Como fazer um cantinho do café na cozinha: ideias práticas!

Uma das principais tendências de decoração atual, que promete levar aconchego para pequenos ambientes, é o famoso cantinho do café. Assim como a cozinha costuma ser um cômodo que reúne amigos e familiares, o espaço dedicado ao café também pode ter esse potencial de união e partilha e pode ser um dos espaços favoritos para os apreciadores de cafeína.

Independente do espaço na cozinha que você encontre para isso, o importante aqui é manter sempre a praticidade em dia. Sendo assim, quando a limpeza e a organização estão em dia, fica muito mais prático montar o seu cafézinho de cada manhã ou tarde – ou da noite também, caso você seja um cafeinólatra.

Amou a ideia, mas não sabe por onde começar a montar seu cantinho de café na cozinha? Confira as dicas da Acrílicos Centauri e comece o seu projeto hoje mesmo!

Passo a passo para montar seu cantinho de café na cozinha

Para montar qualquer coisa em sua casa, o passo principal e atemporal é ter o essencial. Não adianta encher o espaço com coisas que não serão usadas depois, só está tomando o lugar de algo realmente necessário. Sendo assim, para dar início à composição do seu cantinho, é preciso começar pelo básico:

1. Encontre o espaço ideal

Sabe aquele cantinho da sua cozinha que não possui nada, mas que é muito valioso? Bem, esse pode ser o espaço perfeito! Algo de 1 metro pode ser o suficiente para ser o cantinho do café na cozinha, mas se você tiver um espaço maior disponível, é ótimo também! Deixe-o bem limpinho para começar a colocar os itens necessários. Se quiser, encontre uma toalha de chá bem bonita para forrar a superfície.

2. Tenha uma máquina de fazer café

Para garantir praticidade e eliminar qualquer possibilidade de sujeira extra, o indicado é garantir uma boa máquina para preparar sua bebida. O mercado atual já disponibiliza diversas opções automáticas, e você pode escolher a que mais combina com seu espaço, então é só colocá-la onde acha que será mais prático, no meio ou nas laterais do espaço que reservou.

porta-capsulas porta de geladeira

3. Adquira cápsulas de café

De nada adianta ter a máquina e não ter as cápsulas, certo? Por isso, procure comprar sabores que você realmente aprecia, há uma variedade inúmera de opções, como as puras, com baunilha, com leite, entre outras. Ah, e se você gosta de consumir outras bebidas, como um chocolate quente, um mocha, cappuccino e muito mais, há sempre cápsulas disponíveis no mercado!

capsulas de café

4. Invista em organizadores de cápsulas

Uma ideia que une a segurança de manter os ingredientes higienizados e a praticidade de eliminar a aglomeração de itens em cima do seu aparador ou balcão que escolheu para montar seu cantinho são as cápsulas de café. Com opções de diferentes sabores, como o cappuccino e o café expresso, elas podem substituir os potes e saquinhos de café solto, mas de nada adianta se não tiver um recipiente para organizá-las.

Os melhores são os porta-cápsulas de café em acrílico que guardam seus itens ao mesmo tempo em que os organizam, além de deixar visivelmente confortável para que você encontre o sabor que deseja rapidamente. Há modelos que possuem gavetas também para facilitar a organização.

5. Inclua um jogo de café completo

As xícaras também são fundamentais para montar esse tipo de ambiente, certo? Aposte em conjuntos de pires e xícaras cheias de personalidade, com estampas coloridas que fazem parte da harmonia do ambiente, mas, ao mesmo tempo, levem destaque àquelas peças. Você também pode deixar o bule ao lado, adornando o espaço, que pode ser muito útil se você ou alguém próximo também desfrute de um bom chá.

6. Disponha açúcares e adoçantes

Você pode apreciar o café puro, sem adicionar açúcar ou adoçantes, mas tê-los disponíveis caso alguém visite o seu cantinho do café na cozinha ou para os familiares é essencial. Se puder e achar legal, deixe mais de uma opção, como açúcar mascavo, stévia ou cristal.

