Espelhos decorativos em acrílico: propostas inovadoras de décor

Bem mais do que um objeto para refletir imagens, os espelhos atualmente chegam como novas propostas de uso no mundo da decoração.

Assim, os espelhos em acrílico acabam por ganhar o protagonismo na Arte & Decor, uma vez que perfilam como os tipos de espelhos ideais para a constituição de propostas de decoração inovadoras e singulares.

Buscando trazer novas propostas de uso para os espelhos em acrílico, fizemos um post completo com algumas informações e dicas para dar aquele tom mais elegante e divertido para a sua casa. Confira a seguir!

Espelhos decorativos: acrílico X vidro

Os espelhos decorativos em acrílico são espécies de painéis de plástico dispostos em recortes, geralmente geométricos, que servem para decorar uma parede. Muito embora possamos encontrar espelhos decorativos em vidro, os espelhos decorativos em acrílico são mais leves, possuem o melhor custo-benefício do mercado e são mais resistentes.

Ambiente com móveis decorativos ao lado de espelho retangular grande com pé

Os espelhos de vidro são mais frágeis, posto que não passam por processos de cristalização. Já os espelhos em acrílico, por serem feitos de polimetilmetacrilato, são muito resistentes contra impactos. Diferente dos de vidro laminado, não estilhaçam em pedaços cortantes quando quebram, mas sinalizam a iminência da quebra a partir de rachaduras.

Quando arranhados, os espelhos de vidro não oferecem possibilidade alguma de restauração, enquanto os espelhos decorativos em acrílico podem ser restaurados, mediante polimento.

Outros benefícios relacionados a este tipo de espelho é a facilidade de transporte e praticidade de instalação, que muitas das vezes não necessita de materiais de difícil aquisição. Um estilete e fita dupla face já dão conta do recado!

Por que ter um espelho acrílico em sua casa?

Já citamos aqui algumas vantagens que o espelho decorativo em acrílico te oferece. No entanto, podemos ainda listar alguns motivos para se ter este tipo de espelho na sua casa, levando em consideração alguns elementos da Arte & Decor.

Espelho com moldura apoiado em chão ao lado de vasos com planta

  • Espelhos em acrílico criam uma sensação de maior amplitude espacial no ambiente em que são fixados.
  • As múltiplas geometrias e assimetrias em que os espelhos decorativos em acrílico são encontrados formam estéticas elegantes e modernas. Afinal, dada a sua flexibilidade, os espelhos em acrílico podem ser recortados em qualquer formato.
  • Podemos encontrar os espelhos decorativos em acrílico em formatos variados que conversam de maneira dinâmica e alinhada com as propostas do ambiente. Tão certo que encontramos estes espelhos em temas como: puzzles, xícaras de café, borboletas, florais, baguás e mandalas.

Como escolher a parede certa para o espelho

Agora que você já sabe as vantagens de se ter um espelho decorativo em acrílico na sua casa, é importante se atentar à escolha da parede ideal para fazer a aplicação de seu espelho. Seguem abaixo as dicas Centauri:

Ambiente com pequena cômoda e um espelho sobre

Observe a imagem refletida

É importante antever o reflexo que aparecerá no espelho, pois do contrário a harmonia visual do espaço pode ficar comprometida. Nesse sentido, opte por paredes que reflitam o melhor do ambiente no qual o espelho está alocado, ou ainda, escolha paredes que dêem de frente para uma janela cuja a vista seja aprazível aos olhos. Aqui, vale apostar em paredes que refletem jardins e áreas de lazer, e que possuam a incidência da luz natural.

Ambiente de casa que lembra uma sala de estar com espelho quadrado com moldura pendurado em parede

Observe o pé direito

Tenha em mente que a forma de disposição de um espelho pode ressaltar a altura ou o comprimento de um ambiente. Portanto, é crucial considerar os aspectos do ambiente que precisam ser evidenciados.

Mulher com um bolsa se olhando em espelho grande e retangular apoiado no chão

Se o pé direito for alto, é recomendado utilizar espelhos na vertical, posto que ressaltam a altura do ambiente. No entanto, se o ambiente em questão for constituído de paredes largas com o pé direito mediano, é interessante usar espelhos horizontais, que cubram grande parte da parede.

Escolha um local que não tire o foco das pessoas

Se o espelho não for o grande protagonista do cômodo, priorize paredes que não distraiam os usuários do espaço.

Em outras palavras, colocar espelhos na sala de estar, principalmente na parede atrás da televisão, pode tirar a atenção das pessoas do programa que estão assistindo – afinal, é extremamente normal que diante da visão de nossa imagem refletida em um espelho, tenhamos a vontade de arrumar o cabelo e supervisionar o visual como um todo.

Mesa de jantar com vaso de planta em frente parede com espelho redondo pendurado

Além disso, é importante não se esquecer de que os espelhos decorativos em acrílico brincam com estruturas formais, entregando estéticas peculiares e notáveis. Portanto, o desvio da atenção é muito recorrente quando nos colocamos diante desse tipo de espelho.

Por fim, partindo do pressuposto que tendemos a olhar para um espelho, não é muito indicado posicionar espelhos em espaços comerciais e de trabalho, sobretudo em salas de reunião nas quais é preciso manter a seriedade e sobriedade da ocasião.

Agora que você já sabe tudo sobre espelhos decorativos de acrílico, que tal deixar aí nos comentários o que achou do post de hoje? Nós adoramos a interação de vocês! E lembre-se, aqui no blog você confere semanalmente conteúdos e dicas sobre as diversas possibilidades de uso do acrílico.

Até logo!

Leave a Reply