Uma cozinha bem equipada é uma cozinha que pode oferecer o melhor para a família, seja em momentos de compartilhamento de refeições ou para cozinhar. Ter acessórios e equipamentos que facilitam o dia a dia doméstico é excelente para o bom convívio, bem-estar e para otimizar o tempo de preparação das coisas, organização do espaço e muito mais.

Quando você vai se mudar para uma casa nova ou deseja trocar o que tem e comprar outros itens, precisa de uma lista sobre o que comprar para cozinha, não é? E vamos te ajudar com um checklist do que é mais essencial e você não pode deixar de ter ao alcance. Vamos lá?

Lista do que comprar para cozinha: 14 itens que não podem faltar!

A cozinha é um paraíso para aquelas pessoas que amam cozinhar e não abrem mão de ter praticidade nessa necessidade da rotina doméstica. É claro que, às vezes, algumas coisas podem ser improvisadas, mas nada melhor do que ter aquele pote ou aquela panela específica para determinado prato, certo?

E quando você está montando a sua cozinha do zero, seja por ter se casado, ido morar sozinha ou outra razão, é preciso ter uma lista que mostra tudo o que comprar e a necessidade de cada um.

Confira, então, o que a Acrílicos Centauri considera essencial para uma cozinha bem equipada:

1. Panelas

As panelas são essenciais, sem elas não dá para cozinhar! É com elas que você vai preparar suas porções de acompanhamentos e misturas. Não é preciso ter 20 panelas, mas opções específicas para conseguir cozinhar mais de 3 coisas por vez, por exemplo. O que é essencial ter em seu jogo de panelas é:

Panela de alumínio com tampa de vidro em cima de mármore preto.

  • Frigideira;
  • Panelas com cabo;
  • Caçarolas;
  • Panela de pressão;
  • Leiteira;
  • Caldeirão.

Tendo pelo menos esses modelos em sua cozinha, você já consegue preparar muitos pratos. Agora, o tipo de panela é você quem escolhe! Há modelos de cerâmica, com teflon, barro, alumínio, esmaltadas e assim por diante.

2. Jogos de talheres

Se sem as panelas é mais difícil cozinhar, sem talheres é difícil comer, não é? Por isso, pelo menos um jogo de talheres com, no mínimo, 6 peças de cada, é essencial, como:

Conjunto de pratos brancos em cima de mesa com talheres de cor dourada.

  • Faças de serra;
  • Garfos;
  • Colheres de sopa;
  • Colheres de sobremesa;
  • Colheres de chá;
  • Garfos de sobremesa;
  • Espátula para manteiga, pastas e geleias.

Com poucas opções, você consegue consumir seus alimentos sem muitos problemas e ainda receber outras pessoas. Tem diversas opções de jogos de talheres também, como aqueles com cabos de plástico e outros apenas de metal.

3. Faqueiro

As facas são importantes para realizar os cortes dos alimentos e ter um jogo bem afiado e de alta qualidade pode fazer total diferença no dia a dia da sua família. E adivinha! As facas também possuem tipos e funcionalidades diferentes. Se você gosta muito de cozinhar ou tem alguém em casa que goste, pode considerar adquirir os modelos:

Conjunto de faca em fundo cinza.

  • Cutelo;
  • Faca chef – a mais conhecida e versátil;
  • Faca de tornear;
  • Farra serrilhada;
  • Faca de pão;
  • Faca de desossar.

Só com esses modelos você já consegue fazer muitas coisas na cozinha!

4. Utensílios de cozinha

Nessa opção da lista do que comprar para cozinha, são aqueles utensílios que servem para preparar arroz, servir feijão, entre outras coisas, como: concha de feijão, escumadeira, colher de pau e espátula.

Concha de feijão preta derramando liquido em recipiente.

Os modelos de silicone grosso são os queiridinhos atuais, pois são muito resistentes e não esquentam ao ponto de prejudicar a pegada, mas também há opções de plástico preto ou de alumínio com cabo.

5. Jogos de copo e xícaras

Quem não gosta de ter praticidade para desfrutar de um cafézinho ou um bom suco, não é mesmo? Para isso, copos e xícaras são essenciais. Existem modelos diversos de copos: quadrados, redondos, com detalhes no vidro, lisos etc.

Conjunto de xícaras em estante.

