Como organizar armário de cozinha? Dicas funcionais aqui!

A organização de uma cozinha é essencial para que você prepare refeições com maior facilidade, para que o bem-estar da família continue e, é claro, para preservar a beleza do ambiente, certo? E um dos principais elementos de organização de uma cozinha é o armário, mas convenhamos que, com a correria do dia a dia, até esse móvel pode ficar bagunçado.

Panelas no lugar errado, tampas de potes misturadas, faqueiros espalhados nas gavetas… Enfim, é possível criar um caos. É por isso que saber como organizar o armário de cozinha é essencial e é aí que a Acrílicos Centauri entra, para te ajudar a deixar tudo ajeitadinho! Vamos dar dicas de como manter esse móvel bem arrumado para facilitar sua rotina. Acompanhe para saber como!

Por que manter o armário da cozinha organizado?

A cozinha é um dos ambientes mais usados da casa e, quando ela se encontra em total desordem, a rotina fica um pouco mais complicada. Deixar tudo em seu devido lugar é essencial para a beleza do espaço, otimização do tempo de preparo das refeições e pela sua própria segurança e de seus familiares.

Mesmo que tenha vários armários com gavetas e prateleiras disponíveis, deixar tudo espalhado não é o mais recomendado. Então você pode manter a ordem com estas dicas:

talheres organizados em gaveta de armário na cozinha

1. Deixe talheres ao alcance de suas mãos

Os talheres são muito usados no dia a dia e, por isso, devem estar mais próximos da sua mão possível. Dê preferência a uma gaveta próxima à pia, assim fica mais fácil encontrá-los, até para as visitas. O mesmo vale para os utensílios de cozinha, já que são com eles que você prepara os alimentos. E para deixar tudo bem organizado, invista em organizadores de talheres, assim pode deixar garfo, faca e colher separados.

2. Mantenha as panelas em gavetas ou prateleiras baixas

As panelas também são muito usadas e é muito mais simples deixá-las na parte de baixo do armário abaixo da pia. Se tiver espaço o suficiente para todo o seu jogo de panelas, procure deixá-las tampadas. Caso contrário, experimente colocar as menores dentro das maiores e deixar um espacinho lateral para as tampas.

3. Use cestos organizadores

organizador de acrílico para talheres

Uma dica de como organizar o armário de cozinha se você o usa para armazenar alimentos é investir em cestos e caixas organizadoras. Eles são versáteis e podem armazenar muitas coisas. Saquinhos de suco, pacotes de farinha ou de outros itens que estejam abertos, potinhos de tempero, pães, pacotes de bolachas, entre outras coisas.

Os modelos quadrados ou retangulares mantêm o espaço mais otimizado. Você pode aproveitar para escolher modelos de acrílico, assim poderá visualizar facilmente o que tiver dentro de cada um.

4. Mantenha copos e canecas em fileiras

canecas organizadas em fila

Esses são tão usados quanto talheres e pratos, por isso precisam estar organizados de maneira prática e acessível. A melhor maneira é deixar seus jogos de copos em fileiras, pode ser do maior para o menor e, se você tiver mais de um modelo, mantenha os parecidos sempre próximos. As canecas podem seguir a mesma ordem, mas deixe aquelas que você mais usa na frente.

5. Empilhe pratos

pratos e bowls pretos organizados em pilha

A maneira mais simples e eficaz de arrumar os pratos é empilhando-os. Mantenha jogos iguais juntos, se tiver bastante espaço separe por conjunto, por funcionalidade e tipo. Por exemplo, pratos rasos em um canto, pratos fundos em outro, pratos de sobremesa mais ao fundo e assim por diante.

6. Coloque etiquetas de identificação em potinhos

Nada mais chato que ficar abrindo potes diferentes para encontrar os condimentos ou ingredientes que você procura, não é? É para isso que as etiquetas estão aí, elas são super importantes entre as dicas de como organizar armário de cozinha. Etiquetas como “feijão”, “arroz”, “farinha”, “orégano” e similares são ótimas e até deixam os potinhos mais bonitos.

7. Tenha uma gaveta só de potes

Além dos potes herméticos, os potinhos de plástico são muito úteis e necessários para guardar sobras de comidas, frutas, entre outras coisas. Se você tiver muitos potes, faça como as panelas, coloque os menores sobre os maiores e arranje um espacinho para as tampas, mas ai correrá o risco de não encontrar a tampa que precisa com facilidade. Então, se tiver uma gaveta grande, procure deixar todos os potinhos com suas respectivas tampas.

8. Travessas de vidro ficam em cima!

Travessas de vidro são delicadas e precisam estar longe do alcance de dedinhos escorregadios, por isso, procure deixá-las o mais alto que puder. Empilhe menores dentro de maiores e, na hora de tirá-las, tome muito cuidado!

9. Dobre panos de prato

Os panos de prato são essenciais para secar as mãos durante o cozinhar e eles devem ser trocados com frequência, ainda mais se a sujeira acumula. Encontre uma gaveta sobressalente para colocá-los bem dobradinhos. Você pode fazer uma pilha com modelos usados no dia a dia e outra para aqueles novinhos, usados em ocasiões especiais.

10. Deixe mantimentos em prateleiras de fácil acesso

Além de usar potes herméticos para manter boa visibilidade do que você precisa, colocar esses mantimentos em um local de fácil acesso é essencial. As prateleiras dos armários inferiores são os melhores lugares para eles. Empilhe sacos de arroz e açúcar, feijão, deixe pacotes de farinha lado a lado, caixinhas de leite próximas e assim por diante. Será muito mais fácil pegar o que você precisa dessa forma.

Ah, e se você deixa metade dos mantimentos na cozinha e a outra metade na despensa, pode conferir nosso post de como organizar a despensa, vale muito a pena!

Bem, essas são dicas simples de como organizar armário de cozinha, um compilado geral do que você pode fazer. É claro que, em sua casa, você decide o que melhor funciona, nem todos os armários e modos de organização são iguais, certo? E se quiser ficar por dentro de mais dicas para deixar sua casa bem arrumadinha, continue nos acompanhando!

Deixe um comentário