Dicas de organização de remédios: aprenda agora mesmo!

Todos nós precisamos manter uma pequena farmácia em casa. Mesmo que você dificilmente fique doente, por segurança, é bom ter alguns medicamentos por perto. Por isso, saber como organizar remédios é sempre uma boa ideia! 

De um simples band-aid até medicações para doenças mais graves, seja para crianças, adultos ou para idosos, tomar certos cuidados de armazenamento é essencial para preservar a integridade dos medicamentos. 

Remédios armazenados em locais impróprios podem ser afetados pela umidade, se misturar com outros produtos e muitas vezes acabam até se perdendo em meio à desordem dos produtos

Mesmo que o uso de medicamentos em sua casa seja mínimo, as vantagens de organizá-los são inúmeras. Assim, você evita a compra de itens que não são necessários, sempre tem o produto certo na hora em que precisa e ainda diminui as idas à farmácia. 

Tenha um local específico para guardar seus remédios 

caixa de acrílico com remédio

Deixar seus remédios espalhados pela casa nem de longe é a opção mais segura e apropriada. Esse tipo de produto exige um local de armazenagem especial, as razões são diversas, mas entre elas estão: 

Remédios mal conservados podem acabar à altura da mão das crianças e animais, o que é muito perigoso. Além disso, também podem ficar expostos à umidade e alta incidência de luz. Por conta disso, ter uma caixa organizadora de remédios é a melhor alternativa. 

Normalmente, guardamos os medicamentos no banheiro. Porém, essa opção só é vantajosa se for usado um organizador de acrílico, já que ele protege o remédio da grande umidade e alta temperatura do ambiente. 

Antes de guardar seus remédios: verifique os prazos de validade

capsulas de remédio

Antes de guardar ou organizar qualquer produto, é preciso elencar o que é realmente necessário e o que dá para ser descartado. A melhor forma de fazer isso é descartando todos os remédios inutilizados. 

Portanto, é essencial observar as datas de validade de cada medicação. Ou seja, produtos que já estão vencidos, que foram comprados há muito tempo e estão abandonados no fundo do armário, precisam dar lugar aos novos medicamentos. 

Esse processo é fundamental para a organização dos remédios. Após realizá-lo, separe os que estão próximos do prazo de validade e escolha-os para serem os itens de destaque. Assim, você garante que irá utilizar cada medicamento dentro do prazo ideal. 

Já no organizador de remédios, separe-os por categoria

bandeja de acrílico com divisórias para remédios

Quem tem algo como uma mini farmácia em casa entende os riscos de ingerir um remédio errado, por confundir as embalagens. Por isso, é muito importante separá-los por categoria: 

  • Anti-inflamatórios,
  • Antibióticos,
  • Analgésicos,
  • Antitérmicos. 

Dessa maneira, fica muito mais fácil encontrar o que você necessita de forma rápida e precisa. Afinal, evita o trabalho de ter de consultar a bula e checar para que serve cada remédio. 

Também vale a pena deixar as características dos medicamentos colocadas em uma etiqueta, na embalagem. Você pode anotar para que serve determinado medicamento, de quantas em quantas horas ele deve ser ingerido e quantas gotas/cápsulas por día.

Vale a pena etiquetar o organizador de remédios? 

papel colorido para etiqueta colorida

Etiquetar cada compartimento da caixa organizadora é uma excelente estratégia para quem utiliza caixas de cores maciças. Isso porque, como não temos acesso visual aos remédios armazenados dentro de cada parte, usar etiquetas facilita no momento de procurá-los.

No entanto, é preciso manter atenção redobrada a esse tipo de organização, já que, basta que um remédio seja armazenado no compartimento errado para que ocasionais erros aconteçam. 

Nesse contexto, as caixas organizadoras de remédios se apresentam como uma alternativa infalível! Por serem transparentes, elas evitam erros de armazenagem. Antes de ingerir qualquer tipo de medicação, você consegue visualizar todos os itens daquele compartimento.

É aqui que todas as dicas anteriores fazem sentido. Caso você tenha guardado seus remédios em um local específico, com os prazos de validade devidamente priorizados e tenha mantido cada um em sua categoria, com certeza encontrar um remédio vai ser muito mais fácil!

Confie em uma loja especializada 

É muito importante investir em produtos de uma empresa especializada em Acrílicos. Afinal, ela se desdobra em inovação, desenvolvimento, produção e venda desses produtos. Busque sempre por  preços super competitivos e peças para organizar, armazenar e decorar seu ambiente. 

Os produtos em acrílico possuem características muito vantajosas e seu uso é sempre uma excelente opção. Para ler mais sobre o assunto, acesse nosso post sobre as vantagens desse material: Conheça as vantagens do uso de peças em acrílico!

É por isso que vale a pena investir em organizadores em acrílico, bem como itens de organização de maquiagem, relógio, jóias, carrinhos para estúdio de beleza e muitos outros produtos que podem fazer a diferença no seu dia a dia. 

E aí, gostou do texto? Esperamos que agora fique muito mais fácil organizar seus medicamentos. Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a novos conteúdos sobre o universo do acrílico. 

Nos vemos no próximo post!

Deixe um comentário