Precisa de ideias para organizar brinquedos na sua casa ou na escola? Se você não sabe como manter os objetos do seu filho ou aluno arrumados para não gerar muita bagunça em casa, mostraremos dicas fáceis para serem seguidas. Dessa forma, você aplica a prática no dia a dia e faz com que a criança saiba da necessidade de manter os itens pessoais guardados, garantindo mais autonomia para ela este processo.
Como deve ser a organização dos brinquedos?
Dentre as ideias para organizar brinquedos é recomendável que você os separe por tópicos, tamanhos ou cores. Fica mais fácil para a criança encontrar o que precisa e evitará que ela faça bagunça no quarto apenas para achar um objeto específico.
É normal que o público infantil procure brinquedos específicos porque tiveram determinada ideia no momento e querem brincar com o item em questão. No entanto, se ela não encontrar o que precisa, tudo será tirado do lugar apenas em busca do item perdido.
Além disso, é necessário que os pais ensinem ao filho a necessidade de organizar os brinquedos e mantê-los em ordem em um local adequado e seguro, como os organizadores de acrílico. Dessa forma, quando quiserem um boneco ou uma peça de lego acharão com facilidade e em poucos segundos e ao terminar de brincar, terão mais facilidade para devolver ao lugar encontrado.
A importância da autonomia na organização
Explicar a respeito da organização fará diferença e dará propriedade e autonomia às crianças durante a arrumação do próprio quarto.
O método Montessoriano é o mais recomendável de aplicar no aprendizado do público infantil, pois, faz com que eles aprendam a resolver problemas simples sozinhos, sem precisar da ajuda de um adulto.
Veja o que diz um trecho do artigo feito por Patrícia Rosi Bozzi, a respeito da prática Montessori e em como ele faz com que a criança se desenvolva no ambiente em que vive, com plenitude. Estas são palavras de Maria, precursora do método que deve ser usado como base de aprendizagem:
“O método de observação há de fundamentar-se sobre uma só base: a liberdade de expressão que permite às crianças revelar-nos suas qualidades e necessidades. Que permaneceriam ocultas ou recalcadas num ambiente infenso à atividade espontânea.
A grande ação que podemos exercer sobre as crianças têm como meio o ambiente, porque a criança absorve o ambiente e encama-o em si. Com as suas infinitas possibilidades, ela pode tomar-se a transformadora da humanidade, tal como é a sua criadora”.
É essencial que as crianças trabalhem mais no ambiente em que vivem, porque isso permite que elas se desenvolvam de maneira íntegra. A liberdade auxilia no desenvolvimento psicomotor e traz a sensação de que ela faz parte do local em que vive. E isso, por sua vez, colabora com a experiência de momentos novos e especiais.
Organizar por tamanhos
O primeiro passo é ter uma bandeja de acrílico para guardar os brinquedos e mantê-los organizados por tamanhos e tipos. É muito comum que os infantos procurem objetos tanto por tamanho quanto por colorações, e é ideal investir um tempo maior na arrumação para deixar organizado e prático de ser encontrado.
Objetos grandes, como bichos de pelúcia, bonecos e bonecas, carrinhos, foguetes e similares devem ser separados dos medianos e pequenos. Uma bandeja ajudará a organizá-los de maneira prática e tornará a procura da criança mais simples e agradável.
Confira depois: modelos de organizadores de acrílico para escritório.
Os brinquedos de tamanhos médios ou pequenos precisam ser colocados em um organizador feito de acrílico. Este é um produto que contém quatro prateleiras bem espaçosas, que mantém cada item bem guardado e protegido contra quedas. Por ser transparente, facilita encontrar o que se precisa em poucos segundos e sem fazer bagunça.
Separar os brinquedos por cores
Há muitas crianças que gostam de brincar com brinquedos de cores iguais ou similares porque trazem conforto. Já o lado bom para os pais, é que a arrumação fica muito mais organizada e prática, sem bagunça e desorganização.
É comum que o público infantil queira brincar com objetos azuis em certo dia e procure pelo tom amarelo no dia seguinte. Como maneira de organizar melhor e facilitar o encontro do que se precisa, a divisão por tons e subtons fará diferença na rotina do seu filho.
