Como tirar risco de acrílico? Confira as dicas da Acrílico!

As peças de acrílico estão cada vez mais em alta, sendo aproveitadas em diversos segmentos. Devido a sua resistência e beleza, o acrílico consegue oferecer diversas peças funcionais e decorativas para ambientes empresariais e residenciais, como cadeiras, carrinhos, organizadores, gaveteiros, caixas, redomas e muito mais.

Apesar de ser muito resistente, o acrílico não é indestrutível e, dependendo do impacto, ele pode trincar ou ser riscado, comprometendo a estética da sua peça. Mas saiba que isso pode ser reversível, então elaboramos esse post para te dar dicas de como tirar risco de acrílico. Acompanhe e confira!

Como limpar e remover riscos de chapas de acrílico?

Com aparência que fica entre o vidro e o plástico, o acrílico tem por característica principal a transparência que embeleza as decorações. Por isso, quando ele fica riscado, é bem fácil perceber esses defeitos. Para removê-los, confira nossas dicas:

1. Limpe bem sua peça de acrílico

Antes de ir para o passo de eliminar os riscos da peça, é preciso que você limpe bem a superfície de acrílico para que consiga visualizar melhor as falhas existentes de fato, já que algumas sujeiras podem ser confundidas com pequenos talhos.

luvas e outros objetos de limpeza e fundo branco

Se for possível lavar a sua peça, basta lavar a superfície com água e detergente usando o lado macio da esponja, secando bem com um pano macio de algodão limpo e sem fiapos. Caso a peça seja grande ou com uma estrutura difícil de ser lavada, você pode usar um pano úmido com produtos de limpeza leves diluídos na água.

Mas atenção: não use substâncias abrasivas como sapólio ou solventes como álcool, solvente ou gasolina, pois esses produtos danificarão a sua peça de acrílico

2. Eliminando riscos superficiais

Esse passo não é indicado apenas para remover pequenos riscos, mas também é muito útil para devolver o brilho do acrílico. Para isso, é indicado o polimento da peça com cera automotiva ou com produto lustra móveis.

tres panos dobrados um em cima do outro e fundo branco

Então, separe panos limpos e macios e aplique uma camada fina do produto para, em seguida, começar o polimento em movimentos circulares usando as mãos. Então, você deve usar um pano limpo e seco para remover o excesso do produto.

Esse tipo de polimento é capaz de eliminar pequenos riscos e restaurar o brilho do acrílico, podendo, ainda, ser muito eficaz na remoção de manchas, como impressão digital ou marcas de substâncias oleosas, como a graxa.

3. Eliminando riscos profundos

Quando a necessidade é remover riscos mais profundos das superfícies de acrílico, o procedimento deve ser feito mais cuidado e precisão. Identifique os riscos que você precisará eliminar e use uma uma lixa fina, nº 180 para lixar exatamente o local com os riscos. Pressione levemente a lixa sobre o risco e faça movimentos circulares. Use também um pouco de água para lixar caso necessário.

lixa fina enrolada e fundo branco

Em seguida, você precisará de uma politriz com discos de tecido e massa de polimento para polir a superfície de acrílico, restaurando todo brilho da peça. Conforme você vai polindo a peça, lave a superfície a fim de verificar se os riscos estão sumindo. Você pode repetir a operação para conferir até ver alguma melhora.

Caso a peça de acrílico esteja muito danificada, pode ser necessário realizar o polimento industrial com produtos específicos aplicados em velocidade controlada para evitar o superaquecimento da peça. Para esses casos, recomendamos que busque empresas especializadas que oferecem esse tipo de restauração de acrílico.

O que não fazer com a sua peça de acrílico?

Como já falamos anteriormente, é fundamental que você não use alguns produtos para limpar o acrílico, como álcool, solventes, gasolina, cetonas, amônia, hidrocarbonetos clorados, entre outros similares.

Todas essas substâncias danificarão a sua peça, uma vez que eles promovem um efeito chamado de “crazing” no acrílico, que modifica sua estrutura molecular, causando microfissuras na superfície do material. Essas pequenas fissuras podem penetrar em toda estrutura do acrílico, deixando a peça paca, sem o brilho e a transparência característicos, além de também deixá-lo mais frágeis.

Outro procedimento que você deve evitar ao máximo fazer nas peças de acrílico é não usar esponjas ásperas ou palha de aço para lavá-las. É preciso evitar também passar panos sujos (ou usados na limpeza de outras superfícies), uma vez que isso também pode riscar sua peça, já que o pano podem ter poeira ou micro partículas de objetos cortantes agarradas no tecido danificarão o material.

Também é recomendado não deixar suas peças de acrílico expostas ao sol ou em locais com temperaturas extremas, já que isso também pode fazer que sua estrutura se expanda e se modifique.

Por último, é necessário que você evite ao máximo de quedas e pancadas nas suas peças de acrílico, pois, como dissemos, apesar de resistentes, provavelmente elas racharão ou ficarão riscadas. Portanto, sempre coloque suas peças de acrílico em locais mais seguros possíveis.

Esses são os principais cuidados que você deve ter com as chapas de acrílico, o que você das nossas dicas? Se você gosta de peças de acrílico, aproveite para acessar o nosso site e conheça peças de acrílico incríveis para sua casa ou empresa!

Deixe um comentário