Casa bagunçada: como organizar e dar um jeito em tudo

Confira dicas de como organizar a casa bagunçada e acabar de vez com o problema!

Se existe algo que tira qualquer pessoa do sério, é a bagunça. Quando tudo está bagunçado, fica muito mais difícil encontrar as coisas nos ambientes. Além disso, a sensação de desconforto fica muito elevada pois a imagem que os ambientes transmitem não é nada convidativa.

Se você já passou pela situação de convidar alguém para ir a sua casa e ficou super sem graça porque não deu tempo de organizar a bagunça, este post é para você! Continue a leitura para aprender a deixar sua casa sempre arrumadinha e impecável.

De onde vem tanta bagunça?

Para que você consiga acabar com esse problema é preciso que você o investigue pela raiz. Na maioria dos casos o problema surge da mesma forma – você limpa sua casa e aproveita ela ao máximo, mas no próximo dia já sente a desordem, no próximo a sente mais ainda e esse ciclo vai se repetindo.

Quando você se dá conta, tudo vira uma bola de neve e a casa já está toda bagunçada como da última vez, muitas vezes até pior, certo? Pois é! Entendemos esse desespero e está na hora de colocar um basta nisso!

Toda essa bagunça vem do uso, propriamente dito, da casa. Um ambiente funcional quando usado gera bagunça e tá tudo bem. É importante entender que não há como viver sem bagunçar nada a medida em que você vive em uma residência funcional e não em um hotel.

No entanto, a mudança de alguns hábitos pode fazer com que você aproveite sua limpeza e organização por muito mais tempo. Para isso, comece dando atenção a atitudes que você realize de forma inconsciente.

Às vezes, pode ser que você chegue cansado de casa e deixe sua bolsa em qualquer lugar ou então tira seu relógio para tomar banho, se esquece de colocar o deixa em qualquer lugar gerando até problemas para encontrá-lo depois. Nesse caso, por exemplo, você pode contar com organizadores e carrinhos que mantém seus itens armazenados e organizados.

São muitas pequenas atitudes que quando repensadas podem ajudar a manter sua organização. Existe uma frase que pode ser levada para sua vida: “Tudo o que você fizer, só precisará ser feito uma vez se você fizer da melhor maneira”. Por isso, tente evitar vícios de desordem para evitar tempo perdido futuramente na organização. Dessa forma, você garante mais tempo para você e ainda mantem seu lar mais organizado.

Como limpar tudo bem rápido?

Agora que você já entendeu de onde a bagunça vem e como evitá-la, vamos à limpeza. Um outro ponto importante: a faxina é inevitável! Por isso, mesmo que você evite sujar e bagunçar sua casa, não há como fugir da faxina porque a sujeira engana – e muito!

Prova disso é quando você passa uma vassoura em sua casa e chega ao fim, percebe que tirou um monte de pó que não faz nem ideia de onde veio. Portanto, tome cuidado com a sensação de falsa limpeza, ela pode te enganar e quando você se der conta toda aquela assustadora bagunça inicial está de volta.

Para que sua faxina seja ainda mais eficiente, você deve fazer pequenas organizações e limpezas durante sua semana, assim você consegue fazer somente a faxina principal sabendo que as outras coisas já foram feitas. Mas calma lá! É importante que você respeite seu tempo e sua rotina – a vida não é só limpeza e entendemos que há outras tarefas a serem feitas.

Além disso, você precisa tirar um tempo para você para fazer as coisas que gosta, por isso, se puder, faça uma pequena organização e limpeza em cada lugar durante a semana, e quando chegar na hora da faxina principal, temos certeza de que suas tarefas serão menores.

Ajustando detalhes da organização!

Na hora da organização, muita coisa pode estar fora do lugar e isso dá a impressão de que a casa está de pernas para o ar, não é? Por isso, é muito importante que você não se esqueça de organizar os detalhes pois eles fazem toda a diferença. As almofadas do sofá, sapatos fora do lugar, objetos de decoração – tudo em sua casa deve ter seu devido lugar, assim você evita perder seus objetos e seu lar estará sempre arrumadinho.

Outro detalhe importante é a retirada de pó de móveis e prateleiras. O pó é outro vilão que pode passar despercebido e, por isso, é muito importante cuidar para retirá-lo. Nossa dica é que você use flanelas especiais para retirar o pó visto que alguns modelos de panos deixam pelos e marcas sob a superfície de seu móvel.

Com essas dicas seu lar ficará organizado por muito mais tempo e você terá um ótimo bem-estar enquanto estiver em sua casa.

O que você achou das dicas desse post? Esperamos ter ajuda e que você possa manter seu lar sempre organizado e limpinho. Aproveite para conferir nosso post sobre como organizar a cozinha e ganhar espaço. Muito obrigado pela leitura e até a próxima!

Deixe um comentário