Acrílico ou policarbonato? Eis a questão!

Ao escolher peças transparentes para sua decoração e organização, você já se deparou com a dúvida: acrílico ou policarbonato? Essa pode até parecer uma questão complicada, pois muitas pessoas não conhecem as principais diferenças desses dois materiais, mas ela deve ser levada em consideração na hora de analisar as possibilidades.

As chapas de acrílico ou policarbonato oferecem uma gama de opções de aplicação, seja em organizadores ou objetos de decoração, elas não podem ficar de fora do seu projeto de decoração. Porém, antes de selecionar o seu material preferido, é importante conhecer suas diferenças de composição.

Que as duas alternativas são lindas e resistentes, não podemos negar, mas para que serve cada uma delas? Aí já é uma questão de analisar suas necessidades e entender como cada material se comporta no dia a dia. Continue lendo o post para compreender melhor esse assunto!

Acrílico ou policarbonato? Entenda a diferença

homem coçando a cabeça com expressão de dúvida

Para entender a fundo os fatores que diferenciam os dois materiais, é fundamental levar em consideração suas propriedades e as vantagens que cada um é capaz de trazer para  o seu dia a adia. Vamos começar essa análise prestando atenção nos detalhes de produção.

O policarbonato, também conhecido como Lexan ou Makrolon, pode ser entendido como um polímero. Ele é produzido por reação química (fosgênio e bisfenol A) e injeção de plástico quente, essa mistura possibilita a formação de barras ou tubos.

A composição desses dois elementos produz um material muito resistente a impactos, tanto que o uso mais comum para o policarbonato é a blindagem de outras peças.

Seu desgaste, ou a falta dele, pode ser considerado uma característica muito relevante, já que ela vem da flexibilidade da matéria-prima.

Já o acrílico surge de um tipo de plástico fabricado a partir de substâncias do monômero de metacrilato de metilo, sendo possível usá-lo em pó ou xarope. Ele também é formado após o aquecimento de folhas ou tubos de catalisação e polimerização.

Dentro das possibilidades de aplicação, o acrílico é visto como um material muito rígido, excelente para peças que vão armazenar peso e/ou volume. Apesar oferecer um teor mais básico de rigidez, ele facilita o uso no dia a dia e tem presença garantida em vários ambientes super organizados.

Benefícios do acrílico e do policarbonato

fórmula e policarbonato vs fórmula de acrílico

A composição já nos apresenta diferenças bem importantes entre esses dois materiais, tanto para utilidade, quanto para durabilidade, mas como esses não são os únicos pontos a serem levados em conta, vale a pena pensar nos benefícios que cada um tem a oferecer.

A resistência do policarbonato é inegável, ela proporciona vantagens além de diminuir seus riscos de quebra. Essa característica permite flexibilidade e capacidade de exposição à altas temperaturas. A customização dele também é mais prática, já que não apresenta rachaduras em furos ou problemas de contato com produtos químicos.

No acrílico, as vantagens são representadas pela variedade de usabilidade, já que ele dá mais possibilidades de trabalho e de manutenção, porque pode ser polido para eliminar riscos.

Eles também facilitam a colagem, podendo ser transformados em diversos objetos diferentes para abrilhantar sua decoração.

A valorização desses dois materiais no mercado é vista como uma vantagem, e para um orçamento apertado, esse pode ser um fator de desempate.

A acessibilidade das peças em acrílicos chama a atenção, pois o material costuma ser, em média, 20% mais barato do que as fibras de policarbonato.

Quais fatores considerar na hora de escolher?

homem com mão no rosto pensando

Independentemente de qual for escolhido, os objetos fabricados por esses dois concorrentes levam uma vantagem em comum: a praticidade da transparência.

Tudo que é guardado e organizado ali consegue ser visto de fora por qualquer um, o que auxilia na manutenção da arrumação e na rotatividade de objetos.

Para guardar maquiagens em casa, por exemplo, o acrílico pode ser melhor, já que ele elimina riscos e batidas com mais facilidade, oferece mais leveza para os movimentos e seu brilho deixa um toque todo especial ao ambiente.

Se a sua demanda é organizar maquiagens em um salão de beleza, a resistência do policarbonato não deve ser ignorada.

Quer combinar as cores do escritório com os organizadores? Lembre-se que placas e tubos de acrílico têm mais absorção na hora de realizar a envelopagem adesiva, o que garante cores mais vivas para sua mesa de trabalho.

Outro benefício de utilizá-lo nessa proposta, são suas possibilidades de formatos e adaptações para sua realidade.

A gente sabe que escolher entre dois componentes de tanta qualidade não é nada simples, mas com essas dicas sobre composição e pontos positivos fica mais fácil encontrar aquele que mais se encaixa a sua realidade, ou que te ajuda a resolver seus problemas de organização da melhor forma possível.

Encontre as melhores peças desse ramo no site da Centauri Acrílicos e não deixe de conferir outras dicas aqui do nosso blog!

Leave a Reply