Com tantas opções de plástico transparente no mercado, não é surpresa que muitas pessoas não entendam muito sobre as diferenças entre os tipos de acrílico. Cada tipo é feito de uma maneira usando materiais diferentes, o que resulta em qualidade e valores de mercado distintos.
Pensando nisso, decidimos ajudar a responder uma das perguntas mais frequentes sobre o material: acrílico é plástico? Acompanhe o post e descubra agora!
Afinal, acrílico é plástico ou não é?
A verdade é que o acrílico é considerado um plástico nobre, que apresenta propriedades superiores ao vidro e à outros tipos de plástico, já que se trata de um material mais resistente, brilhante e com acabamento incrível.
O termo “acrílico” refere-se à uma família de termoplásticos à base de petróleo feitos a partir da derivação do gás natural. Em termos técnicos, é comum chamar o acrílico de “poliacrilato”. O material é fabricado a partir do metil metacrilato ou polimetil metacrilato, ou, ainda, uma combinação de ambos.
Podemos afirmar que o acrílico é plástico sim! Ele é um termoplástico forte, rígido e transparente disponível em uma variedade de cores brilhantes, que resulta em peças incríveis para decoração, armazenamento e organização.
Quais são as especificidades do acrílico?
O acrílico é um plástico que pode ser moldado‚ isso possibilita que ele seja feito em diversos formatos por processos de fabricação variados como: dobra‚ colagem‚ injeção e termoformagem.
O acrílico é um material plástico transparente com excelente resistência, rigidez e clareza óptica. A folha acrílica é fácil de fabricar, adere bem com adesivos e solventes e é fácil de termoformar. Além disso, ele tem propriedades de intemperismo superiores em comparação com muitos outros plásticos transparentes.
A folha acrílica exibe qualidades semelhantes ao vidro – clareza, brilho e transparência – mas com metade do peso e, muitas vezes, mais resistência a impactos. De letreiros e claraboias duráveis à acessórios, displays e prateleiras atraentes para lojas de varejo, as peças fabricadas em acrílico oferecem versatilidade e durabilidade.
Acrílico moldado por injeção X acrílico artesanal
Já que estamos falando sobre as especificidades do acrílico, é válido saber que os materiais têm dois processos de fabricação: moldado por injeção e artesanal.
O primeiro processo de fabricação é realizado pela injeção dos materiais de acrílico ou polimetil metacrilato em um molde. Este termoplástico transparente é uma ótima alternativa ao vidro e é, por isso, que é comumente usado para fabricar expositores de doces, organizadores de óculos e outros risers de exibição.
Por ter essa característica moldável, é suscetível à personalização, o que o torna muito útil para eventos. E, ao contrário do poliestireno, o acrílico moldado por injeção não apresentará os problemas de embaçamento ou coloração.
Além disso, o material é muito mais forte e tem marcas de relevo mínimas quando removido do molde. A moldagem por injeção exige menos trabalho do que a fabricação manual, o que resulta em um custo menor.
O acrílico artesanal é o material plástico mais sofisticado que usamos ao fazer a maioria das nossas peças de acrílico. Embora seja mais demorado e, portanto, custe um pouco mais, a diferença de qualidade é surpreendente. Praticamente não há defeitos como resultado de fabricação, incluindo problemas comuns como marcas de relevo ou névoa de moldes.
Já no processo artesanal, ao contrário da moldagem por injeção, todas as juntas são coladas à mão usando agentes solventes que realmente “derretem” o material. O resultado é uma construção cristalina extremamente forte, porém as peças de acrílico fabricadas à mão não são tão populares atualmente.
Outros tipos de plástico semelhantes ao acrílico
O poliestireno moldado por injeção é um polímero aromático feito de um monômero de estireno quimicamente ligado. O poliestireno, geralmente, é mais fino e frágil que o acrílico, mas custa bem menos que outros plásticos. Como o material é feito usando um molde, ele pode ter marcações em relevo, assim como um efeito de neblina azul.
Por esse motivo, não é o melhor produto para guardar colecionáveis, bens de valor ou usar em vitrines. Muitos bens de consumo de baixo custo são feitos desse poliestireno moldado por injeção, como lâminas de barbear descartáveis, molduras de placas, louças de uso único e estojos de CD.
O policarbonato é mais um tipo de polímero termoplástico usado na fabricação de vários itens do nosso cotidiano. Esse plástico transparente é normalmente mais caro que o acrílico e o poliestireno, mas é extremamente resistente.
Muitas pessoas associam policarbonato com “vidro à prova de balas” porque é o mesmo material usado para fazer janelas blindadas em veículos do governo, bem como janelas de avião. Contudo uma das desvantagens do material em relação ao acrílico é que ele pode ficar com um aspecto amarelado quando exposto à luz solar por períodos prolongados.
Bem, agora você já sabe se acrílico é plástico, então aproveite para ler também sobre as curiosidades e características do acrílico aqui em nosso blog e se torne um especialista nesse material. Até a próxima!
Com uma trajetória de 16 anos no mercado, a Acrílicos Centauri destaca-se como uma marca especializada na criação de soluções em acrílico. Resultado de dedicação e talento, nossos produtos não só aprimoram a estética, como transformam lares em ambientes mais acolhedores e funcionais. Aqui no blog, compartilhamos nossa paixão e conhecimento em design, a fim de conectar os leitores com seus lares e simplificar a rotina. Confira insights, dicas e tendências de decoração e organização que vão elevar sua casa a novos patamares de conforto e estilo.