Como organizar a geladeira: dicas e utensílios funcionais!

Como organizar a geladeira: dicas e utensílios funcionais!

Toda geladeira precisa de cuidados, principalmente dentro delas, onde os alimentos são armazenados e podem facilmente ficar expostos a germes e bactérias, se não for organizada da forma adequada. Sabe aquele vegetal que você esqueceu de fazer e ficou esquecido no fundo da geladeira? Ou aquele pote de comida que não é aberto há dias? Esses podem ser grandes causadores de mofos e contaminarem outros produtos no refrigerador, deixando um mal odor pela cozinha.

A organização de uma geladeira não exige muito tempo, é mais a constância que você faz essa limpeza e como o que estiver dentro dela pode ser posicionado da maneira mais simples. Isso pode ser feito a partir de algumas dicas simples que nós da Acrílicos Centauri vamos te dar hoje.

O que fazer antes de organizar a geladeira?

É indiscutível afirmar que é prazeroso ver uma geladeira bem arrumada, por isso, antes de começar a fazer a limpeza e dispor os produtos, retire tudo que está dentro dela e coloque em um espaço reservado para você começar os processos.

Depois que você esvaziou a geladeira, pegue um pano úmido, passe em todas as partes limpando os cantos e as superfícies e finalize com um pano seco. Esse processo é importante para retirar as sujeiras que se acumulam, como alimentos que caem, marcas de mãos, entre outras causas que consequentemente absorvem muitas bactérias.

Como organizar sua geladeira

Agora que você já limpou o refrigerador, está na hora de posicionar os alimentos e os pertences dela no interior. Para essa parte, você vai ter que entender quais alimentos podem ficar em quais posições, isso ajuda você a identificar onde eles estão e diminui as chances de ficarem esquecidos no fundo gerando mofo.

Prateleiras superiores

É na parte superior, o ponto mais alto e que acaba aparecendo como prioridade, por isso nessa posição você pode armazenar sobras de alimentos, bebidas, produtos mais industrializados que já estão prontos para consumo, como iogurte, queijos, frios, entre outros.

Uma dica é não guardar alimentos maiores nessa parte, principalmente carne crua ou vegetais. Os alimentos que estão prontos para consumo geralmente possuem uma vida útil mais curta. Nesse espaço, você separa por prioridade e ordem de vencimento, assim evita que eles vençam antes do consumo.

Use uma caixa de acrílico para armazenar alimentos

Se você tiver uma caixa de acrílico e conseguir dispor os alimentos com maior prioridade, faça isso, pois será muito melhor organizar os que tem prazo de validade expirando. Desse modo você consegue etiquetar essa caixa e comer primeiro esses alimentos que estão nela. Essas caixas também podem armazenar vegetais e até temperos. Uma mão na roda para quem costuma perder na geladeira algo que precisa ser encontrado com mais agilidade.

Prateleiras inferiores

Depois da prateleira superior já estar completa com os alimentos que você organizou, está na hora de analisar o que vai incluir na parte inferior. Sabe aqueles alimentos crus e os vegetais que comentamos antes? Pois é, aqui eles poderão ser inclusos, o espaço geralmente é maior e a quantidade de itens que podem ser colocados também aumenta. Você pode usar outros alimentos que não couberam na parte de cima parta serem colocados nessa parte também.

Agrupe itens semelhantes

Assim como dissemos acima, as caixas de acrílico ajudam na organização de prioridade, mas elas também podem ajudar para separar os alimentos semelhantes, que podem ser adicionados tanto na geladeira diretamente quanto em caixas separadas de acrílico.

Por exemplo, algumas frutas e vegetais liberam o gás etileno que faz com que amadureçam mais rápido, ou seja, podem apodrecer com rapidez também e é por esse motivo que, ao separar os alimentos, você entende quais deles podem ser consumidos. Isso ajuda na economia e também a deixar a comida mais saudável.

A maioria das gavetas das geladeiras também contam com um controle de umidade, o qual você consegue modificar. É recomendado usar a umidade alta para armazenar folhas e verduras para manter elas frescas, já na gaveta que você escolher deixar a umidade baixa, inclua os vegetais e as frutas que amadurecem mais rápido, assim evita deles de apodrecerem.

Porta da geladeira

Algumas geladeiras contam com separações nas portas, isso ajuda, pois você pode armazenar diversas coisas nesse espaço, desde bebidas até outros itens. Aquelas prateleiras penduradas são excelentes para posicionar garrafas de água, vinhos e também podem ser limpas com facilidade.

Aproveite cada espaço de sua geladeira para guardar as suas melhores receitas e produtos, inclusive, já que estamos falando de cozinha, que tal conferir a origem do Macaron?

Agora que você já sabe como organizar sua geladeira, não deixe de fazer esse processo pelo menos 1 vez ao mês para mantê-la limpa e, ao arrumar os itens de dentro, você começará a fazer esse serviço com mais tranquilidade e rapidez. Compre sempre alimentos frescos e evite deixar eles passarem da data de validade.

Gostou das dicas? Então continue nos acompanhando, temos conteúdos novos todas as semanas. Até a próxima!

Leave a Reply