Como organizar produtos de limpeza: 6 passos simples!

Encontrar um espaço para os produtos de limpeza é essencial, tanto para deixá-los organizados quanto para preservá-los em segurança. E isso é o mínimo, afinal possuem substâncias perigosas caso não sejam armazenadas corretamente. Além disso, é algo que usamos para deixar a casa cheirosa e mais agradável, certo? Precisa ser bem cuidado.

Sendo assim, separar um espaço ideal e deixá-lo bem ajeitadinho é muito mais satisfatório. É por isso que a Acrílicos Centauri vai te ensinar como organizar produtos de limpeza da maneira mais prática e fácil possível. Quer saber mais? Então continue acompanhando a leitura!

Passo a passo prático de como organizar produtos de limpeza

Ter tudo organizado em nossa casa é uma excelente estratégia para garantir conforto, otimização de tempo na realização das tarefas e para o bem-estar de todos que ali estão. Isso também se aplica aos produtos de limpeza, itens tão necessários para o dia a dia. É possível organizar funcionalmente sua lavanderia, mesmo que ela seja pequena. Quer saber, então, o que fazer com os produtos? Confira:

1. Reserve um espaço

O mais importante de tudo é ter um espaço específico para organizar os produtos, onde só eles estarão, sem misturar com outros itens. Isso é importante para manter a ordem e para impedir que as substâncias de cada produto não contaminem comida, potes e demais itens de armazenamento. Pode ser um cantinho no armário, em prateleiras instaladas na área de serviço, entre outros lugares.

2. Separe por tipos cada produto de limpeza

A separação por setores, ou seja, cada tipo de produto é importante para que você saiba onde encontrar o que precisa. Por exemplo, desinfetantes todos juntos, ceras, desengordurantes juntos, clareadores, detergentes e sabão, entre outras coisas. Assim, não corre o risco de, em um momento de pressa, você pegar um desinfetante no lugar de um clareador.

Se achar que vai ficar tudo bagunçado mesmo assim, experimente separar itens organizadores para colocar cada tipo. Eles permitem que tudo fique bem alinhado e que não haja riscos de confundir alguma coisa, além de deixar o espaço super charmoso.

3. Deixe o que já está aberto ao alcance

A melhor estratégia, depois de separar tudo por tipos, é deixar o que já foi usado ou está próximo da data de validade ao alcance das mãos para serem usados primeiro e acabar logo. Para que abrir outro desinfetante se já tem um aberto, não acha? Use tudo certinho!

4. Disponha acessórios de limpeza em um espaço próprio

Além dos próprios produtos, há outros itens que são essenciais na hora de faxinar a casa, como buchinhas, esfregões, escovas, panos de chão, entre outros. Sendo assim, deixá-los também em um espacinho separado será de extrema ajuda. Dobre todos os panos e coloque um sobre o outro ou em uma gaveta, caso tenha. Buchinhas deixe juntar, escovas também e o que quer que você use de mais.

5. Instale ganchos para vassouras, rodos e esfregões

Outros itens essenciais para a limpeza são as vassouras, rodinhos e esfregões, para quem gosta de usar, e eles também devem ter um lugarzinho especial. Uma boa ideia é instalar suportes ou ganchos para pendurá-los e deixar tudo mais organizado. Deixe as opções que você usa mais ao alcance das mãos.

6. Mantenha o cantinho da limpeza sempre limpo

Seria muito irônico se o espaço que você usa para guardar coisas para limpar a casa fosse sujo e desorganizado, não é? Pode acontecer de cair um produto ou outro na pressa para pegar ou por algum descuido, sujar pela poeira etc., mas, independente do que for, manter a ordem é essencial.

Procure passar um pano nas prateleiras, produtos e gavetas pelo menos uma vez na semana. Varra o chão e coloque tudo em seu devido lugar. Isso vai facilitar muito o momento que você precisar pegar algo para usar.

Dicas extras sobre como organizar produtos de limpeza

A organização é ótima para manter todo o espaço sempre muito ajeitado e confortável para todos. Uma diquinha valiosa para manter a ordem ao mexer com os produtos de limpeza é: sempre que usar algum produto de limpeza, guarde no lugar. Assim tudo se mantém no mesmo lugar que foi colocado por muito tempo. Depois, você não terá que perder tempo ajeitando tudo de novo.

Para ficar ainda mais fácil, você pode separar cada produto por área da casa a ser limpa. Por exemplo, para limpar o banheiro, tira limo, saponáceo, sabão e alvejante são os mais usados, para a cozinha, desengordurantes, detergentes, palhas de aço, esponjas e outras coisas, para tirar o pó, paninhos macios e lustra móveis, e assim por diante. Você pode fazer pequenas etiquetas e colar nas prateleiras para visualizar melhor.

Se você quiser deixar o espaço ainda mais com a sua cara, confira várias formas de como decorar sua área de serviço, temos um conteúdo completo e cheio de dicas!

Viu como não é tão difícil saber como organizar produtos de limpeza? Basta encontrar um espaço ideal e ir ajeitando semelhantes com semelhantes que, depois, será muito mais fácil usar tudo.

Organizar a casa é essencial, é por isso que a Acrílicos Centauri posta tantos conteúdos sobre isso. A ordem e a limpeza trazem muito mais aconchego e bem-estar, o que é essencial para uma boa convivência em família. Sendo assim, para conferir mais conteúdos semelhantes, continue acompanhando nosso blog!

Deixe um comentário