Se você é apaixonado por café, sabe que a experiência de uma boa xícara vai muito além da bebida em si. A cafeteira que você escolhe faz toda a diferença na rotina e no sabor. Mas, com tantas opções no mercado, pode ser difícil decidir qual modelo combina mais com o seu estilo de vida.
No post de hoje, a Acrílicos Centauri preparou para você um conteúdo especial sobre os principais tipos de cafeteiras, seus prós e contras. Quer saber mais sobre como transformar o seu cantinho do café? Continue a leitura e confira as opções que escolhemos para você!
Cafeteira de cápsula
Um dos modelos de cafeteira mais práticos atualmente e para quem é apaixonado por café, esse item é extremamente necessário. A cafeteira de cápsula oferece uma solução rápida, prática e, acima de tudo, deliciosa para quem quer um café de qualidade sem muito esforço. Outra grande vantagem desse modelo é a sua limpeza fácil, já que o café é preparado dentro da cápsula!
Para usar esse modelo, é bem simples: basta inserir a cápsula, apertar um botão e, em poucos segundos, o café está pronto. Esse tipo de cafeteira é excelente para quem gosta de experimentar diferentes tipos de café, já que há uma grande variedade de cápsulas disponíveis no mercado.
Por outro lado, o único cuidado necessário com esse tipo de cafeteira é manter as cápsulas organizadas, para que o seu cantinho do café não vire uma bagunça. Uma solução super prática são os organizadores porta cápsula de acrílico. Eles ajudam a manter todas as cápsulas à vista e organizadas, otimizando o espaço da sua cozinha e deixando o cantinho do café ainda mais bonito.
Cafeteira italiana
Essa é a famosa cafeteira italiana conhecida como Moka, que, além de chamar atenção pelo seu visual retrô, é muito fácil de usar. Ela é formada por três partes: base (para a água), compartimento para o pó de café e a parte superior, onde o café pronto é armazenado. O preparo é feito no fogão, e quando a água aquecida sobe pelo filtro, o café é extraído de forma lenta e intensa.
Se você ama preparar um café forte e encorpado, com um sabor mais tradicional, esse é o tipo de cafeteira ideal para se ter em casa. Por mais que precise de um pouquinho mais de tempo no preparo em comparação com a cafeteira de cápsula, a experiência de preparar um café na Moka é quase que um ritual.
Para quem está procurando algumas ideias de presente de casamento, essa cafeteira pode ser uma boa ideia de mimo para o casal!
Cafeteira de filtro
Esse tipo de cafeteira é um verdadeiro clássico e está presente em muitas casas brasileiras. Simples e prático, é um modelo que permite preparar grandes quantidades de café de uma só vez, sendo ideal para quem gosta de tomar várias xícaras ao longo do dia ou para quem costuma receber muitas visitas.
Para usar esse modelo de cafeteira, é muito simples: basta colocar o pó de café em um filtro de papel ou permanente. Depois, passe a água quente por ele e pronto, o café será extraído de forma rápida e prática. Para quem está pensando em qual cafeteira escolher, saiba que esse modelo é bastante econômico, já que o preço do pó de café é mais acessível que as cápsulas, por exemplo.
Cafeteira francesa
Um tipo de cafeteira muito popular que ganhou destaque não só pelo seu charme, mas também pela sua função e proposta. Esse é um modelo de cafeteira que não usa filtro e muito menos energia elétrica. Para usar a cafeteira francesa — ou prensa francesa —, você apenas precisa colocar o pó dentro da cafeteira, adicionar água quente e aguardar a infusão da bebida.
Com esse método, a prensa francesa preserva os óleos naturais do café, o que realça ainda mais o sabor da bebida. Ah, e é normal ver algumas das maiores cafeterias e restaurantes servindo a bebida por esse meio.
Cafeteira expresso
Para quem não vive sem café, e principalmente um expresso, esse tipo de cafeteira é um sonho de consumo. Aqui estamos falando de uma cafeteira que garante um café na sua forma mais pura e intensa.
Existem modelos automáticos e semiautomáticos, que permitem preparar a bebida de forma rápida e até com alguns ajustes, como na moagem do grão e na intensidade do café. Se você quer ter a experiência de ser um barista na sua própria casa, essa é a opção certa. Além disso, é também uma opção de presente para o Dia dos Namorados se o seu par não resiste a um cafezinho!
Cafeteira aeropress
Deixando um pouco a intensidade de lado, se você gosta de um sabor de café mais suave, a cafeteira aeropress é um tipo perfeito para se ter em casa. Esse modelo faz uso da pressão manual, onde o café é extraído ao ser empurrado por meio de um filtro de papel por meio de um pistão.
A principal vantagem de se ter um modelo de cafeteira desse em casa é a sua versatilidade. Leve e fácil de transportar, podendo ser usada em qualquer lugar, desde a sua cozinha até uma viagem de acampamento. O café extraído na Aeropress é suave, mas, ao mesmo tempo, encorpado. Assim, você tem uma xícara de café que agrada tanto quem procura algo mais suave quanto quem busca algo mais intenso.
Cafeteira de coador
Por último, temos o modelo de cafeteira com coador, que é tradicional e nunca sai de moda. Tem um leve charme retrô e é muito simples no preparo. Você só precisa adicionar o pó no coador (pode ser de pano ou papel) e depois despejar a água quente, esperando que o café seja coado lentamente.
Uma das formas mais baratas e fáceis de preparar café, além de fazer muitas pessoas associarem o coador a lembranças afetivas, como os cafés preparados pelas avós. Ideal para quem gosta de tomar café aos poucos, apreciando cada gole.
Se você está procurando por formas de como armazenar o seu pó de café, confira nosso post sobre potes de acrílico para alimentos secos!
Agora que você conhece os principais tipos de cafeteira, fica mais fácil escolher aquela que se encaixa no seu dia a dia e no seu paladar. Seja a praticidade da cafeteira de cápsula ou o ritual da cafeteira francesa, o importante é que o café seja uma experiência prazerosa. E para tornar o seu cantinho do café ainda mais organizado, não deixe de conferir também o nosso post com uma lista de itens essenciais para sua cozinha!