Organizador de gaveta: praticidade para o seu dia a dia

Você já teve a experiência de abrir uma gaveta e se deparar com uma visão que não era surpresa nenhuma: tudo estava absolutamente desorganizado? Utilizar organizadores de gaveta pode te ajudar a abandonar essa situação. 

Essas divisórias para gavetas possuem vantagens para todos os gostos e podem te auxiliar em diversas situações. Elas facilitam no trabalho de encontrar pequenos objetos perdidos no meio da bagunça e ainda deixam o espaço otimizado

Se pensarmos bem, não é difícil organizar gavetas. O mais difícil é mantê-las organizadas, a tendência é que em poucos dias elas tenham voltado ao seu estado “normal”, ou seja, aquela bagunça que já conhecemos. 

Para evitar que essa seja uma situação corriqueira e que estejamos sempre nesse processo de arrumar e desarrumar gavetas, precisamos seguir alguns princípios básicos de organização, e com ajuda dos organizadores fica tudo mais fácil. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a utilizar organizadores de gaveta de forma eficiente. 

5 passos para organizar suas gavetas de forma definitiva

organizador de gavetas com maquiagem

Existem dezenas de alternativas de organização e todas possuem suas vantagens e desvantagens. Porém, de modo geral, elas levam um conceito básico que deve ser o norte para a arrumação: o uso!

Nossas dicas giram em torno desse aspecto, que é variável e pode ter impacto diferente para cada pessoa. Por isso, é importante ter em mente que na hora de organizar seus acessórios não existe fórmula mágica, nem “certo” e “errado”.

O que existe, na verdade, é a sua fórmula. Algo que deve ser desenvolvido com base no uso pessoal de cada objeto. Para isso, veja os cinco passos que preparamos para te auxiliar!

Passo 1: tenha um compartimento para cada item

organizador de gaveta maquiagem

Um dos nossos grandes erros na hora da organização é não delimitar espaços ou não fazê-lo de forma correta. Como o material escolar do seu filho pode concorrer com seus itens de papelaria do escritório?

Mesmo sendo materiais desenvolvidos para finalidades parecidas, o uso é totalmente diferente. É por isso que suas canetas de uso pessoal não podem ficar misturadas com as canetas da escola.

Esse exemplo simples se aplica às mais diversas áreas da organização. Não é uma boa ideia deixar as camisetas de academia junto com as camisetas do dia a dia. O modo de usar é diferente e para situações diferentes. Portanto, os compartimentos devem ser distintos também.

Passo 2: descubra um padrão que funcione para você

organizador de gavetas com talheres

Padrões de organização são essenciais para que ela dure. Existem muitos deles, mas é necessário que você consiga encontrar aquele que combine com você e, outra vez, com o seu uso.

É possível organizar suas peças de roupa de acordo com a cor, por exemplo, e fazer do seu closet uma grande paleta de cores. Mas essa estratégia só funciona para quem tem possibilidade de usar roupas coloridas no dia a dia e possua peças nesse estilo.

Leia mais: Organizadores para closet que vão facilitar sua vida.

Se você tem um perfil mais monocromático, talvez organizar suas gavetas por cores não seja muito vantajoso. Mas a arrumação por tipo de tecido, como veludo, jeans, tricot, malha e afins, pode funcionar.

Enfim, cada material pode ter o seu espacinho especial. O importante mesmo é que você escolha um padrão que consiga ser aplicado a toda a organização das gavetas. Da cozinha ao closet, manter sempre um modelo.

Passo 3: gaste o tempo necessário na primeira vez que organizar

pessoa olhando relógio de pulso

Estamos pensando a longo prazo. Essas dicas são para você que quer tornar sua organização contínua e eficiente. Mas, para isso, você vai precisar gastar tempo na primeira vez que arrumar cada gaveta.

Não permita que a preguiça te vença nesse momento. Retire cada objeto, limpe-os, jogue no lixo aqueles que podem ser descartados, separe algumas peças para doação e guarde somente as que realmente são utilizadas.

No caso das roupas, dobre corretamente cada uma, de acordo com o espaço disponível nas gavetas. O trabalho parece chato, mas é essencial para a continuidade do projeto!

Passo 4: utilize o organizador correto para cada objeto

organizador de gaveta com utensílios de cozinha

Não adianta retirar todos os objetos, guardá-los novamente em locais bem delimitados e ter um compartimento correto se essas divisórias não corresponderem ao tipo de organizador de gaveta certo.

Há organizadores especificamente para óculos, outros para joias, para roupas íntimas, para talheres e utensílios de cozinha. Cada um apresenta funções específicas e – a menos que você possua um organizador multiuso – cada finalidade precisa ser respeitada para que ele funcione.

Sendo assim, guarde sua maquiagem em um organizador desenvolvido para isso. Não misture seus esmaltes e não deixe os batons avulsos em meio à paletas, sombras, iluminadores, bases… Eles também têm organizadores próprios.

Passo 5: use seu espaço de forma inteligente

organizador de gavetas em acrílico para escritório

É importante ter consciência do quanto o espaço é importante na hora da arrumação. Se você possui objetos demais e pouco espaço, é bem provável que precise se desfazer de alguns.

Não existe organização que suporte o excesso de objetos. Por mais arrumados que eles estejam, eventualmente ficarão desorganizados, pois é isso que a falta de espaço provoca. Para que tudo dê certo, é preciso unir o espaço disponível e a quantidade de itens.

E então, gostou do post? Lembre-se de aplicar esses passos conforme a sua rotina e seu uso! Para mais dicas como essas, continue acompanhando o blog da Acrílicos Centauri.

Leave a Reply