Envidraçamento de sacada: conheça as regras e como fazer

Contar com uma sacada no apartamento é o mesmo do que ter um espaço extra, afinal, o ambiente pode ser aproveitado de inúmeras formas. Para quem decide colocar móveis e outros itens que não podem molhar, por exemplo, é indispensável realizar o envidraçamento da varanda.

Mas para que isso aconteça da forma correta e não traga futuras dores de cabeça, é necessário considerar regras e especificações. Por isso, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto e informações acerca da regulamentação, tipos de fechamento de sacada e materiais.

Continue a leitura e confira!

O que é o envidraçamento de sacada?

O envidraçamento de varanda consiste no fechamento da sacada com vidro, tornando-a mais segura, silenciosa e funcional. A técnica garante uma aparência sofisticada e moderna, além de oferecer variadas formas de integração ao proprietário ou ao locatário do apartamento.

Por exemplo, ao colocar vidro no espaço, você pode integrar a sala com a varanda ou montar uma área de descanso, lazer e gourmet. Para quem gosta de fazer as refeições em família e receber amigos em casa para jantares, ainda é possível criar uma sala de jantar.

A melhor parte é que, quando feita corretamente, a técnica não oferece problemas na hora da mudança. Inclusive, aqui no blog, temos um conteúdo com dicas para decorar apartamento alugado sem danificá-lo.

Quais são as regras para o fechamento de sacada?

Agora que você já sabe o que é o envidraçamento de sacada, vamos te explicar quais regras são necessárias seguir para a instalação do produto na sua casa.

Mulher encostada na sacada do prédio

Lei dos Condomínios

A primeira legislação a ser seguida é a lei nº 4.591/64 ou Lei dos Condomínios. Nela, o morador deve seguir o padrão do prédio e não fazer alterações sem autorização na fachada. Sendo assim, se está alugando um espaço e possui o desejo de colocar vidro na sacada, confira antes se o prédio permite que o procedimento seja feito.

No geral, os condomínios permitem o envidraçamento e exigem apenas que o mesmo tipo de técnica seja usada em todos os apartamentos, garantindo uma uniformidade e a não desvalorização do imóvel.

Faxada de um prédio bem alto

Regras ABNT

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) entra em cena para garantir segurança na instalação do seu vidro ou acrílico. Essa norma considera os materiais que podem ser usados, a estrutura do prédio, a pressão do vento, a altura do imóvel e outros detalhes.

Para não ocorrerem problemas, tudo isso é certificado por meio de testes. Caso todos os ensaios tenham resultado positivo, o envidraçamento é considerado seguro e, consequentemente, aprovado.

Duas pessoas analisado um papel no escritório

Anotação de Responsabilidade Técnica

O ART também está na lista das regulamentações exigidas para o fechamento de sacadas. Trata-se de um documento feito por um engenheiro civil com certificação do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Com o papel em mãos, estará comprovado que a instalação dos vidros seguiu todas as recomendações da ABNT e, por isso, não coloca em risco a vida dos moradores ou de outras pessoas.

Pessoas analisando a planta de uma construção

Quais são os tipos de envidraçamento de sacada?

Os quatro principais tipos de envidraçamento de varanda são:

Do piso ao teto

A instalação do piso ao teto não exige laudo da qualidade do guarda-corpo da sacada, sendo considerada a opção menos burocrática e a mais escolhida pelas pessoas. Aqui, o vidro é colocado no lado de dentro do ambiente e fica alinhado em um trilho no chão.

Vista de uma sacada com duas poltronas

No guarda-corpo

Para envidraçamento sobre o guarda-corpo, o morador deve ter um laudo que comprove a integridade da construção. Isso ocorre porque o vidro será colocado no próprio guarda-corpo.

Vista da sacada para rua

Embutido no guarda-corpo

A alternativa embutida no guarda-corpo costuma estar presente desde o projeto do prédio, já que, nela, o guarda-corpo e o vidro tornam-se um só. Como resultado, temos uma fachada minimalista, moderna e luxuosa, bem comum em regiões litorâneas.

Vista da sacada para outros prédios

Você também pode se interessar por: Plantas para dentro de casa: veja como escolher e cuidar

Europeu

O sistema europeu, popularmente conhecido como Reiki no Brasil, permite o deslizamento total das lâminas de vidro ou acrílico. Assim, o morador tem uma melhor ventilação de ar no apartamento e aproveita uma vista panorâmica.

sacada com um sofa

Quais materiais são indicados para o envidraçamento de varanda?

Uma das partes mais importantes no fechamento de sacada é a escolha do material, afinal, o produto escolhido influencia a resistência e a durabilidade da instalação do vidro.

engenheiro pegando um tijolo

Sendo assim, são indicadas as seguintes opções:

  • Vidro temperado;
  • Vidro laminado;
  • Acrílico.

No geral, os dois tipos de vidros são resistentes e aprovados pelas normas técnicas. Por isso, a escolha deve ser individual e levar em conta as características do apartamento e a localização do imóvel. Por exemplo, em um local com a incidência de ventos fortes, a versão temperada é a mais recomendada.

O acrílico também é um material resistente e pode ser usado no envidraçamento de sacada — entenda o que é e as vantagens do acrílico. Porém, para esse tipo de serviço, o material deve ter uma espessura maior.

Quais são as vantagens de colocar vidro na sacada

Além da aparência sofisticada, o envidraçamento de varanda conta com outros benefícios, como:

  • Menor entrada de ruídos;
  • Mais segurança;
  • Melhor aproveitamento do espaço;
  • Proteção contra umidade e vento;
  • Iluminação natural;
  • Menor entrada de sujeira;
  • Fácil limpeza;
  • Valorização do apartamento.

Após fechar o espaço e decidir o que ele será, você deve começar a pensar na decoração do ambiente. Uma das formas de decorar que mais gostamos é com plantas, por isso, te ensinamos como usar plantas em todos os tipos de ambientes. Aproveite!

Quanto custa para envidraçar a sacada?

O valor pode variar conforme a cidade em que o apartamento fica, o material escolhido e o tamanho da sacada. Para garantir uma instalação eficaz, nossa dica é que olhe além do preço e busque por profissionais experientes para a realização do serviço.

Quando a varanda estiver pronta, temos certeza de que aproveitará muito o novo espaço e desejará ter feito antes o envidraçamento. Caso tenha escolhido a opção em acrílico, confira dicas de como limpar acrílico embaçado para deixar a sua vista ainda mais bonita.

moça analisando um extrato

Finalizou a leitura e ainda restam dúvidas? Basta compartilhá-las nos comentários que vamos respondê-las para você. Até mais!

Deixe um comentário