa se preparar para deixar tudo incrível antes de colocá-lo para funcionar devidamente. E se tem uma coisa que a Acrílicos Centauri entende é de decoração. Por isso, hoje, apresentaremos tudo o que envolve a decoração de uma loja pequena, dando dicas do que fazer para que tudo dê certo no final. Acompanhe o post para saber mais!

Por que é importante decorar sua loja? Acrílicos explica!

Não tem aquela famosa frase: “A primeira impressão é a que fica”? Apesar de ser generalizada, muitas vezes ela carrega a verdade. Pense em quantas vezes você entrou em um restaurante e achou tudo meio sujo, deu meia volta e foi procurar outro? Nunca se sabe se a comida podia fazer mal, não é? Com as lojas acontece a mesma coisa. Nenhum cliente gosta de entrar e ver tudo bagunçado, isso influencia na maneira com que a qualidade do local é avaliada.

Organização e uma boa decoração é um dos passos para que seu comércio tenha sucesso, fidelizando clientes, oferecendo um bom serviço e, é claro, faturando ainda mais. Mas é claro que nem sempre é fácil pensar em uma boa decoração, ainda mais quando se fala em lugares pequenos, dá medo de encher de coisas e acabar ficando uma aparência pesada, certo?

Mas não se preocupe, se você organizar e pensar em tudo certinho, é possível criar um lugar muito legal, funcional e que conquiste os colaboradores e os clientes!

8 dicas para a decoração de loja pequena ideal!

Agora que você conhece a importância de ter um espaço bem bacana e organizado, é hora de saber como criar esse tal espaço de maneira bem planejada. Confira as dicas que precisa seguir:

1. Tenha o espaço definido

Se você está em processo de abrir um comércio, é preciso saber qual será o espaço exato em que ele se localizará. Em uma avenida movimentada? No centro da cidade? Em uma rua mais calma de um bairro afastado? Pode parecer besteira, mas isso te ajudará a criar a decoração que se destaca, ou, se necessário, que combina com os outros comércios para não ser algo exagerado.

2. Defina qual será o seu negócio

Depois de ter escolhido o local em que sua loja estará, é preciso já ter em mente o que ela vai ser. Isso, muitas vezes, acontece antes mesmo de ter o local, pois fica até mais fácil definir o exato espaço que você vai necessitar para tocar o empreendimento. Definido isso, é possível afunilar ainda mais o plano decorativo que seja relacionado a ele.

Homem mexendo em computador.

3. Pense no layout

Para que você crie a decoração de loja pequena perfeita, primeiro, a funcionalidade deve ser pensada. Vamos supor que o seu negócio novo seja uma pequena lanchonete, sendo assim, não adianta colocar a cozinha de um lado, o balcão do outro, as mesas no meio, o refrigerador em um lugar de difícil acesso, só porque fica mais bonito… Enfim, não nada prático, certo?

Se for uma loja de roupas, por exemplo, procure encontrar um local adequado para o balcão, os provadores e para as próprias araras de roupas de maneira funcional. Assim, além de oferecer praticidade, os clientes terão bem-estar para transitar em um local com espaço bem distribuído.

4. Compre os móveis e outros equipamentos

Apesar de cada negócio necessitar de equipamentos específicos, no geral, são necessários alguns itens comuns a todos, como:

Pessoa fazendo pagamento em cartão de crédito.

  • Caixa registradora;
  • Balcão de atendimento;
  • Ponto para os trabalhadores;
  • Assentos para os funcionários;
  • Computadores e outros sistemas para as vendas.

Esses são os mais básicos, mas, por exemplo, se for a organização e decoração de uma loja de roupas, são necessárias araras, nichos para as roupas, manequins, entre outros; em uma loja de ferramentas, suportes, bancadas e outras superfícies para colocar as opções maiores e mais pesadas, araras e suportes de parede para pendurar opções e assim por diante.

5. Saiba qual será o estilo do seu empreendimento

Isso não é exatamente saber com o que você vai trabalhar, mas a cara que dará ao seu negócio. Por exemplo, será uma loja com um estilo moderno? Contemporâneo? Vintage? Uma pegada mais boho? Independente de qual desses seja, ter definida a temática vai ajudar e MUITO na hora de comprar suas decorações.

Se você quer chamar a atenção dos clientes, procure por uma tema que tenha a ver com você, com o grupo social que frequenta e seja original e que combine com a identidade de marca pensa. Todo mundo gosta de coisa nova e cheia de personalidade!

6. Compre as decorações adequadas

Depois de tudo, um dos últimos passos a serem feitos para a decoração de loja pequena é: comprar as decorações! Essa será uma parte super divertida, pois você finalmente verá os itens que farão com que sua loja tome forma e fique do jeitinho que sempre sonhou!

Mais uma vez, é preciso pensar no tipo de loja que é e na temática escolhida. Assim, loja vintage é igual a decoração vintage, loja de roupas alternativas pede decorações alternativas e cheias de personalidade e assim por diante. Pense em quadros decorativos, adesivos de parede, luzes diferentes e organizadores que também possam fazer parte do mobiliário, entre outros. Use a criatividade, ou, se desejar ter menos trabalho, peça orientação de um designer de interiores!

7. Finalmente decore a loja!

Seu espaço está pronto e só basta enfeitar para dar aquele toque final e, então, fazer a inauguração. Divirta-se decorando! Instale as luzes diferentes que comprou, quadros, adesivos, organize estátuas e as outras coisas que adquiriu para dar forma ao ambiente. Tapetes, espelhos e ouros itens são muito bem-vindos, dependendo do tipo de empreendimento, e fazem com que a impressão dos clientes seja positiva.

8. Ressalte os pontos positivos

Isso é essencial, porque ajuda a chamar ainda mais atenção dos clientes! Por exemplo, mesmo em uma loja pequena, você pode organizar o espaço para que o centro fique mais livre, então o que acha de instalar um lindo lustre? Se o teto tiver trabalho em gesso, com certeza ficará ainda mais bonito!

Interior de loja de roupas

Se ele não fica tão livre no centro, mas tem um teto cheio de personalidade, feito em madeira, por exemplo, aproveite esse charme e invista em luzes bonitas para ressaltá-lo. São muitas possibilidades para deixar o espaço incrível!

Dicas extras: o que NÃO fazer na decoração de loja pequena

Saber o que fazer para criar a decoração de loja pequena incrível é fácil, mas o que NÃO fazer? É importante saber isso também, afinal erros podem fazer com que o sucesso seja um pouco mais difícil, assim como a fidelização de clientes. Então, o que você deve evitar é:

  • Não deixe tudo espalhado e desorganizado, encontre um lugar para tudo;
  • Não misture decoração a não ser que essa seja a intenção;
  • Evite deixar o lugar poluído com muitos cartazes, luzes e outros enfeites.

Só com isso, é possível evitar muito desconforto. Aliás, mesmo não estando diretamente ligado com decoração, mas sim organização, procure SEMPRE manter sua loja bem higienizada, tirando pó, limpando o chão, espanando decorações e afins, assim tudo ficará sempre em ordem e convidativo!

E então, o que achou das dicas para montar a decoração de loja pequena perfeita? Podem parecer coisas muito simples, mas fazem uma grande diferença no resultado final!

Para acompanhar mais dicas sobre organização e decorações, continue ligado(a) no blog da Acrílicos Centauri, toda semana postamos um conteúdo novo incrível, cheio de ideias e muito útil para seu dia a dia!

Deixe um comentário