Jardim de inverno: como montar o ideal? Passo a passo!

Uma casa tem muitos ambientes, cada qual com sua importância, principalmente em termos de funcionalidade. O quarto é usado para descansar, guardar seus itens pessoais e mais, a sala é um ambiente de comunhão com a família e de lazer, a cozinha é onde os alimentos são guardados, preparados e as refeições compartilhadas e assim por diante.

Mas e o jardim de inverno? Muitas casas possuem essa pequena área, até mesmo alguns apartamentos, um espacinho com plantas e decoração charmosa geralmente localizada em algum corredor ou uma área mais “fechada” da casa. Apesar de parecer mais como algo “apenas” para decorar, você sabia que ele tem utilidade? Pois é, o jardim de inverno é excelente para oferecer um ar mais puro para dentro de casa, assim como deixá-la mais fresca e iluminada, coisas essenciais com as altas temperaturas do Brasil.

E você sabe como montar um? Não?! Ah, não se preocupe, a Acrílicos Centauri vai te ajudar a criar esse espacinho dentro da sua casa, independente do tamanho dela!

Passo a passo para montar um jardim de inverno

Montar um jardim de inverno não é tão difícil se você seguir um passo a passo de planejamento simples, fazendo tudo com muita atenção e cuidado. Olha só:

1. Defina um lugar para colocá-lo

Nesse post, estamos falando exclusivamente de jardim de inverno em um ambiente, mas também existe o vertical e o aberto, feito ao ar livre. Sendo assim, se o jardim será em um espaço “fechado”, você deve escolher onde vai ficar. Geralmente, as pessoas planejam algumas casas com um ambiente especial para ser o jardim de inverno, pode ser em um espaço no corredor, entre a parede de banheiros ou de dois quartos, embaixo de uma escada etc.

Interior de sala com jardim.

Vale dizer que ele precisa ser alcançado pela iluminação natural para que as plantas continuem saudáveis e possam receber a quantidade de luz que necessitam. Além disso, a luz natural também ajuda a deixar a própria casa mais clara.

2. Escolha as plantas que deseja colocar

Nesse passo, é importante escolher plantas que vivem bem dentro de um vaso e que não cresçam tanto. Não adianta, por exemplo, colocar a muda de uma árvore que fica enorme e precisa de um vaso cada vez maior. Assim não vai ficar legal o resultado. Também é preciso conciliar a sua escolha com o espaço. Se o jardim for colocado em um lugar que recebe pouca iluminação natural, escolher plantas que se adequam a isso é essencial. Algumas opções são:

Vários tipos de suculenta em cima de mesa com instrumentos de jardinagem.

  • Samambaias;
  • Lírio-da-paz;
  • Clorofito;
  • Calatheas;
  • Suculentas (se o jardim de inverno receber muita luz do sol);
  • Espada de São Jorge.

E alguns tipos diferentes de arbusto que se dão bem em vasinhos. As opções são diversas, você pode consultar um botânico ou jardineiro para saber mais.

3. Selecione o tema da decoração

Você sabia que é possível dar uma cara totalmente especial para o seu jardim de inverno? Não precisa ser apenas um espaço com plantas, pedrinhas e outras decorações simples, mas terem temas. Por exemplo, se você gosta muito da cultura asiática, pode colocar elementos dela, bem como o estilo boho, romântico e assim por diante.

4. Escolha as decorações

Após ter escolhido o tema, chegou uma das partes mais divertidas de montar o jardim de inverno: comprar as decorações! Você pode ir até um viveiro de plantas porque lá eles possuem não só mudas e vasos, como pedras ornamentais, cascalhos e outros itens que podem complementar a decoração de maneira incrível! Você pode investir em:

Pessoa arrumando planta decorativa em mesa.

  • Vasos diferentes;
  • Cascalho;
  • Pedras ornamentais de cores diversas;
  • Mudinhas de plástico;
  • Luzes de LED;
  • Fontes de água à energia elétrica.

São muitas opções. No caso dos vasos diferentes, geralmente as pessoas podem optar por opções de vidro ou barro, mas o acrílico é um material resistente e pode servir igualmente bem, é só mandar personalizar o acrílico! Ou usar opções pequenas para suculentas, por exemplo, fica uma graça!

5. Monte o jardim de inverno

Agora chegou a parte REALMENTE divertida, deixar o seu jardim de inverno prontíssimo para trazer mais beleza e frescor para sua casa. Então você deve:

Pessoa segurando regador próximo a vaso de planta.

  • Posicionar as plantas nos locais que desejam que elas fiquem;
  • Criar um caminho de pedras ou cascalhos até cada uma;
  • Colocar vasinhos menores posicionados estrategicamente;
  • Se comprou vasos suspensos, pendurá-los na parede;
  • Arrumar a luz de LED ou luzes coloridas, se as comprou, de modo que crie um jogo luminotécnico legal.

Se você quiser algo ainda mais legal, antes de escolher o local, pode estudar um pouco sobre feng shui, que vai te ensinar sobre energia e posicionamento de objetos. É uma excelente maneira de trazer mais equilíbrio para sua casa. Aliás, o feng shui pode ser aplicado também se você for construir um terrário em casa, sabia? É uma prática muito interessante.

E então, viu como é fácil montar o seu jardim de inverno? Com essas poucas dicas, você cria um espaço harmônico, verde, fresco e muito bonito em qualquer espacinho do seu lar!

Para saber mais sobre decoração de espaços e organização, siga nosso blog semanalmente. E se precisar de mais qualidade em diversas áreas de sua casa, saiba que o acrílico está aqui para garantir isso e muito mais, ok? Até a próxima!

Deixe um comentário