Mesa posta: saiba como organizar de forma elegante

Mesa posta: saiba como organizar para receber convidados

A mesa posta consiste em organizar itens essenciais para uma refeição de forma padronizada e bem pensada, ou seja, unir pratos, talheres, copos, guardanapos, toalha e ornamentações de maneira despojada ou sofisticada, dependendo muito do objetivo da refeição.

Já é fato que nós da Acrílico Centauri sabemos da importância de um local bem organizado e até mesmo para pôr a mesa existem maneiras de tornar o momento das refeições mais elegantes ainda. Se você estiver recebendo convidados, é imprescindível fazer com que a mesa seja posta com cuidado e com uma atenção extra nos detalhes.

Para ajudar você a receber seus convidados, nós preparamos dicas exclusivas para deixar tudo o mais apresentável possível. Então já separe seus melhores pratos e a melhor toalha para e siga com a gente até o final para saber o que mais combina com cada ocasião.

Como montar mesa posta simples?

Algumas características são fundamentais para manter uma mesa organizada e sofisticada para qualquer ocasião, e se você for receber seus amigos ou família para um jantar ou almoço é necessário deixar tudo arrumado para todos ficarem confortáveis e se sentirem especiais.

Toalha para mesa

Para montar a mesa de forma simples, você vai precisar de alguns elementos: dando início, separe uma toalha que tenha cores contrastantes com as cores dos outros itens. Por exemplo, se a sua toalha for branca ou alguma cor clara, então tente escolher os itens com coloração escura ou marcante, para dar um contraste visual. O mesmo acontece se a toalha for escura, prefira objetos mais claros neste caso.

Algumas pessoas preferem dispor até duas toalhas nas mesas para dar mais destaque, uma mais escura em baixo e uma de renda clara na parte de cima, ou vice versa, assim a renda deixa o destaque a mais na mesa. Mas também tem os casos que a mesa é de madeira, dando um toque rústico, nessas situações, mantenha sem toalha e posicione alguns pequenos suportes de prato, pra posicionar as louças em cima.

As toalhas da mesa podem ser em renda ou em algum outro material, mas deixe-as organizadas com as cores corretas para destacar a mesa amadeirada, por isso você pode escolher esses elementos com cores mais claras, que ficam condizentes com o material da mesa.

Pratos

Os pratos são um dos elementos principais de uma mesa posta, afinal, é onde ficará a comida, por isso eles precisam estar bem destacados na mesa. Depois que a toalha for escolhida, veja o que será servido para você colocar o prato adequado, alguma refeições pedem por pratos rasos, mas alimentos como sopas ou caldos precisam de pratos fundos.

Se houver mais de uma opção de refeição, mantenha mais de um prato para cada convidado. Geralmente as pessoas costumam ter de 6 a 12 pratos de cada modelo, com isso é possível ter um prato para cada convidado tendo as mesmas características.

As cores dos pratos podem ser escolhidas assim como as toalhas, identificando a cor adequada você pode posicionar contrastes e detalhes que se complementam e combinam entre si.

Talheres

Monte o conjunto de talheres e disponha primeiro as facas, tendo mais de uma para cada conjunto, pois também vai depender do que a pessoa vai comer. Os garfos precisam estar do lado esquerdo do prato, o que faz com que as facas fiquem ao lado direito. Se tiver algum caldo ou sopa, use a colher e posicione na parte superior, logo acima do prato, ou ao lado da faca.

Copos ou taças

Os copos e taças são imprescindíveis, principalmente se você for servir algum drink, e quem gosta de beber vai saber muito bem qual copo ou taça pegar para aproveitar o momento. Para os sucos ou refrigerantes, escolha copos mais largos ou altos, para dar um destaque.

Já se o pedido for um vinho ou espumante, entenda sobre cada taça e escolha a específica para aquela bebida. Por exemplo, se você está pensando em comprar um vinho, escolha a taça mais larga, agora se o objetivo é um espumante, então as taças mais finas são as mais adequadas.

Podem ser posicionados ao lado dos talheres, mas se houver mais de uma opção para cada pessoa, recomendamos deixar em frente ao prato, evitando que caia e se mantendo elegante.

Guardanapos

Os guardanapos não podem faltar, com eles, seus convidados conseguem ficar mais tempo na mesa conversando, uma vez que não precisarão sair par a limpar a boca. Além disso os guardanapos são versáteis e possibilitam incluir a ideia de animais e outros formatos fáceis de moldar com os panos sobre a mesa.

Deixando algum guardanapo em formato de animal posicionado na mesa, ou apenas um laço já é o suficiente. Invista em cores condizentes com o restante da mesa e tenha um destaque essencial!

Ornamentação

A ornamentação é o detalhe essencial para uma melhor disposição dos elementos, além disso os elementos de enfeite podem dar uma identidade maior à sua mesa, fazendo as pessoas ficarem vidradas em sua organização. Então invista em bandejas para levar os alimentos e também serem usadas para transportar jarras de suco ou outras bebidas!

Se quiser investir em um vaso de centro de mesa, a sua organização estará perfeita. Com isso, é possível ter uma mesa posta de maneira simples e sem investir muito. Afinal, o que vai valer será o momento compartilhado com seus convidados, que temos certeza que vão amar sua mesa e sua companhia.

Agora que você aprendeu a montar uma mesa, conheça também alguma dicas para organizar sua cozinha e otimizar seus espaços. Esperamos que tenha gostado desse conteúdo, te esperamos no próximo post! Até mais!

Leave a Reply