Se você está pensando em abrir uma loja pequena loja de cosméticos, saiba que esse pode ser um negócio muito lucrativo, afinal, existe um público grande interessado nesses produtos, pois as pessoas estão cada vez mais cuidando da saúde e da beleza.

A tendência é que esse ramo cresça ainda mais nos próximos anos, uma vez que esse mercado não se limita ao público feminino, dado que, hoje, os homens também estão em busca de novidades na área de cosméticos e perfumaria, o que torna esse negócio uma excelente opção de investimento.

Claro que, para abrir uma loja, em qualquer segmento, é preciso considerar algumas estratégias, como analisar o mercado e definir o planejamento estratégico para alcançar o público-alvo, além de ter estratégias de venda. Contudo, outro aspecto muito importante que você precisa se atentar é montar a decoração para loja de cosméticos, já que ela também faz toda a diferença na hora de atender e fidelizar os clientes. Confira as dicas da Acrílico Centauri e inspire-se!

O que considerar para decorar uma loja de cosméticos pequena?

Os consumidores são muito visuais quando estão escolhendo produtos nos quais pretendem investir o seu dinheiro, então, a decoração que você escolher para a sua loja fará toda a diferença na hora de atrair compradores e saiba que ela deve começar desde a fachada.

Uma maneira de economizar para iniciar um negócio é sempre investir em uma estrutura menor e o espaço ideal para montagem de uma loja de cosméticos é de, em média, 45 metros quadrados de instalação. Então, dentro desse espaço, você precisará verificar como irá disponibilizar o caixa, as prateleiras, as cestas de compras, vitrines, além do espaço para circulação de pessoas. Então, vamos à nossa primeira dica!

Dica 01: aproveite bem o espaço que você tem a sua disposição

Minha loja é pequena, e agora o que eu faço? Se você está se questionando, saiba que é fundamental pensar em um layout estratégico para uma loja pequena, visto que te ajudará a aproveitar melhor o seu espaço.

Analisar os possíveis layouts para montagem da sua loja é encontrar formas de aproveitar bem o interior que ela disponibiliza, então, anote dicas bem legais.

O primeiro passo é você setorizar o interior da sua loja, deixando mixes de produtos correlacionados próximos uns dos outros nas prateleiras para facilitar essa divisão. Também é válido pensar na circulação do seu cliente pelos setores, deixando o caminho que ele irá percorrer de forma organizada e intuitiva.

Ainda, no interior da sua loja, você pode utilizar uma estante aberta para dividir o seu espaço no meio, caso necessário. Essa é uma estratégia para deixar a loja com um layout mais aberto, que é bastante convidativo e deixa os clientes muito mais à vontade.

Dica 02: diferentes estratégias para expor seus produtos

Outra dica interessante é pensar em disponibilizar os produtos de maneira vertical, explorando também a altura da sua loja. Você pode expor seus produtos em níveis diferentes de prateleiras ou pensar em elementos que vão do piso ao teto de forma diferenciada, mas tome cuidado, nunca coloque produtos em uma prateleira que o cliente não consiga alcançar.

Estante de cosméticos em loja.

Afinal, não adianta nada você expor seus produtos em níveis em que seu cliente não irá enxergar seu produto. Além disso, não exagere nos níveis de prateleiras para não deixar o visual cansativo, já que as embalagens dos cosméticos costumam ser carregadas de cores e informações atualmente.

E como falamos na dica anterior, sempre busque deixar os seus produtos alocados por categoria (shampoos ao lado dos condicionadores, batons ao lado de outros itens de maquiagens, e assim por diante) para facilitar que o cliente encontre mais facilmente o que ele procura.

Você pode usar os organizadores de acrílico para disponibilizar itens de maquiagem, por exemplo, visto que, por serem transparentes, eles facilitam a visualização dos produtos e, ainda, agregam para deixar o visual mais interessante devido à beleza do acrílico novo.

Outra dica bacana tanto para a decoração quanto para uma boa estratégia de visual merchandising é a criação de Hot Point ou Ilha de Produtos (em português). Trata-se de uma tática usada para agrupar um tipo de produto que você deseja destacar na sua loja. Com certeza, você já viu essas ilhas de produtos em outras lojas, elas são muito usadas hoje em dia, principalmente em supermercados.

Você pode criar as ilhas em formato de cubos, pirâmides ou com outras ideias diferentes que você consegue encontrar na internet e até mesmo analisando a concorrência.

Você pode abusar das cores e outros elementos para tornar a sua ilha de produtos muito atrativa. Uma ideia bacana é escolher produtos com alta procura e montar o seu Hot Point na entrada ou em um ponto central da loja, ou seja, em um ponto bem visível para seu cliente.

Dica 03: invista em uma boa iluminação para sua loja

Outro ponto que você precisa pensar para valorizar a decoração da sua loja é a iluminação, visto que ela permite dar mais destaque e visualização para os seus produtos.

Duas estantes de cosméticos em loja.

Uma dica interessante é apostar em diferentes camadas de iluminação, o que funciona muito bem para qualquer tipo de loja, inclusive para as pequenas. Quando o interior da sua loja é mal iluminado, isso pode prejudicar a visualização do seu produto, visto que seu cliente pode não encontra o que procura ou os itens podem passar desapercebidos, não despertando o interesse de compra nos visitantes da sua loja.

Para criar camadas de iluminação, você precisa diversificar os tipos de iluminação usados na loja, então, aposte nas opções spots de luz de embutir, que você pode usar em pisos, forros e sancas de gesso e até em móveis. Eles estão em alta na área de decoração de interiores no momento e criam uma luminosidade eficiente e diferenciada para o ambiente.

Você pode pensar também em modelos de arandelas, pendentes e até mesmo em luminárias de acrílico personalizas que super combinam com os organizadores de acrílico, caso você opte por investir nesse material com excelente custo-benefício. Enfim, a ideai é adicionar um toque de variedade na iluminação e garantir que seu produto seja bem visualizado pelos clientes na loja.

Dica 04: não desperdice as datas comemorativas!

Por último, mas não menos importante, aproveite todas as datas sazonais relevantes no seu nicho durante o ano: Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Outubro Rosa, Black Friday, Natal e outras.

Duas pessoas de avental segurando flores.

Essas datas te dão a oportunidade de montar diferente decorações personalizadas para conquistar mais clientes nesses períodos em que as pessoas estão mais dispostas a comprar, principalmente com presentes para entes queridos.

Então, não de deixe de trazer elementos para sua decoração que remetam a essas datas, inclusive nos uniformes dos seus funcionários, seja com camisetas personalizadas ou com acessórios para eles usarem durante as semanas.

Essas são estratégias que funcionam muito bem, já que o brasileiro é muito apegado às datas comemorativas. Então, use a criatividade para aproveitar esses períodos e dar um upgrade na decoração da sua loja de cosméticos.

E aí, gostou das nossas dicas para montar e decorar a sua loja de cosméticos? Vai colocá-las em prática? Esperamos que você arrase na decoração do seu espaço e turbine suas vendas! Aproveite e confira, também, nossas dicas de decoração para loja de roupas pequena!

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