O modelo para sua casa é aquele que mais combina com os seus gostos! No caso das xícaras, a mesma coisa, escolher aquele jogo que chama sua atenção e é funcional.

6. Jogo de jantar

O jogo de jantar nada mais é do que pratos de tamanhos diferentes com funcionalidades diversas. Temos pratos maiores e rasos que são bem utilizados em jantares mais formais, modelos menores e mais fundos para refeições do dia a dia e comidas molhadas, e pratinhos de sobremesa para acompanhar.

Aqui também é uma questão de gosto, existem modelos com designs diversos super lindos!

7. Potes

Os potes são ótimos para guardar comida, frutas, carnes temperadas e o que mais você imaginar de alimento. Por isso, ter modelos de tamanhos e formatos diferentes é essencial. Dê preferência para opções com plástico resistente, que você sabe que tem boa qualidade e pode ir ao micro-ondas, por exemplo. Além de opções de vidro que são super charmosas.

Se você achar que são muitas coisas dentro do armário, temos um post exclusivo sobre como organizar armário de cozinha que será perfeito para otimizar os seus espaços de armazenamento. Confira depois!

8. Bandejas

As bandejas são muito versáteis no dia a dia doméstico. Elas podem ser úteis para servir alimentos, organizar temperos e outras coisas. Os modelos em acrílico são ótimos, pois são resistentes ao calor, fáceis de limpar, além de terem alta durabilidade!

9. Assadeiras de vidro e de alumínio

As assadeiras também são essenciais em uma cozinha, principalmente se você é daquele tipo de pessoa que não gosta tanto de mexer com fritura e prefere assar as carnes ou prepara muitas massas. As assadeiras de vidro são resistentes ao calor, fáceis de limpar, além de serem muito bonitas, e você pode adquirir uma de cada tamanho!

Já as assadeiras de alumínio são indispensáveis para fazer bolos, tortas, pudins e outros pratos especiais. Ter pelo menos duas de cada uma de diferentes tamanhos já ajuda muito!

10. Jarras de suco e água

As jarras para armazenar água e suco também são indispensáveis. Você pode escolher ambas de vidro ou plástico, caso tenha criança em casa e ache perigoso os modelos mais pesados. Ter ambas com capacidade maior do que 1 litro já é o suficiente para suprir a demanda básica da casa.

Jarra com suco de laranja servindo copo.

11. Panos de prato e toalhas de mesa

Os panos de prato são essenciais para enxugar as mãos e superfícies, e a toalha de mesa deixa o espaço mais bonito e protege a superfície dessa mesa de ficar suja. Há modelos em jogos que vêm até com protetores de cooktop. São lindos!

12. Garrafa de café e coador com filtro

De manhã, aquele café bem coado e quentinho não pode faltar para acordar o corpo, certo? Então esses itens não podem faltar em sua lista do que comprar para cozinha. Mas na hora de adquirir a sua garrafa de café, pense no tanto que você e sua família o consomem. Se for pouco, um modelo pequeno é o suficiente, caso contrário, as opções maiores são recomendadas.

13. Tábuas para cortar carnes e legumes

Essas são essenciais também para que você não estrague a pia e tenha mais superfície de atrito para cortar os ingredientes. Existem modelos de vidro, plástico ou de madeira, você escolhe o melhor conforme suas necessidades.

Mas vale lembrar que esse item deve ser substituído pelo menos uma vez por ano já que pode acumular muitas bactérias, mesmo lavando sempre.

14. Itens extras

As opções listadas acima são as mais primordiais de se ter em uma cozinha, mas é claro que você pode querer outros itens para ter ainda mais praticidade e até charme, como:

  • Espremedor de alho e de limão;
  • Pegador de macarrão, de salada e gelo;
  • Formas de gelo;
  • Ralador;
  • Porta-frios;
  • Rolo para abrir massas;
  • Peneiras de tamanhos diferentes;
  • Escorredor de arroz e macarrão;
  • Tesoura;
  • Funil;
  • Saca-rolhas;
  • Abridor de latas;
  • Organizador de cápsulas de café e chá;
  • Cortador de pizza.

Com essa lista sobre o que comprar para cozinha, você e sua família terão muito mais facilidade no dia a dia, além de ter um espaço bem otimizado e funcional!

E para outras dicas de organização, otimização de espaço e decoração, continue sendo uma leitora do blog da Acrílicos Centauri. Até a próxima!

Deixe um comentário