Como fazer uma rifa impressa ou online: 7 dicas práticas!

Participar de um sorteio é uma coisa bastante comum em nossa sociedade. Na escola, em família, no trabalho e em muitos outros lugares, é comum a criação de rifas para ajudar em arrecadações e presentear os participantes. Por isso, saber como fazer uma rifa é essencial.

Ah, mas é preciso escolher o modelo certo de rifa e como será realizada, online ou presencialmente, por exemplo. Hoje, vamos te ensinar um passo a passo bem prático de como fazer uma rifa e ilustrar um série de modelos de rifas para você preparar a sua com muita praticidade.

Passo a passo para fazer uma rifa: instruções simples!

Quem olha de fora, certamente deve pensar que há um imenso trabalho na hora de fazer uma rifa. Isso, de fato, pode ser verdade, mas não há muito segredo. Em sua maioria, a organização é o que mais vai fazer a diferença na hora de preparar esse documento que tem o poder de promover a solidariedade e premiar quem comprou.

duas pessoas com notebook na mesa e folha de papel com calculos

Com alguns passos simples, é possível montar uma rifa bem legal para vender entre colegas de trabalho, amigos e outras pessoas. Confira:

1. Determine o modelo da rifa

Como você gostaria que a rifa fosse? Você quer que ela seja impressa ou pode ser digitalizada para smartphone? Há diversos modelos de rifas definidos e outros são ideais para quem quer deixar a criatividade rolar solta.

Os quadrados e retangulares na horizontal são os modelos de rifas mais comuns, mas isso não impede que algo totalmente personalizado seja feito.

foto de pagina em branco e legenda acima "determine o layout"

Você pode preparar um layout diferenciado, colorido e com símbolos que remetam a determinadas temáticas. Isso fará muita diferença e foge do tradicional papel branco com nome, endereço e telefone.

2. Escolha um tema para a rifa

Para começar a se fazer a rifa personalizada, primeiro é necessário a definição de um tema. Será sorteio de alguma data comemorativa nacional? Festividade da empresa? Uma arrecadação solidária?

pessoa segurando uma folha com ponto de interrrogacao na frente do rosto

Isso é importante porque ajudará nos outros passos, direcionando a ideia a fim de que se concretize da maneira mais simples possível. Justamente o modelo da rifa ajudará a ilustrar a causa pela qual ela está sendo realizada, o que dá mais credibilidade. Ainda, se for algo muito importante, as pessoas, com certeza, participarão.

3. Selecione um bom prêmio para a rifa

O prêmio é a grande cartada das rifas, isso porque tem o poder de chamar atenção das pessoas, tanto para o positivo quanto para o negativo. Esse último deve ser evitado, certo? Para escolher um bom prêmio para rifas, leve duas ideias em consideração: uma premiação que seria útil para as pessoas ou um produto que elas desejem muito consumir.

colar de cristal e brincos e pedra e fundo branco

Uma máquina de lavar roupas, vale-compras em um supermercado e uma pós-graduação são exemplos de um prêmio útil, uma cesta de ovos da Páscoa, um equipamento eletrônico e um voucher de uma loja de roupas são premiações vinculadas ao consumo. Uma boa forma de decidir entra uma das premiações é considerar seu público-alvo.

Vale a pena avaliar se é mais interessante dar um só prêmio em maior valor ou diversas opções de ganhos. Lembre-se de que ganhar um sorteio é puramente sorte, quanto mais prêmios, mais as pessoas comprarão para aumentar a sorte. Todavia, prêmios caros, como motos e carros, atraem muitos olhares. Aqui, novamente, vale a reflexão sobre o grupo de interesse.

4. Estabeleça um valor a ser cobrado

Aqui, deve-se ter cautela, visto que o preço de cada rifa tem que combinar com o prêmio que será sorteado. Se for algo de um valor muito alto, tal qual um eletrônico, e poucas pessoas participarão, o valor precisa estar em conformidade para “pagar” o preço do presente, trazer o lucro esperado, assim como caber no bolso dos participantes.

Caso seja puramente um item que não houve a necessidade de pagar, como doações de terceiros para realizar o sorteio, é possível ser um valor simbólico e revertido em outra boa ação! O importante é cobrar o mesmo valor de todas as pessoas, dessa forma, ninguém sai prejudicado.

5. Crie uma boa legenda para angariar participantes

É interessante manter uma pequena instrução de como o sorteio será feito, o dia, a hora e o endereço, seja ele online ou presencial. Ah, e não se esqueça do título, ele é o que chamará a atenção!

Além do prêmio e o design, a legenda também deve ser atrativa. Faça uma frase que incentive as pessoas a adquirirem a rifa, contudo, cuidado para não apelar para caridade caso seja uma rifa beneficente, as boas ações devem ser praticadas de modo espontâneo.

6. Informações do comprador e dê um número de registro

É impossível fazer um sorteio sem um ganhador, não é mesmo? Por isso, não deixe as informações do comprador de lado em sua rifa, quando mais dados você cobrar, melhor. É interessante também apresentar um número de registro único, assim evita confusões como compradores com o mesmo nome.

O número de registro é, inclusive, bastante adequado em sorteios digitais, assim nenhum comprador corre o risco de ter seus dados divulgados, como o endereço residencial, por exemplo. Considere as duas alternativas e tenha em mente que as informações pessoais são importantíssimas.

7. Local apropriado para o sorteio das rifas

Por último, mas não menos importante, as rifas físicas necessitam de um lugar para serem colocadas, certo? Por isso, escolher uma urna para deixá-las até o momento da realização do sorteio é algo importante. Com isso, você terá uma atitude que te trará menos chances de problemas futuros e seus compradores ficarão mais seguros em relação a possíveis fraudes.

Há diversas opções de urnas de acrílico que são bem resistentes e podem ser personalizadas. Elas podem transparentes e deixar as rifas aparentes a fim de instigar as pessoas. Os tamanhos são diversos! As urnas feitas de acrílico são ótimas opções porque são práticas e mantêm os papéis seguros, além de o material ter bastante durabilidade.

Tudo isso feito, basta começar a distribuir as rifas para venda e alcançar mais pessoas. Depois, é só realizar o sorteio para saber quem será o grande sortudo que ganhará o prêmio escolhido com tanto carinho!

Agora, se o sorteio de suas rifas for online, escolha um sorteador online de números seguro. Todavia, verifique os comentários a respeito de diversos sites antes de selecionar. É preciso se atentar a possíveis vírus ou falhas que prejudiquem o andamento do sorteio da rifa.

E aí, gostou? Muito prático, não é? Seguindo esses passos de como fazer uma rifa, ela ficará incrível e o sorteio mais ainda! E, se você não quer perder nenhum conteúdo nosso, não deixe de acompanhar nossos conteúdos ao longo das semanas. Confira também nossas dicas de como organizar documentos!

Deixe um comentário