Além disso, é necessário ensiná-los a respeito da arrumação e como ela deve ser feita. Faça-o participar, convide e demonstre como arrumar e deixe-o fazer sozinho. Este é um poderoso estímulo que ajudará a ter autonomia para manter o quarto livre de bagunças e a fazê-lo ter responsabilidade sobre itens simples, básicos e como cuidar.
Separação de brinquedos por texturas
Muitas crianças autistas têm uma sensibilidade maior nas mãos e não gostam de sentir determinadas texturas. O ideal é que os pais conheçam o que o filho gosta e desgosta para evitar deixar às vistas, a fim de não fazê-lo pegar o que não lhe agrada e gerar desconforto.
Sentar com a criança é a melhor maneira de organizar os objetos por texturas. Os pais perguntam o que ela gosta mais de sentir e coloca em determinada parte da prateleira até terminarem de arrumar. Isso garante que ela não fique estressada e saiba diferenciar os objetos tanto por cores, formas e tamanhos, quanto por texturas.
Como organizar brinquedos por categoria?
Se você estiver sem ideias para guardar brinquedos no quarto pequeno, a recomendação fica para o organizador em acrílico. Este item de casa e decoração é um produto de alta qualidade, resistente que permite guardar os objetos por categorias de maneira muito simples e prática.
Observe o tamanho dos brinquedos e separe do maior ao menor, e faça com que as cores similares permaneçam unidas. Assim, você facilita o encontro dos objetos e evita que a criança tire tudo do lugar para encontrar apenas um urso de pelúcia ou uma boneca super-heroína que ficou espalhada e perdida pelo quarto, ocupando espaço.
Investir mais no organizador fará com que o quarto tenha um espaço maior disponível para ser usado de maneiras diversas pelos pais. É possível acrescentar uma mesa de pintura, por exemplo, para auxiliar a estimular a coordenação motora fina, criatividade e imaginação.
Chame a criança para organizar os brinquedos
A ideia é chamar a criança para auxiliar no processo de arrumação enquanto você mostra o método a ser copiado. Demonstrar o que deve ser feito fará diferença na rotina do filho porque ele aprenderá que o urso marrom e grande deve ficar na parte de cima da prateleira junto de objetos de tamanhos iguais ou tons similares.
Após os primeiros dias para ajudar a criança, você deve deixá-la sozinha para arrumar tudo.
Não esqueça de lembrá-la do combinado de organizar todos os objetos e os manter na ordem correta. Com as ideias para guardar brinquedos no quarto pequeno, fica mais prático ter o cômodo organizado e livre de bagunça.
Como organizar os brinquedos na sala de aula?
Está sem ideias para organizar brinquedos na sua sala? Use a bandeja de acrílico para colocar os itens menores no seu interior e manter ao alcance das crianças. Por ser transparente facilitará enxergar os objetos e a pegar o que precisa.
Além disso, investir mais nos organizadores com um espaço, fará muita diferença. Você insere os objetos médios e pequenos no interior e permite que fique perto das crianças para pegarem o que quiserem sem dificuldades. Elas terão mais autonomia nas aulas e deixarão de pedir que você alcance determinado objeto, por estar mais próximo das mãos delas.
Nichos e prateleiras são dicas para tornar a classe organizada e otimizar o espaço para evitar que a passagem se obstrua. Deixe os itens maiores nas prateleiras e objetos os mais simples devem ser acrescentados nos nichos.
Através das ideias para organizar brinquedos você fará com que o quarto do seu filho ou a sua sala de aula fiquem bem arrumados e sem bagunça. Com as dicas você mostrará aos infantos a necessidade de arrumar, guardar e limpar, o que os estimulam a fazer os processos por conta própria nos próximos dias.

Com uma trajetória de 16 anos no mercado, a Acrílicos Centauri destaca-se como uma marca especializada na criação de soluções em acrílico. Resultado de dedicação e talento, nossos produtos não só aprimoram a estética, como transformam lares em ambientes mais acolhedores e funcionais. Aqui no blog, compartilhamos nossa paixão e conhecimento em design, a fim de conectar os leitores com seus lares e simplificar a rotina. Confira insights, dicas e tendências de decoração e organização que vão elevar sua casa a novos patamares de conforto e estilo.