Saiba como organizar sua garagem de forma simples

Não há nada mais desanimador do que chegar em casa depois de um dia de trabalho e se deparar com uma garagem toda desorganizada. É comum que muitas pessoas acabem usando esse espaço da casa como o cantinho da bagunça, que, com o tempo, acaba acumulando muitos objetos e gerando uma desorganização geral.

Pensando nisso, a Acrílicos Centauri resolveu trazer para você um post com ideias para garagem sobre organização, o que é preciso se atentar nesse ambiente e até mesmo como manter tudo em ordem. Quer saber mais? Então, prepare suas anotações e venha aprender conosco sobre como organizar sua garagem!

1. Saiba qual será a função da garagem

Sabemos que uma garagem serve para guardar veículos, mas há quem não a use para isso. É comum esse espaço servir apenas para guardar a bagunça da casa.

Ou seja, muitas vezes, acaba se tornando uma oficina, depósito ou até mesmo uma sala de jogos, que recebe vários amigos e familiares. Por isso, é importante ter em mente a função principal da garagem, além de guardar o carro.

Por exemplo, se você quer uma garagem voltada para um espaço também de oficina, procure planejar um espaço com bancadas, mesas, organizadores para as ferramentas e mais.

2. Esvazie sua garagem e remova tudo do lugar

Agora que você planejou uma ideia para sua garagem, é hora de tirar tudo do lugar e esvaziá-la. Com os itens fora dela, a visualização do espaço será melhor e você terá ainda mais visão do que a garagem pode se tornar.

Além disso, sem os itens no espaço, você também consegue avaliar se existem problemas de umidade, manchas de mofo e bolor, infiltrações nas paredes e tudo mais. Você pode até mesmo planejar mudar a decoração do interior de sua garagem, pintando algumas paredes e eliminando as manchas.

Imagem de garagem com estantes, escadas, prateleiras e ferramentas colocadas no chão.

3. Organize tudo por categorias

O passo seguinte é reunir todos os itens que você removeu da garagem e organizá-los por categorias. Procure dividi-los em setores o máximo que conseguir. Por exemplo, crie uma categoria para produtos de pintura com latas de tinta, pincéis, rolos e todos os que estavam na bagunça durante a reforma.

Vista frontal de prateleira posicionada em parede branca com ferramentas organizadas dentro.

4. Seja desapegado com alguns itens

Começou a organizar sua garagem pequena e se deparou com alguns itens que nem se lembrava mais e agora quer guardá-los? Pode ser que seja necessário, mas o ideal é se desapegar desses objetos que estavam guardados há tanto tempo.

Vai ser muito comum encontrar coisas quebradas e que nem servem para mais nada. Assim, o lugar deles agora é o lixo — lembre-se de fazer sempre o descarte correto, já que baterias de carro, recipientes de óleo e lâmpadas possuem um descarte diferente.

Vista de área externa de casa com itens à venda, compondo uma Garage Sale.

5. Faça o uso de prateleiras

Se você não aproveitou o espaço e pintou as paredes de sua garagem, então, é o momento de instalar algumas prateleiras. São objetos que otimizam muito o espaço vertical da sua garagem e deixam o seu chão livre para guardar outros objetos.

O tamanho e a profundidade das prateleiras são de sua preferência. Tire todas as medidas da parede e escolha modelos que melhor se adaptem ao ambiente.

Vista de frente de ferramentas variadas posicionadas em um painel de ferramentas.

6. Construa mesas ou bancadas

As bancadas e as mesas são móveis que valem à pena em sua garagem pequena, a depender do modo como você planeja o espaço. Elas servem como um ótimo apoio para quem gosta de realizar trabalhos manuais, como marcenaria ou outros hobbies. Lembre-se de colocar a bancada em um local que não atrapalhe a saída e a entrada dos seus veículos, como carros, motos e bicicletas.

7. Coloque caixas organizadoras

Outra ideia para organizar a garagem são as caixas organizadoras. Elas podem ser guardadas em cima das bancadas e das mesas, facilitando o acesso às ferramentas.

No site da Acrílicos Centauri, você encontra caixas organizadoras transparentes, que facilitam demais a visualização dos itens que estão guardados na caixa. Você também pode complementar com pequenas etiquetas escritas para identificar a finalidade dos acessórios da caixa.

Vista de frente de uma prateleira branca com caixas organizadoras posicionadas.

8. Instale uma nova iluminação

Trocar a iluminação também é uma excelente ideia para garagem. Um espaço bem iluminado facilita muito a organização e o deixa mais agradável, assim como na decoração de sala de jogos.

Por mais que seja um lugar da casa em que não é comumente usado, procure por uma luz que facilite a visualização dos objetos e quando estiver fazendo algum trabalho manual.

9. Procure colocar um painel pegboard

O painel pegboard, também conhecido como painel Eucatex, é aquele cheio de furinhos que serve para guardar suas ferramentas. É uma ótima opção e permite que você guarde uma gama de ferramentas. Outra opção também é o gancho, que, além de ferramentas, serve para guardar até mesmo bicicletas.

Vista diagonal de painel de ferramentas com diversas ferramentas posicionadas sobre.

10. Lembre-se do espaço para o carro

Pode parecer um pouco óbvio, mas é preciso deixar um espaço para que o carro possa entrar e ficar com uma circulação razoável, tanto para as portas laterais quanto para a do porta-malas.

Então, fique atento à altura das prateleiras, para que elas não fiquem baixas a ponto de esbarrar no carro ou, então, de ter o perigo de uma prateleira cair próxima ao veículo.

Vista de frente de uma garage com um amplo espaço e carro branco estacionado dentro.

Como manter minha garagem organizada para as próximas semanas?

Agora que você está com a garagem pronta, organizada e otimizada, é necessário manter uma limpeza periódica, começando pela parte de cima para baixo, removendo a poeira das caixas e prateleiras. Depois, finalize a limpeza com o chão, passando uma vassoura e um pano úmido.

Outro ponto importante para manter sua garagem sempre organizada é evitar o acúmulo de lixo e entulhos. Caso ela seja usada como um depósito, é preciso selecionar os itens certos para serem guardados. Se ele não for útil, procure descartá-lo ou doá-lo.

Por último, peça para que sua família colabore e mantenha toda a garagem organizada sempre. Deixe bem claro que é importante manter o espaço limpo, organizado e funcional.

Essas foram as nossas dicas sobre como organizar sua garagem de maneira simples, selecionando os itens que mais usa, separando suas ferramentas de maior utilidade e, claro, guardando tudo dentro da sua caixa organizadora em acrílico para mais facilidade.

Esperamos que tenha aproveitado o post e continue a visita em nosso blog lendo o nosso conteúdo sobre como organizar lavanderia pequena em 8 dicas!

Deixe um comentário