Decoração de quarto infantil: 5 ideias de inspiração

O quarto infantil precisa ter elementos lúdicos, pois as crianças sentem a necessidade de entrar em contato com algo externo à realidade e poder relacionar os comportamentos do dia a dia com alguma fantasia – não é à toa que são apaixonados por desenhos animados. Assim, vale a pena contar com a ajuda de seu filho para se inspirar em ideias de decoração para quarto infantil que mais se encaixe com o que ele gosta, desde personagens da animação favorita até algum elemento específico.

O quarto é um local íntimo em que sonhamos e temos os últimos pensamentos do dia, o que também acontece com os pequenos, por isso certos elementos podem ser ótimas ideias para decorar em um quarto de criança sem precisar gastar muito e que podem ser super simples de aplicar! A Acrílicos Centauri preparou este post para te inspirar com 5 ideias simples de decoração moderna para quartos infantis.

Planejamento do quarto infantil

Se estiver montando um quarto do zero, comece planejando cada detalhe, desde as medidas do quarto, móveis e até alguns elementos maiores que você pode incluir. Colocando no papel cada gasto e cada medida que irá usar, você evita problemas com o tamanho dos móveis e também determina um orçamento máximo que pode usar no projeto.

Agora, se o quarto já estiver mobiliado, o trabalho será menor, pois é só acrescentar alguns detalhes e você já conseguirá definir um tema. O planejamento, nesse caso, precisa ser dos elementos que serão inclusos, como almofadas, papel de parede e até alguns objetos em acrílico.

1- Pintura ou papel de parede

Com uma simples pintura, o quarto pode mudar completamente e, para começar, evite cores neutras, isso porque as cores vivas, se organizadas, deixam os espaços mais realçados e em destaque do que um ambiente monocromático. Os papéis de parede também entregam uma funcionalidade surpreendente.

Existem papéis de parede infantis de diversos modelos e os que chamam muito a atenção dos pais são os modelos coloridos e que possam ter referência de algum desenho que a criança goste. Mas também existem os papéis de parede de lousa, com a cor preta, em que os pequenos podem liberar a criatividade deles com giz pelas paredes sem preocupação, visto que a lousa consegue ter as marcas de giz apagadas facilmente.

2- Caixas organizadoras

Quem tem filho pequeno sabe que eles adoram brincar e espalhar os brinquedos pela casa e, para evitar que esses brinquedos fiquem jogados e sem local para guardar, adquira caixas organizadoras para os objetos de diferentes tamanhos, você pode incluir uma caixa de acrílico para aumentar suas possibilidades.

As caixas de acrílico também são ótimas para decorar estantes, então, não economize nesses objetos que fazem toda a diferença na decoração e também na organização geral do quarto.

3- Personagens animados

Incluir personagens animados que seu filho adora assistir é uma ótima ideia de decoração, pois você consegue colocar algumas pelúcias ou até imprimir em um papel mais grosso e colocar em quadrinhos espalhados pelo quarto. As roupas de cama também podem conter um pouco dessas referências, se você encontrar peças com os temas que eles mais gostam.

Os personagens favoritos de uma criança, geralmente, são aqueles que ela mais se identifica e de certa forma influenciam ou inspiram os pequenos, então incluí-los no ambiente de descanso pode até ajudar os pequenos a dormir melhor e a querer ficar no quarto, uma vez que na infância algumas crianças podem ter medo de ficarem sozinhas ao dormir.

Uma ideia é que, se o personagem for um super herói ou super heroína, você incluir um espelho decorativo no quarto para a criança se lembrar que ela também possui super poderes (imaginários) e consegue dormir sozinha, pois é forte assim como a referência dela. Essa autoafirmação é benéfica também para ela desenvolver maior segurança sobre si mesma.

4- Tenha espaços livres

Por menor que seja o quarto, sempre é bom ter pelo menos um espaço para que os pequenos possam brincar. Nessa dica também recomendamos que, se possível, coloque um tapete dinâmico nesse espaço, como alguns que vêm com amarelinha ou outra brincadeira. Se não encontrar esse modelo de tapete, então escolha algum colorido ou que tenha também um personagem de desenho animado.

Ao invés de usar o chão para posicionar alguns objetos, tenha nichos coloridos na parede e amplie ainda mais o espaço. Até mesmo uma cesta de basquete acima do lixo pode se tornar uma ideia criativa. Lembre-se apenas de manter uma harmonia no quarto com as cores semelhantes e detalhes que se ligam, assim você cria uma identidade ainda mais única!

5- Iluminação

A iluminação é essencial para manter um ambiente em harmonia, e o quarto infantil bem iluminado ajuda a criança a encontrar os brinquedos e ter momentos para fazer tarefa com claridade. Deixe um abajur ao lado da cama para, caso a criança quiser levantar durante a noite, não tropece em nada e tenha uma direção do caminho.

Durante a noite, se seu filho tem medo de escuro, existem estrelas de enfeite que armazenam a luz e podem ficar no teto como decoração, além de também criar um clima lúdico que remete ao céu.

Essa opção é ótima, pois deixa o quarto mais claro e ainda transmite uma calma maior ao dormir, pois, mesmo que seja uma luz fraca, já consegue tranquilizar a criança. Não há regras para a decoração, apenas siga as influências dos pequenos e, se ainda forem bebês, coloque personagens e elementos que também ajudem a aflorar a criatividade deles durante as fases de crescimento.

Agora que você conheceu algumas dicas para decorar o quarto infantil, não deixe de conhecer nossos outros conteúdos para te ajudar com mais dicas super essenciais, como as dicas de organização da penteadeira. Até a próxima!

Deixe um comentário