7. Tenha um organizador de sachês e colheres

Outra adição extra para facilitar o preparo do café são sachês de açúcar e colherzinhas para aproveitar o melhor da bebida. Para que esses itens não fiquem espalhados, escolha organizadores resistentes e neutros, os modelos transparentes são ótimos, pois ajudam na visibilidade e, se você encontrar pequenas sujeiras, pode limpar mais facilmente.

organizador com gavetas de acrílico com capsulas de café

Com esses itens, você tem tudo o que precisa no seu cantinho do café na cozinha, agora é hora de deixá-lo com a sua cara investindo em decorações que combinam com sua personalidade.

Canto do café: decoração com a sua cara!

É preciso lembrar que, apesar de um espaço livre para adicionar itens e adornos que você gosta, esse cantinho está em sua cozinha. Então, destoar muito da decoração geral do ambiente não é tão incentivado, pois pode ficar sem harmonia, mas isso não deixa a possibilidade de criar algo super personalizado e bacana! Assim, para decorar um cantinho do café cheio de estilo, você pode pensar em:

1. Uma paleta de cores

Você pode pensar em uma paleta de cores para o cantinho do café na cozinha que vai investir na decoração, pensando em elementos dentro de um paleta de cores mais neutra possível. O branco, nesse caso, é sempre um coringa, mas ele não precisa ser a sua única alternativa.

cantinho para café

Quando pensamos em cores e materiais, tudo depende de qual ambiente esse cantinho vai ocupar. As cores minimalistas são ótimas sugestões, mas se você é fã de estampas, não descarte essa ideia. As opções gráficas e delicadas de adesivos de parede para cozinha podem combinar com diferentes tipos de espaços, o importante é não deixar o equilíbrio de lado.

2. Texturas diferentes

Para alegrar o ambiente básico, aposte em variados materiais e texturas, que conversem entre si, deixando a decoração mais interessante, mesmo na neutralidade. Toalha de chá com renda, canecas com adornos texturizados, entre outras coisas podem ser muito valiosas para o resultado final.

3. Acessórios cheios de personalidade

Existem diversos acessórios que você pode brincar com os detalhes: móveis com o pé de madeira, detalhes em rose gold, xícaras e pires com estampas que combinem com o ambiente, potes de balas e biscoitinhos para acompanhar, bandejas para guardanapos e utensílios necessário e muito mais. Use a criatividade para decorar com o seu estilo!

Dicas extras: como montar o cantinho do café na empresa

Tudo bem, a gente sabe que é quase impossível encontrar uma empresa, escritório ou clínica que não disponha de um cantinho para o café para seus clientes e funcionários. Porém, muitas vezes esse espaço acaba se tornando um grande empecilho na harmonia dos ambientes, mas fique calmo, dá para adicioná-lo sem grande problemas.

A primeira dica é reservar um cantinho de fácil acesso, onde todos que se interessam pela bebida consigam prepará-la sem obstáculos e os utensílios necessários estejam dispostos de maneira prática. Um móvel pequeno, com a cafeteira automática, seus acessórios e um item básico de decoração já resolvem o necessário.

Para clínicas ou empresas que exijam algum tipo de espera de seus clientes, o espaço pode ser completado com algumas revistas, periódicos da cidade e até mesmo alguns lanchinhos que possam acompanhar aquele café quentinho. O truque aqui é simples, pense sempre na melhor maneira de receber seus clientes com carinho.

Montar um cantinho do café na cozinha e em outro lugar ficou ainda mais fácil, não é mesmo? Invista em móveis e objetos de decoração que tenham a sua cara e construa um espaço receptivo e aconchegante.

E se você ama tanto a hora do café e está pensando em investir nesse ramo, temos um post super completo sobre como montar uma cafeteria de sucesso. Dê uma conferida para se informar melhor! E para mais dicas imperdíveis sobre decoração e organização, acompanhe as novidades do nosso blog!

Deixe um comentário