Home office bagunçado? Veja 9 dicas de como se organizar!

Como organizar um home office para manter a produtividade e a concentração nas atividades? É muito importante saber arrumar o local de trabalho para ensinar sua mente a manter o foco, evitando distrações e perda de tempo.

Pensando nisso, a Acrílicos Centauri preparou um conteúdo completo com dicas simples para organizar seu escritório pessoal e se manter produtivo trabalhando em casa. Acompanhe o post!

Aprenda a manter o home office organizado

No momento de organizar seu home office, é importante priorizar pelo conforto e praticidade, já que o escritório em casa deve ser o local onde você possa ser produtivo e encontrar inspiração.

Por isso, confira dicas abaixo de como criar um espaço dedicado ao trabalho que seja organizado, confortável e esteticamente agradável.

1. Escolha um local fixo para trabalho

A primeira dica é, também, a mais importante e óbvia: é necessário manter uma clara divisão entre o espaço de trabalho e o resto da sua casa. Dessa forma seu cérebro conseguirá entender mais facilmente que você não está de férias e manter o foco.

mulher sentada em uma cadeira mexendo em um computador e rindo e em cima da mesa um celular do lado do computador

O ideal é que haja um cômodo exclusivo para seu ofício, mas sabemos que nem sempre isso é possível. Se o seu home office fica na sala ou no quarto de casa, por exemplo, estabeleça limites físicos no local, como tapetes, plantas ou móveis que sinalizem a divisão.

2. Estabeleça uma rotina

Para não confundir as coisas, pense como se estivesse em um trabalho formal. Estabeleça horários para as refeições e o cafezinho, evite demorar ao ir ao banheiro, não se distraia com o celular ou com as tarefas domésticas a serem feitas.

Também é importante agir como se estivesse saindo de casa: tome um banho de manhã, escove os dentes, arrume a cama, troque o pijama por uma roupa mais formal. São ações simples que fazem muita diferença no dia a dia.

3. Evite distrações como celulares e TVs

Elimine tudo o que possa tirar sua atenção: mantenha a TV desligada, guarde aquele livro super legal em uma gaveta, limpe sua mesa. É possível, até, organizar seus pensamentos: anote em sua agenda ou em post its tudo o que vier à mente que pode ser feito depois.

Guarde objetos em categorias definidas: imagine ter que localizar papéis importantes ou ferramentas para uma tarefa urgente; se houver bagunça você perderá tempo e a concentração. É básico: quando cada coisa tem seu lugar, fica mais fácil encontrá-las.

4. Invista em organizadores

Os organizadores são excelentes para quem trabalha em casa. O conceito de investir em organizadores é de estabelecer tudo de forma que você saiba exatamente o que está em cada gaveta, armário e prateleira. Por isso, se possível, crie categorias para separar os objetos e ordená-los nos espaços disponíveis. Confira também como organizar seus documentos em 5 dicas úteis e práticas!

5. Tenha uma boa iluminação

Este é um elemento essencial para qualquer escritório. Uma iluminação correta para home office que seja adequada nunca deve ser deixada de lado. Para o home office, é importante que as luzes sejam naturais ou difusas, sendo o suficiente para iluminar bem o ambiente.

mulher sentada em uma cadeira confortável com uma xicara na mão olhando para tela de um computador

Se preferir, você pode apostar em uma luz com o foco dirigido na mesa como uma luminária ou um abajur.

6. Procure por móveis multifuncionais ou retráteis

Lembra quando falamos que o home office deve priorizar pelo conforto? Bem, este é um momento em que você deve ter móveis retráteis ou multifuncionais, como pufes que servem como baús, mesas que podem ser fechadas e por aí vai.

Sempre ocupe os espaços das paredes com prateleiras e nichos, já que eles podem ajudar na organização e na distribuição dos objetos pelo ambiente.

7. Escolha cadeiras confortáveis para o home office

O seu escritório pode estar o mais organizado possível, mas se não tiver uma cadeira confortável, você não vai gostar nem um pouco de trabalhar em casa. Por isso, invista em cadeiras que forneçam um bom apoio para as costas e que seja confortável, já que você irá passar a maioria do tempo trabalhando nelas.

8. Decore seu ambiente como se fosse receber clientes

Uma forma de organizar como se estivesse a organizar para receber visitas de clientes. Isso renova os ânimos do ambiente e alegra muito mais o clima de trabalho.

quarto com uma pintura de flor na parede e na frente uma mesa com um computador e objetos do lado com um tapete no chão

Decore e organize com alguns enfeites, fotos pequenas e sempre fiel ao seu estilo de decoração. Lembre-se de que o seu escritório em casa pode ser usado como plano de fundo para videochamadas.

9. Invista e coloque plantas no espaço do home office

Não há nada melhor do que um ambiente vivo, fresco e tranquilo? As plantas são especialistas em transformar completamente o espaço no qual estão inseridas. Ajudam a criar um ambiente mais acolhedor no seu home office, além de gerar mais produtividade.

mulher sentada confortável em uma cadeira mexendo no computador com plantas do lado e um espelho pendurado em uma parede e um abajur do lado

Quais são as vantagens e desvantagens do home office?

o home office é uma das principais tendências de modalidade trabalhista nos últimos anos e vem conquistando cada vez mais espaço entra as organizações. Mas claro que existem as vantagens e desvantagens. Veja abaixo algumas vantagens e desvantagens e entenda melhor para poder investir estrategicamente para superar algumas dificuldades no futuro:

Vantagens

  • Flexibilidade: com o home office, é possível organizar melhor a escala de trabalho e o tempo de trabalho das atividades;
  • Economia: a economia é um dos principais pontos para os colaboradores, já que não possuem gastos com deslocamento diário (privado ou coletivo);
  • Qualidade de vida: a ideia aqui é aproveitar melhor o dia sem perder tempo com trânsito ou outros fatores externos;
  • Privacidade: uma vantagem que se aplica especialmente aos funcionários que possuem um espaço exclusivo para o trabalho em casa;
  • Conforto: trabalhar home office pode assegurar algumas horas de sono a mais e mais facilidade ao iniciar o trabalho.

Desvantagens

  • Distrações: algumas tarefas como cuidar dos filhos, animais de estimação, televisão e qualquer outro tipo de entretenimento podem acabar atrapalhando;
  • Segurança da informação: uma vez que o trabalho é feito em casa, os dados da empresa agora são compartilhados em redes distintas e muitas vezes inseguras;
  • Isolamento social: especialmente para os que moram sozinhos, é possível que haja uma maior sensação de isolamento social pela falta de contato com os colegas de trabalho;

Agora que você chegou até aqui em nosso post e viu todas nossas dicas, que tal colocá-las em prática? Comente aqui embaixo como está sendo sua organização para o home office e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para mais conteúdo feito especialmente para você!

Continue a leitura em nosso blog e boa leitura. Até a próxima!

Deixe um comentário