8 dicas de como organizar a cozinha e ganhar espaço

Como organizar a cozinha: otimize o espaço do cômodo com dicas simples!

A cozinha é um dos ambientes mais importantes da nossa casa, é lá que fazemos as refeições, partilhamos histórias e momentos especiais com a família e amigos e muitas outras coisas. Por isso, por ser um espaço tão necessário, é preciso que ela seja funcional, afinal não há como fazer todas essas atividades com segurança e eficiência se está tudo bagunçado, certo?

É por isso que conhecer algumas dicas de como organizar a cozinha ajudará muito no seu dia a dia. Nada melhor do que aproveitar todas as funcionalidades do cômodo ganhando mais espaço e otimizando o tempo das tarefas, não é? Com práticas simples, é possível aumentar ainda mais o seu bem-estar e de seus familiares.

Quer saber mais? Então, vamos lá!

8 dicas de como organizar a cozinha: praticidade para sua rotina

Organizar os ambientes pode ser uma prática terapêutica para algumas pessoas e para outras nem tanto, mas não tem como negar que um espaço bem arrumado aumenta – e muito – a nossa qualidade de vida e otimiza o tempo das tarefas.

Na cozinha, isso se torna ainda mais necessário, afinal é o espaço onde as refeições são preparadas, as comidas guardadas… Enfim, já imaginou receber convidados na sua casa e estar tudo uma bagunça? Não é legal, ainda mais se precisar preparar um almoço ou janta, vai demorar ainda mais pela desorganização.

Engana-se quem acha que precisa fazer uma faxina do teto ao chão toda semana. Se estiver muito bagunçado, isso pode até ser necessário, mas não em todas as faxinas, basta manter uma ordem na casa e sempre prezar por guardar as coisas. Não tem muito segredo, mesmo com a cozinha tendo bastante itens. Confira algumas práticas que podem te ajudar:

1. Defina a ordem da organização

Primeiro de tudo, você precisa decidir o que irá organizar primeiro, serão os pratos e copos? Copos, xícaras e canecas? Potes e tampas? Escolha primeiro o que deseja arrumar, assim fica mais fácil saber de onde partir. No começo parece assustador, afinal a cozinha tem muitas coisas para organizar, definindo a ordem será mais simples se direcionar para as outras tarefas. Mas nada impede que você tire tudo para deixar todos os espaços livres. O importante é saber de onde iniciar e não desistir de arrumar!

2. Aposte em organizadores para te ajudar

Os organizadores estão aí para ajudar o dia a dia nas casas de maneira prática e sem segredos, não é à toa que muita gente aposta neles no momento que vão arrumar tudo. Seja para organizar guarda-roupa, cômodas, ferramentas ou afins, os gaveteiros e carrinhos organizadores estão com tudo!

Por isso, eles ficam muito bem na cozinha também, sabia? É claro que os armários já possuem muitas gavetas e prateleiras para organizar tudo, mas nem sempre as coisas ficam bem distribuídas, não é? Pode acontecer de os talheres ficarem todos bagunçados, mesmo nas gavetas. Nessa hora, as bandejas são ótimas opções, há diversos tamanhos que podem caber em gavetas tranquilamente.

Escolha uma para garfos, outra para colheres e mais uma para faca. Ou, se preferir, pode pedir um modelo personalizado com diversas divisórias e do tamanho ideal para caber no espaço que escolheu. As opções em acrílico são as melhores, pois são resistentes, modernas e combinam com qualquer decoração.

Caixas também são ótimas, elas podem conter objetos que você não usa tanto, mas que não podem faltar na cozinha, tais como: colheres e garfos para sobremesa, aparelhos para cozinha (batedeiras, sanduicheiras, liquidificadores etc.). O importante é ficar tudo bem organizado!

3. Separe o que é realmente necessário

Durante a vida, é comum que acumulemos diversas coisas, seja que compramos e que marcou como uma conquista, presentes dados por pessoas amadas, desapegos, entre outras coisas. Então, quando você menos espera, tem um milhão de itens na cozinha, mas só usa dois terços deles, aí percebe que tem muita coisa ocupando espaço necessário.

Nesse momento, é hora de colocar a mão na consciência e, mesmo que doa, desfazer-se de alguns itens. Veja o que realmente é necessário na sua cozinha, às vezes, você tem três jogos de xícaras para o chá, mas só usa dois deles – um no dia a dia e outro para visitas –, assim, o terceiro ocupa um cantinho que poderia ser usado para colocar algo que você usa muito.

Separe o que você não precisa mais, uma das etapas de como organizar a cozinha é se desfazer de itens que não fazem diferença. Quem sabe você não conheça alguém que precise mais, não é? Tem muitas famílias e instituições que aceitam doações. Nada será perdido.

4. Deixe os itens mais usados próximos

Você precisa ver o que mais usa no dia a dia e colocá-los sempre ao alcance. Por exemplo, pratos e copos são essenciais nas refeições principais, não é? Então, coloque-os em prateleiras baixas, não adianta colocar na última e precisar de uma cadeira para pegar, por exemplo. Talheres grandes e pequenos também precisam estar em gavetas ao alcance das mãos, assim como as panelas.

5. Coloque potes em prateleiras

Normalmente, as pessoas usam gavetas fundas e grandes para guardar potes e não está de todo errado, afinal é um lugar bem prático, visto que as prateleiras são usadas para pratos e copos, por exemplo. Mas caso o seu jogo de cozinha tenha várias prateleiras, você pode empilhá-los por tamanho, sempre com a tampa para que ela não se perca. Guardar a tampa em outros lugares não é tão indicado, pois elas sempre podem sumir.

6. Organize bem os temperos

Para o preparo das refeições, os condimentos são indispensáveis, não são? Por isso, eles também precisam de um lugarzinho especial. A melhor opção é colocá-los em uma prateleira próxima ao fogão, assim você não precisa se afastar toda hora para pegá-los enquanto estiver cozinhando.

Prateleiras pequenas próprias para o tempero são fáceis de serem encontradas. Compre potinhos para colocar cada coisa e não se esqueça de etiquetá-los para não confundi-los, e veja como ficará muito mais fácil cozinhar com eles ao alcance das mãos.

7. Coloque chás e cápsulas de café nos seus devidos lugares

Quem não dispensa a horinha do chá ou o café da tarde feito naquelas máquinas modernas de alta qualidade, com certeza, não pode deixar nada espalhado! Há muitos modelos de porta chás e porta cápsulas que vão ajudar muito na hora da organização, eles podem ser em divisórias e gavetas.

Aproveite e solte a imaginação na hora de ajeitar tudo, afinal é um prazer que você valoriza muito, certo? A cafeína, para muitos, é o paraíso. Faça um cantinho do café bem decorado, colocando alguns quadros temáticos, vasos, flores, entre outras coisas.

8. Dobre bem os panos de prato

Os panos de prato são outros itens extremamente necessários para se ter na cozinha, por isso também devem estar ao alcance das mãos, normalmente em gavetas da pia. Se for um espaço bem compacto, você pode dobrá-los bem para caber ou fazer rolinhos, basta escolher a forma que acha mais eficiente.

Viu como é fácil? Basta manter a ordem durante a semana, guardando tudo em seus devidos lugares. No dia da faxina, uma ajeitadinha ou outra nas coisas da cozinha será o suficiente.

Gostou das nossas dicas de organização? Se tiver dúvidas, não deixe de nos perguntar. E para saber como decorar e ajeitar outros espaços da sua casa, continue conferindo nossas publicações semanais. Até o próximo post!

Deixe um comentário