Decoração de área de serviço: 6 dicas simples!

Decoração de área de serviço: saiba como fazer com 6 dicas

Fazer a decoração da área de serviço pode parecer um “gasto” para algumas pessoas, mas existem possibilidades econômicas para deixar a lavanderia linda. Com plantas, enfeites e alguns detalhes essenciais, você consegue transformar um ambiente não tão convidativo em uma área aconchegante e bela.

Geralmente, nas lavanderias pequenas, ficam materiais de limpeza, máquina de lavar e outros equipamentos maiores, o que dá oportunidade em dispor alguns elementos de decoração no espaço. Hoje nós iremos te mostrar algumas dicas de como decorar sua área de serviço de maneira prática e eficiente.

Mais vida e leveza na decoração da área de serviço

Muitas pessoas acreditam que por a ser mais afastada dos outros cômodos e não ser usada com tanta frequência como uma cozinha, por exemplo, a lavanderia não precisa de decoração, mas esse espaço pode receber sua atenção, uma vez que isso não exige tanto esforço e a decoração pode deixar todo trabalho mais leve.

A localização e a pouca movimentação de pessoas nesse ambiente não justifica a falta de elementos de ornamentação, pois, além de ser simples, ainda te alegrará sempre que alguém estiver presente.

Use os espaços verticais

As áreas de serviço costumam ser pequenas, o que leva a pensar que não existe espaço para incrementar nada além do essencial, entretanto você consegue aproveitar as paredes e até mesmo o teto para incluir enfeites, mas também para abrir espaço para estantes ou prateleiras.

Nessas prateleiras, você separa os produtos de limpeza e a decoração pode ser um vaso com uma suculenta ou um cacto que não precise de tanto cuidado, plantas mais independentes, ou até mesmo uma artificial para equilibrar as cores e harmonizar o espaço. As folhagens também ficam muito bem!

Se você não tiver outro local para posicionar um varal, sugerimos que coloque algum pendurado no teto ou encontre um espaço nas paredes para colocá-los e você poder secar suas roupas tranquilamente.

Área de serviço e cozinha juntas

Para algumas pessoas, a área de serviço fica mais próxima do que imaginamos, especialmente na vida de quem mora em apartamentos pequenos. Nessas situações, o mais indicado é posicionar um vaso de chão entre a parte da cozinha e da lavanderia para ter uma separação imaginária.

A ideia de incluir um vaso entre a cozinha e a lavanderia é porque muitas pessoas não possuem portas divisoras, o que exige do morador uma atenção para delimitar os ambientes. Mas, além do vaso, você pode espalhar quadros pela parede, seja de fotos suas ou de recordações de lugares. Quando você receber visitas em casa, elas estarão rodeadas de sua essência e você vai relembrar momentos enquanto realiza limpezas.

Iluminação

Assim como enfeites completam um ambiente, a iluminação também é um elemento de decoração uma vez que existem projetos de luz bem estruturados que ajudam a deixar em destaque o que você escolher, isso vai depender da posição da luz. Existe a iluminação em acrílico que conta com design moderno e pode até auxiliar como artigo de decoração.

Quadros e pinturas

Ajustando um quadro de alguma pintura de sua escolha, você tira o foco dos elementos que não quer que chamem atenção, como os tanques ou os próprios materiais de limpeza. A dica é incluir uma pintura chamativa, que terá o maior destaque, enquanto ofusca o que é do próprio espaço.

Podem acompanhar os retratos ao lado e agregar mais valor ainda no ambiente. Seja o quadro mais minimalista ou maximalista, o que vale é a intenção em manter tudo bem organizado – nenhum lugar melhor para fazer isso do que um espaço que possui os equipamentos de limpeza.

Organizadores

Existem organizadores de acrílicos que são próprios para guardar produtos menores, o que se encaixa perfeitamente na área de serviço uma vez que diversos objetos acabam ficando espalhados por gavetas ou em balcões. Você pode organizá-los em harmonia em algum organizador.

Também podem guardar prendedores e tampinhas, com diversos modelos disponíveis, você pode decorar sua área de serviço com organizadores coloridos, os quais deixarão o ambiente ainda mais divertido e cheio de vida.

Atenção à cor

As cores possuem um papel muito importante na decoração, porque definem a parte mais exposta do espaço, que é a parede, e por isso precisam de cores condizentes com o ambiente. Pense bem, se seu objetivo é otimizar seu tempo e realizar as atividades comuns à lavanderia, então escolha cores claras que dão uma maior tranquilidade.

Existem pessoas que preferem apenas uma cor, mas existe a possibilidade de misturar tons que se encontram por meio de elementos ou ilustrações. Há casos em que o papel de parede pode ser um aliado e, dependendo da estampa, pode dar até amplitude no ambiente.

Independente se você é ou não uma pessoa especialista em decoração, o que vale é como você se sentirá ao estar nesse espaço, e não há ninguém que te conheça como você mesmo para fazer isso. Se compartilhar sua casa com mais alguém, peça para que incluam um pouco dos elementos favoritos deles contigo, isso faz do espaço ainda mais completo e com ideias diferentes, além de unir pessoas ao montar a decoração em conjunto.

Agora que você aprendeu como decorar sua área de serviço, não se esqueça de compartilhar com aquele amigo que você sabe que vai precisar dessas dicas também. Além disso confira nossas dicas de como organizar uma casa bagunçada. Esperamos que tenha gostado desse post, até o próximo!

Deixe um comentário