Organização de escritório: inspire-se com dicas práticas e simples!

Aprenda a organizar o escritório com dicas práticas

O escritório costuma ser um dos lugares em que passamos a maior parte do nosso tempo diário. Sendo assim, manter esse ambiente organizado é muito importante para garantir a produtividade do trabalho.

Normalmente, além de atrapalhar na rotina de trabalho do usuário, um ambiente laboral desorganizado também pode afetar a harmonização dos espaços. Isso intensifica a sensação de desconforto, afetando a qualidade de vida das pessoas. Além disso, a forma como os clientes enxergam a empresa também pode ser afetada pela ordem ou desordem do ambiente.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de organização de escritório para manter o ambiente arrumado de forma duradoura. Adotar algumas medidas comportamentais básicas e as ferramentas certas é o segredo para um espaço mais funcional. Acompanhe nosso conteúdo para saber mais!

4 dicas de como fazer a organização do escritório

A época em que a bagunça no escritório era uma coisa inevitável já ficou no passado. A organização invadiu esse ambiente e, atualmente, temos acesso a diferentes técnicas que podem ajudar a alterar nossos hábitos drasticamente.

Os organizadores de acrílico, por exemplo, são uma verdadeira revolução no que diz respeito à organização dos offices. Isso porque, antes, reinavam os grandes armários metálicos pouco funcionais que atrapalhavam a decoração. Quem nunca se deparou com um desses por aí, hein?

Agora as coisas mudaram e é muito mais fácil organizar o escritório sem perder o charme do ambiente. Confira as melhores dicas para ter o escritório arrumado como você sempre sonhou:

Dica 1: Jogue fora o que está acumulado

Homem abrindo a lata de lixo com um lixo na mão

Um dos grandes problemas para manter um escritório organizado é nossa tendência natural a acumular objetos. Sabe aquele porta-treco para canetas velhas, marca-textos, clipes e todo tipo de parafernália acumulada? Será que você utilizada tudo isso? Há quanto tempo alguns desses itens não são utilizados?

Desapegar-se de objetos inutilizados é essencial para evitar o acúmulo desnecessário. Experimente avaliar tudo que você não usa e mandar para o lixo ou, no caso de objetos pessoais, levá-los para casa. Assim, você terá acesso mais fácil e rápido a tudo que você realmente utiliza no dia a dia.

Dica 2: Separe um lugar para cada objeto

 

Ter uma rotina de organização implica em manter certos padrões de comportamento. Entre eles, temos uma regra muito simples e eficiente: tenha um lugar específico para guardar cada coisa.

Nosso maior problema no dia a dia é deixar os objetos fora do lugar, e como evitar esse comportamento se não temos um lugar determinado para todos os objetos? Nesses casos, qualquer lugar é lugar, ou seja, a eventual desorganização é certa. Por isso, separe um lugar para cada item.

Para colocar essa dica em prática você pode contar com caixas de acrílico, organizadores de mesa, bandejas, gaveteiros e nichos, excelentes alternativas e muito fáceis de encontrar. Afinal, com elas você consegue ter espaços divididos, o que permite que cada objeto tenha um local determinado.

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Dica 3: Organize e limpe com frequência

Mãos com um pano e um spray limpando um teclado

Não podemos pensar em organização sem levar em consideração a limpeza do ambiente, não é mesmo? Limpar o espaço é essencial e deve estar associado às práticas de organização do escritório, pois nada parecerá no lugar se a limpeza não estiver em dia.

Por isso, é importante manter uma rotina de limpeza, preferencialmente, marcada no calendário, o que ajuda a manter tudo em ordem por mais tempo. Isso inclui abrir mão de objetos inutilizados, colocar as coisas no lugar certo, tirar o pó… Tudo deve contar como limpeza.

Uma sugestão apropriada é investir em limpezas rápidas durante a semana com dia e horário marcado, assim você não corre o risco de postergar a tarefa e desorganizar o trabalho feito até aqui. Para facilitar ainda mais essa rotina, invista em itens de higienização simples, como bandejas acrílicas.

Dica 4: Mantenha uma caixa exclusiva para pendências

mulher sentada em um sofá com um computador no colo e colocando a mão dentro de uma caixa ao seu lado

Um dos grandes inimigos da organização no escritório são as atividades que estão na lista de pendências. Elas precisam ficar à vista, pois não podem cair no esquecimento. Por isso, costumamos deixá-las em cima da mesa e isso significa acúmulo de papéis e objetos, o que nos leva a desorganizar todo o ambiente.

É comum que tenhamos esse tipo de problema e a solução é muito simples, sabia? Ter uma caixa organizadora exclusiva para as pendências evita que ilhas de papéis sejam acumuladas sobre a mesa.

Viu como organizar o escritório pode ser uma tarefa mais simples do que parece? Basta ter um pouquinho de paciência e usar as ferramentas corretas para que ela funcione! Por aqui, organização é palavra de ordem. Confira mais algumas sugestões que podem facilitar a sua rotina:

O que deixar na mesa de escritório?

Alguns organizadores de escritório podem te ajudar muito a manter os objetos em ordem e evitar a temível bagunça em sua mesa de trabalho. Veja algumas opções:

  • Porta-caneta;
  • Bandeja organizadora;
  • Post-its;
  • Agenda;
  • Caixa organizadora para pendências;
  • Cesto de lixo;
  • Gaveteiro para papéis.

Como deixar o escritório aconchegante?

A organização do escritório contribui para criar um ambiente aconchegante e, para isso, evitar o acúmulo de objetos, ter um local para cada item e manter o espaço limpo é indispensável. Alguns itens de decoração podem ajudar nesse objetivo também, assim como a cor das paredes e a incidência de luz no ambiente, mas tudo isso é secundário se comparado à organização e limpeza do ambiente.

Gostou das dicas para organização do escritório? Coloque-as em prática e tenha um espaço corporativo muito mais funcional em seu dia a dia. Aproveite nossas dicas e aprenda a guardar e conservar canetas!

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